Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para ser feliz em 2021

2020 foi um ano... desafiador. Vamos começar daí. E precisamos deixar bem claro o eufemismo utilizado no termo “desafiador”. O mundo foi acometido por uma pandemia inesperada, que transformou a rotina de toda a sociedade humana. Infelizmente foi um período pesaroso e intenso, tornando-se um marco na história. Porém, dentro de um mês, um novo ciclo começa. Uma nova chance. Ou melhor, 365 novas chances. Um ano repleto de oportunidades para que possamos ser nossas melhores versões. E para que isso seja possível, precisamos aprender, em primeiro lugar, a ser feliz.

A felicidade é, de certa forma, uma trajetória pessoal e intransferível. Cada indivíduo tem a sua própria versão sobre o que é ser feliz e como alcançar esse estado. Para alguns, é estar rodeado de amigos, tomando sorvete e aproveitando um fim de semana na praia. Para outros, é sobre passar o dia em casa, debaixo das cobertas, assistindo a uma série com seu animal de estimação. Não existe certo ou errado quando o tema é felicidade. Afinal, cada pessoa tem personalidades e metas diferentes. Além disso, em alguns pontos específicos, a definição de felicidade torna-se praticamente unânime para a sociedade. Por exemplo: felicidade é ter saúde, paz, segurança.

De qualquer forma, ser feliz é um dos caminhos que trilhamos no decorrer de nossas vidas. E, assim como qualquer trilha, existem itens que nós podemos levar conosco durante a viagem para torná-la mais serena. Então abra a sua mochila e comece a abastecê-la com 10 dicas para ser feliz em 2021.

1 – Ame!

Casal de mulheres na praia se abraçando

Simples assim. Ame! Ame sua família. Ame seus amigos. Ame seu cachorro e sua gata. Ame o que você estuda e com o que você trabalha. Ame as músicas que você ouve, os livros que você lê e os filmes a que você assiste. Ame as viagens que você planeja e os lugares que você visita. E lembre-se: o verdadeiro amor não machuca. E ele é repleto de reciprocidade.

2 – Seja seu melhor amigo

Mulher fazendo um coração com as mãos em direção ao sol

Quando nós erramos, temos o péssimo hábito de agir de forma cruel com nós mesmos. Exigindo e criticando demasiadamente. Isso deve parar. Por que não fazemos o mesmo quando se trata das pessoas que nós amamos? Quando nosso melhor amigo comete algum erro, nós o acolhemos com palavras de amor e carinho. Preocupados em fazê-lo entender que erros acontecem. Então nós precisamos aprender a ter essa mesma postura quando se trata de nós. E que está tudo bem errar. Afinal, todos nós cometemos erros, e isso faz parte do processo de crescer, amadurecer, melhorar e evoluir.

3 – Medite

Mulher de olhos fechados

A meditação existe em nossa sociedade há centenas de anos e é o ato de utilizar técnicas para conquistar um estado de clareza emocional e mental. Por meio da meditação, é possível alcançar inúmeros benefícios – físicos, mentais ou espirituais –, tornando-se mais eficiente. Além disso, a meditação auxilia no combate ao estresse e à ansiedade, dois grandes vilões da atualidade.

4 – Aproveite a natureza

Homem sentado em um gramado de olhos fechados

Vivemos em um mundo de urgências, cercados de urbanização e perdidos no imediatismo do universo do qual fazemos parte. Entre prédios, metrôs e o caos urbano, esquecemo-nos de valorizar algo extremamente importante em nosso planeta: a natureza. Abra os olhos e realmente enxergue os magnificentes detalhes do meio ambiente em que habitamos. Caminhe de manhã pelos parques, observe as árvores, sinta o Sol, dê um mergulho no mar e receba as vantagens que o contato com a natureza agrega na sua vida, resultando em felicidade.

5 – Alimente-se melhor

Homem segurando caixa com legumes

Constantemente nós consumimos alimentos que prejudicam nossa saúde e interferem agressivamente em nosso estilo de vida. Estudar o que ingerimos em nossos corpos está diretamente ligado à jornada de autoconhecimento e ao constante exercício de amor-próprio.

Você também pode gostar:

Passe a ter entendimento sobre o que compõe suas refeições e como isso afeta seu bem-estar, humor e emoções.

6 – “Hermione-se!”

Mulher sentada ao lado de uma janela lendo livro

Tenha como exemplo uma das bruxas mais conhecidas do universo literário e busque conhecimento. Não existe felicidade onde reina a ignorância. Assim como no Mito da Caverna, de Platão, é necessário sair da zona de conforto para conseguir evoluir. Estamos em um dos momentos mais propícios e com maior acessibilidade para adquirir e expandir nossos conhecimentos. Comece a sua desconstrução, seja paciente e obstinado. E por fim, entenda que o aprendizado é a única forma de criar um mundo melhor.

7 – Tenha empatia

Mulheres se abraçando de olhos fechados

Sim, é complicado manter a empatia constantemente. Ainda mais em situações nas quais somos tratados com grosseria ou de qualquer outra forma errônea. Mas tente sempre se colocar no lugar das pessoas com quem você tem contato em sua vida. Cada um está travando sua própria batalha e nem sempre está ganhando. Então seja doce, compreensível e inclusivo. Aja com o próximo da mesma forma que você deseja que ajam com você.

8 – Ria!

Grupos de amigo rindo juntos

É comprovado cientificamente que rir faz bem para a nossa saúde. O ato de sorrir, além de rejuvenescer, fortalece o sistema imunológico, ameniza dores, aumenta a energia, ajuda a manter o equilíbrio emocional, eleva a autoestima, protege contra os malefícios do estresse e propicia outros tantos privilégios. A risada é uma língua universal que une as pessoas por meio da felicidade. Então divirta-se e não tenha medo de gargalhar.

9 – Lembre-se de que todo capítulo tem seu fim

Mulher sorrindo olhando para baixo

Então aproveite a jornada. Esteja presente. Viva. Nós passamos tanto tempo aficionados pela ideia de conseguir atingir as metas que traçamos, que nos esquecemos de aproveitar o trajeto até elas. É importante viver cada momento da forma mais significativa e proveitosa possível.

10 – Escolha o que é melhor para você

Mulher sorrindo em frente a um buquê de rosas

Amor-próprio não é egoísmo. Sendo assim, escolha-se. Faça aquilo que você deseja veementemente e não o que acredita que será mais bem aceito pelas outras pessoas. É necessário que você compreenda a importância de se colocar em primeiro lugar. Seja seu maior fã e apoiador. Lute pelo o que você deseja, incentive-se a realizar seus objetivos e acredite que você merece o sucesso.

Feche os olhos, respire fundo e entre neste novo ano com todos os sentimentos bons que existem dentro de você. Talvez 2021 não seja feito apenas de arco-íris e raios de Sol. E quer saber? Está tudo bem. Porque você é sábio, você é bom, você é importante. E essa nova etapa será tão incrível quanto você é!

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.