Compartilhar

por Vanessa Mazza Furquim

Arcano da terceira semana de setembro: Sacerdote

O Arcano desta semana é O Sacerdote, que fala sobre educar-se, buscar conhecimento, sendo bem informado e aumentando seu entendimento e compreensão sobre o mundo, suas leis (morais e éticas) e suas normas mundanas.

Para conquistar tal ensejo, geralmente fazemos cursos formais ou seguimos preceitos de pessoas que admiramos, como líderes acadêmicos, políticos, culturais ou religiosos, sem percebermos que devemos buscar a verdade das coisas, seu sentido mais profundo, em nós mesmos, usando nosso raciocínio e percepção.

Ou seja, não se trata apenas de absorver conhecimento erudito, e sim de debatê-lo, contestá-lo, ampliá-lo, não aceitando tudo passivamente ou como se fosse um dogma inquebrantável.

Carta

Afinal, embora O Sacerdote fale de herança cultural, daquelas que são transmitidas de geração em geração ao longo dos séculos, não é porque algo fazia sentido há 500 ou 2 mil anos que necessariamente tenha que continuar valendo hoje em dia. Vide, por exemplo, a escravidão, o trabalho infantil ou a suposta inferioridade da mulher.

Portanto, mesmo que seja importante manter certos costumes e ritos, na próxima semana, tente se renovar sempre que necessário, introduzindo novas práticas no seu cotidiano. Até porque, sem esse senso de adaptação e flexibilidade, você corre o risco de apenas reproduzir preconceitos e valores obsoletos, o que, no fim, não faz bem a ninguém.

Por fim, esse Arcano ressalta a importância de nossas crenças pessoais, sempre fundamentais nas horas de sufoco e incertezas da vida. Pois como manter o controle e a paz interior se não estamos seguros de quem somos e de nosso propósito maior?

Você também pode gostar:

Logo, tanto faz aquilo em que você acredite ou siga como filosofia de vida, desde que a base seja sólida e que você possa nela se sustentar ao longo da sua existência neste planeta, seja uma religião institucional, um conjunto de valores humanísticos, arte, ciência ou puro misticismo.

Não fazendo mal a ninguém e o ajudando a superar seus desafios, por que não?

Compartilhar

Vanessa Mazza Furquim

+ artigos

Taróloga há 25 anos, atua profissionalmente desde 2007, com uma abordagem holística para compreender o cliente em sua totalidade. Além disso, escreve sobre o Tarô e ensina outras pessoas a melhor utilizá-lo.