Compartilhar

por Erickson Rosa

Desenvolva a energia constante

Durante a vida, criamos muitos objetivos para cumprir, metas para atingir e coisas para conquistar. Estamos sempre atrás de algo que nos traga a sensação de felicidade e alegria. Em meio a essa busca, tentamos alcançar um equilíbrio emocional e psicológico, uma forma de não ceder às pressões da vida e os desafios que ela nos traz. É nesse ponto que precisamos desenvolver a energia constante. Uma energia que mantém a continuidade de nossas ações, mesmo diante das oscilações naturais da vida.

De maneira geral, todos nós somos carregados emocional e psicologicamente diante dos eventos. Se as coisas correm bem, estamos bem; mas se as coisas vão mal, não ficamos nada bem. Perdemos nossa energia e acabamos desistindo de nossos projetos e nos deprimindo.

Homem sentado de costas em praia com sol se pondo ao fundo

Porém se temos energia constante, mantemos nossa ação e não deixamos que os reveses da vida balancem nossas emoções e atitudes. Em tempos de dificuldade, continuamos firmes e nos mantemos calmos. Se pensarmos de maneira lógica, de nada adiantam a ansiedade, o nervosismo e a irritação diante de situações que sejam difíceis.

Dicas para manter a saúde mental

Uma discussão, por exemplo. Digamos que uma pessoa de que você gosta começa a agir errado com você. Se sua ação é irritar-se e discutir de volta com ela, é provável que a situação não acabe bem e que você se arrependa do que disse ou que fez. Mas se você mantém sua energia e não deixa que as palavras da outra pessoa retirem sua paz, é provável que, nessa situação, você tenha mais clareza de decisões e tome atitudes mais assertivas.

Se estamos irritados, tensos ou nervosos, nossa mente se estreita, e não conseguimos ver a situação de maneira ampla. Por essa razão, na maioria das vezes, nos arrependemos de ter tomado atitudes em momentos em que estávamos alterados emocionalmente. Quando nos acalmamos, recuperamos nossa visão sobre aquela situação e conseguimos ver de forma mais ampla.

Homem sentado no sofá com mãos no rosto e bagunça ao fundo

A energia constante serve para não deixar que as situações abalem seu emocional, que tirem sua paz. É útil para entender que é possível manter a energia diante dos problemas e não se deixar ser carregado pelo que aparece em sua vida.

Descubra o lado mais irritante de cada signo

Mas como desenvolvemos essa energia? Se nossa energia oscila de acordo com as situações, precisamos treiná-la para não ser como um barco à deriva em um mar revolto. Para isso, podemos começar treinando a não reação. De forma geral, reagimos de maneira instintiva às situações. Reagimos com raiva, medo, ansiedade e vários outros tipos de emoções que tiram nossa lógica e visão.

Mulher sentada na grama meditando em posição de lótus

Então, primeiro aprendemos a não ser reativos. Dessa maneira, começamos pelo corpo, não reagindo aos impulsos que seguem dentro de nós. A meditação pelo corpo é um primeiro passo a seguir. Sentamo-nos de maneira confortável e simplesmente ficamos parados, sem nos movermos. Prestando atenção em cada sensação que temos e também qual é a nossa reação quanto a essas sensações. Ao olharmos para nossas sensações e reações a elas, estamos criando a capacidade de manter nossa energia.

Conheça alguns alimentos que influenciam na sua energia positiva

Nos primeiros momentos, será difícil ficar parado, pois estamos acostumados a seguir os impulsos que brotam. Mas se continuamos a praticar e olhar para nossa energia se movimentando, vamos aos poucos criando a capacidade de gerar essa energia constante e de não sermos mais reféns da nossa própria falta de capacidade de lidar com qualquer coisa sem perder a visão ampla e a sua paz. E então, quer desenvolver sua energia constante? Comece a praticar hoje mesmo.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.