Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Boi de Metal: o animal do ano novo chinês 2021

Quando mencionamos algo sobre horóscopo, quase sempre vem à nossa mente a versão ocidental, com os 12 signos divididos pelos meses do ano. Mas há outros horóscopos igualmente interessantes e com uma grande riqueza cultural, que podem ser mais uma ajuda para o nosso autoconhecimento.

É o caso do Horóscopo Chinês, que também é dividido em 12 signos. Mas as semelhanças param por aí. Os signos chineses são representados por animais, que regem cada ano desse horóscopo, diferentemente da clássica divisão mensal. Dessa forma, um animal representa um ano inteiro. Outra diferença é que o Horóscopo Chinês é baseado nos anos lunares, e não nos solares. Cada um dos 12 animais do Horóscopo Chinês descreve a personalidade de cada grupo de pessoas, com base no ano de nascimento delas.

Um pouco de história

Segundo a tradição, os signos surgiram depois que Buda convidou todos os animais da floresta para uma festa de ano-novo. No entanto, apenas 12 deles compareceram. Para recompensar a reverência desses animais, Buda deu o nome de cada um deles um ano específico, de acordo com a ordem de chegada deles ao evento: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, cão e porco.

Esses animais juraram proteger todos os nativos nascidos nos anos que cada um representava. Além disso, prometeram visitar o mundo dos vivos para pregar e converter, de forma alternada. Enquanto um estivesse no mundo praticando suas ações, os demais estariam praticando o bem em silêncio.

Touro olhando para frente

O ciclo do Horóscopo Chinês dura 60 anos; sendo assim, cada animal aparece cinco vezes a cada ciclo. E a cada ano, celebramos um animal específico. Além dos animais, ainda há 5 elementos cósmicos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. O elemento que rege a sua personalidade será definido de acordo com o último número do ano de nascimento. Confira:

Anos terminando em 0 e 1: Metal

Anos terminando em 2 e 3: Água

Anos terminando em 4 e 5: Madeira

Anos terminando em 6 e 7: Fogo

Anos terminando em 8 e 9: Terra

Além disso, cada elemento tem signos fixos, e estes terão suas características somadas às influências do elemento associado ao ano de nascimento. Os signos fixos relativos a cada elemento são os seguintes:

Metal: Macaco e Galo

Água: Rato e Porco

Madeira: Tigre, Coelho e Dragão

Fogo: Cobra e Cavalo

Terra: Boi, Cobra e Cachorro

2021: o Ano do Boi de Metal

O ano-novo chinês de 2021 se iniciará no dia 12 de fevereiro e será regido pelo Boi de Metal. Seu ciclo se encerra em 31 de janeiro de 2022. O Boi é o signo da calma e do bom senso. É marcado pela timidez e pelo comedimento das emoções; e por outro lado, é autoritário, perseverante e rebelde. O Boi representa a justiça, franqueza, paciência e lealdade. Já o metal simboliza a determinação, o sucesso e a ambição.

O Boi de Metal Yin

A polaridade que vai acompanhar o animal e o elemento do ano de 2021 é Yin. Yin traz a energia feminina, beleza, liderança e ambição. É o poder do pensar antes de agir.

Mas o que significa isso para o ano que se aproxima?

Mesa de trabalho com notebook, celular e agenda

O Boi de Metal traz energia e a necessidade de ser mais perseverante. Vai ser um ano de muito trabalho, disciplina e senso de poupança. A consolidação dos ganhos será uma das conquistas desse ano, mas ela não virá de graça. Será necessário superar diversos obstáculos. A força de Yin trará a obstinação, honestidade e uma certa teimosia. Dedicação será a palavra-chave para o ano que está chegando.

Muito nos será exigido. Será preciso, também, planejar, ser paciente e resiliente. Mas no fim, haverá uma recompensa genuína, sem atalhos ou tramoias.

No âmbito profissional e financeiro

Será um período para se apegar ao que é concreto, factível. Dessa forma, é necessário que todos os signos sejam rigorosos na determinação e sigam à risca o caminho traçado. Há espaço para sonhar, mas não é aconselhável se prender às ilusões. Tenha foco no que é real, pois as provações estarão presentes, como parte da trilha para ganhar ou manter a sua estabilidade.

Você também pode gostar:

Para quem conduz sua vida profissional com seriedade, envolvimento e responsabilidade, o esforço será recompensado. Será também uma fase de aparente falta de criatividade. Mas é aí que mora o jeito brasileiro (na sua melhor acepção): saber contornar e resolver a falta de criatividade é ser, de certa forma, criativo. Pois se saberá encontrar uma solução para os impasses típicos desse ano.

O amor

Criança e adulto com as mãos juntas

O Ano do Boi de Metal traz a importância da família para o centro das atenções. Ela será a prioridade sentimental de 2021. A estabilidade e a solidez serão a tônica dos relacionamentos, em que serão prezados o respeito mútuo e a lealdade. Poderemos estar mais caseiros, dando preferência à presença de pessoas queridas e próximas. O que faz um certo sentido, tendo em vista o que passamos em 2020, com o confinamento, que nos ensinou a valorizar mais as pessoas que estão perto de nós.

Amizade e relações pessoais

Como será um ano de poucas inovações em todos os campos, será bastante propício para consolidar e fortalecer amizades e contatos com pessoas que já fazem parte de sua rede de relacionamentos. No entanto, é preciso estar atento à forma como vamos nos direcionar aos outros, pois o fato de já estarmos nos relacionando com eles há um bom tempo tende a trazer algum tipo de desgaste, o que pode fazer com que protagonizemos divergências, brigas ou até mesmo situações desastrosas, em que será difícil voltar atrás para consertar algum erro.

Saúde

Mulher sentada no chão em frente a um espelho passando creme em seu rosto

O Ano do Boi traz a necessidade de contato com o ar livre, com ambientes bucólicos. Como o Boi geralmente tem uma tendência a sofrer de problemas de garganta e respiratórios, nada como renovar o ar que respiramos. É preciso ter cuidado com infecções respiratórias. A Covid-19 está aí para criar esse alerta. Se em 2021 ainda estivermos em condições especiais devido à pandemia, é essencial observar esse aspecto e evitar qualquer tipo de risco. Como tudo que esse ano vai reger, a palavra de ordem para preservar a saúde é a disciplina. Continue mantendo os cuidados que vem tendo, mesmo que (tomara!) possivelmente não estejamos no ponto alto da pandemia.

Seja como Boi em 2021!

Como dissemos mais acima, a chave para levar bem o Ano do Boi de Metal é a disciplina. Aproveite para absorver melhor as características desse signo, como a perseverança, a seriedade, a responsabilidade, o comprometimento e o esforço. Será um ano para exercitarmos a paciência e despertar o lado trabalhador, que é uma das características mais marcantes da personalidade do Boi.

Aproveite as influências do Boi de Metal para sua vida: seja esforçado, carinhoso, leal, honesto, persistente, justo, confiável e inteligente. Aliás, esses são exemplos que devem ser tomados como propósito, não só em 2021, como em todos os anos de nossas vidas. Feliz Ano-Novo!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.