Compartilhar

por Erickson Rosa

As qualidades para viver melhor

De maneira geral, estamos buscando entender este mundo. Buscando viver melhor e entender qual é nosso lugar nele. No cenário atual, ficamos cegos pelo engano de achar que, ao focarmos nosso eu e pensarmos só em nós, isso nos trará felicidade e situações mais favoráveis. Porém esse é um engano que só dificulta nossa vida e faz com que tenhamos um caminho mais difícil pela vida. Se manifestarmos qualidades mais positivas, entenderemos e veremos que há formas mais fáceis de viver.

Neste texto, quero entregar a você as qualidades para que você se locomova melhor no mundo. Essas qualidades vêm da Psicologia oriental e de uma sabedoria muito antiga. Neste artigo, além de lhe falar sobre cada uma dessas qualidades, irei explicar o porquê de cada qualidade ajudá-lo a melhorar sua vida.

As 5 qualidades

Generosidade

Crianças em campo de guerra sorrindo

Essa qualidade nos retira na carência e também aumenta nossa autoestima. Quando oferecemos, estamos olhando o que temos de mais positivo e podemos explorar esse nosso lado. Exercemos nossas qualidades e fortalecemos nossas relações quando somos generosos.

Quando falo de generosidade não estou falando de dinheiro ou de bens materiais. Estou falando de coisas mais profundas, como sua escuta, atenção, carinho e dedicação ao outro. Ofereça o que tem de mais valioso em seu interior.

Gratidão

Silhueta de homem em cima de pedra com céu escurecendo ao fundo

Quando aprendemos a ser gratos, aumentamos nossa felicidade. Isso acontece porque a gratidão nos mostra a alegria por andar neste mundo e nos gera uma energia de bem-estar e felicidade. No blog Felicidade Consciente, criei um guia que vai ajudá-lo a gerar essa energia. Obtenha acesso a esse guia aqui.

Veja 3 pssos para conhecer a felicidade no amor

Compaixão

Mulher sentada de pernas cruzadas com coração cortado nas mãos e pétalas de rosa

No Ocidente, temos essa palavra com o sentido de “sofrer com”. No entanto, no Oriente vemos essa palavra com o intuito de ajudarmos quem necessita e entendermos a situação em que se ela encontra. Se temos compaixão, entendemos o sofrimento do outro e nos colocamos de forma a auxiliar. Aqui geramos méritos em nossa caminhada e, ao beneficiar os outros, acabamos nos beneficiando.

Alegria pelo outro

Mulheres sorrindo em beira de lago

Se temos alegria apenas por nossas conquistas, é algo bom. Mas se conseguimos manifestar alegria pela conquista do outro, é ainda melhor. Isso porque teremos mais chances de ajudar as pessoas e nos conectarmos com elas. Assim, nossa felicidade aumenta quando o outro se beneficia. Essa é uma sabedoria muito importante, pois nos faz entrar em contato com a rede. Rede é a conexão que temos com as pessoas e que nos promove alegria e bem-estar.

Empatia

Mãos unidas no foco iluminadas

É preciso entender o outro no mundo dele. Essa qualidade nos ajuda a entender as pessoas e saber como ajudá-las. Ao ajudar os outros, geramos méritos, e elas veem valor em suas ações. O que nos sustenta no mundo é a compaixão dos seres. Quando as pessoas se sentem beneficiadas por sua presença, sempre irão querer mais. Beneficie os outros e entenda o mundo delas. Essa sabedoria te ajudará a abrir muitas portas.

Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, por favor me escreva. Para mim, é importante saber o que você achou dos textos e se estou te ajudando a ter uma vida com mais felicidade e bem-estar.


Leia também: Não permita que sua sombra domine você

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.