por Equipe Horóscopo Virtual

Cartomancia vs. Tarologia

Muitas pessoas quando buscam se consultar com algum esotérico ficam na dúvida se devem escolher um cartomante ou um tarólogo. Apesar de algumas semelhanças, eles utilizam métodos diferentes que podem servir para propósitos diferentes. Agora vamos entender um pouco dessas diferenças e semelhanças.

Tanto o tarot quando a cartomancia têm como principal semelhança o uso de cartas (ou lâminas, como são chamadas no tarot). Além disso, normalmente ambas as técnicas são utilizadas para “prever o futuro” e esse é o principal motivo que leva as pessoas a procurarem o trabalho de um esotérico. Escrevi aqui em cima “prever o futuro” entre aspas porque o futuro é alterado a cada instante e por isso não devemos tratar a divinação como algo imutável e determinante. Lembre-se: você tem o poder de mudar o seu futuro, não importa o que as cartas digam.

Já em relação às diferenças, elas são em maior quantidade. O tarot utiliza um jogo de lâminas próprias, com desenhos e símbolos complexos que podem levar a uma gama infinita de interpretações. A cartomancia costuma utilizar um baralho comum (e também alguns esotéricos utilizam o baralho cigano) com bem menos símbolos para serem interpretados, mas que também podem funcionar bem de acordo com o seu objetivo. Outra diferença é que o tarot tem diversos tipos disponíveis de autores diferentes e com desenhos criados em épocas diferentes, o que torna um pouco mais complexos seus estudo e aprendizado. Por isso, encontrar um bom tarólogo não é tão simples quanto parece. E, por fim, a maior diferença entre eles está na utilização. Se o baralho comum do cartomante pode ser utilizado para “prever o futuro”, o tarot tem muito mais opções de uso como, por exemplo, meditação, estudo de simbologia, magia prática e processos de autoconhecimento.

Esse artigo não tem o intuito de dizer que um método é melhor do que o outro de forma alguma. O que é mais importante aqui é você saber exatamente o que quer. Se procura uma simples consulta sobre o futuro, um cartomante pode te dar as respostas que você precisa. Se busca respostas mais aprofundadas e que possam te levar a um processo de autoconhecimento, o tarot pode ser uma boa escolha, além de uma fonte de estudos muito rica. E, em ambos os casos, o que mais importa é você se consultar com um esotérico que tenha ética e realmente entenda o que está fazendo. Pois uma lição que você precisa sempre se lembrar é que com magia não se brinca.


Artigo escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.