Compartilhar

por Erickson Rosa

Aprenda a contemplar a realidade

Em nossa vida poucos são aqueles que dedicam tempo para contemplar a realidade. Entretanto, essa contemplação é uma das ferramentas mais poderosas para podermos lidar com as diversas situações que ocorrem em nosso percurso nesse mundo. Nesse texto quero te ajudar a entender essa capacidade e como isso pode lhe auxiliar a lidar com as mais diferentes adversidades em sua vida.

Contemplar

Mulher andando em parapeito de ponte com sol reluzindo ao fundo

A contemplação é a capacidade de olhar para a situação e criá-la de maneira diferente. É como olhar para uma situação, que aparentemente está sem saída, e se dar conta que era apenas preciso olhar de maneira diferente para que encontrasse uma solução. Gosto da comparação da contemplação com a escalada, que Elizabeth Mattis-Namgyel faz no livro O poder de uma pergunta aberta.

Ela afirma que muitas vezes em uma escalada você está em um ponto em que não vê a possibilidade nem de avançar e nem de voltar. É como se estivesse trancado no caminho. Também não é possível continuar ali, pois você precisa se mover em algum momento. Mas basta que o escalador se acalme e olhe novamente a situação para que ache novos lugares e novas possibilidades, que antes ele não via. Não significa que não existiam, mas sim que com a pressa e a ansiedade o escalador simplesmente não os via.

Saiba perdoar: Reflita com este texto sobre perdão e amor

Assim somos muitas vezes em nossa vida. Estamos com tanta pressa para resolvermos a situação que não notamos a solução que aparece em nossa frente. Simplesmente não a vemos. De repente vamos em um psicólogo ou contratamos um consultor para nossa empresa e ele amplia nossa visão e nos mostra novos caminhos. A contemplação é essa capacidade de nos acalmarmos e olharmos a situação com uma visão mais ampla e assim acharmos caminhos diferentes e que nos possibilitam encontrar soluções.

Quando algo nos aflige, acabamos ficando tensos para resolver a situação. Ficamos nervosos e ansiosos. É de se esperar isso de uma sociedade que entende que a ansiedade é uma ferramenta de produção. Lembro de meu primeiro trabalho em uma loja de bazar. O dono da empresa era uma pessoa que tinha trabalhado muito para poder abrir aquele negócio e criado seu próprio império. Ele queria ensinar as pessoas que trabalhavam com ele a terem sucesso. Então ele dizia que uma pessoa que não fosse ansiosa não se preocuparia com as coisas. Tínhamos que estar sempre preocupados com nosso resultado e performance.

Mulher de perfil segurando fios de pisca-pisca acesos

O que ele não sabia é que quando nos acalmamos nossa visão amplia. Podemos ver outras saídas e possibilidades na vida que não sejam apenas o medo e a preocupação. Ao acalmarmos nosso coração criamos espaço em nossa mente, para que assim vejamos outra realidade. De maneira geral, nos fixamos nos problemas e não conseguimos ver além para encontrarmos soluções. É como quando focamos nossa atenção em um filme e não enxergamos o que se passa ao nosso lado.

Mas se olharmos as situações e as contemplarmos, sem deixar que a ansiedade nos carregue, sem elaborar cenários, apenas olhando a situação, novas possibilidades surgirão. Para que isso ocorra, aprenda a contemplar. Olhe a situação na qual se encontra e que acha que não tem solução. Olhe para ela atentamente, sem julgamento e sem ansiedade. Quanto mais contemplar e se acalmar, verá que outras possibilidades surgirão. A vida não é algo fixo e imóvel, nada é. Todas as coisas se movimentam nesse universo e nada dura para sempre, nem mesmo aquilo que está fazendo você sofrer hoje. Quanto mais rápido aprender a contemplar, menos será pego em situações sem solução.


Leia também: Esteja presente em cada momento

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.