por Erickson Rosa

Por que precisamos de mais tempo?

Quero falar com você, neste texto, sobre o tempo. Mas não é um tempo qualquer, e sim sobre um tempo que lhe trará mais discernimento, qualidade de vida, melhora nas relações e maior tranquilidade. Mas que tempo é esse que pode trazer tantos benefícios para as nossas vidas? É sobre esse tempo que falarei neste artigo feito especialmente para você que me acompanha aqui no Horóscopo Virtual.

A responsividade

De maneira geral, somos pessoas que respondem aos nossos impulsos. Se uma pessoa nos agride, ficamos imediatamente irritados ou entristecidos. Se alguém a quem amamos nos decepciona, ficamos tristes, se as coisas não saem segundo nossa expectativa, nós ficamos frustrados. Respondemos aos eventos externos de maneira automática. Somos extremamente frágeis nesse aspecto, pois qualquer evento perturbador tem a possibilidade de mexer com o nosso interior. Chamamos isso de responsividade: responder emocionalmente aos eventos externos sem ter clareza na mente, sem conseguir ter liberdade para decidir qual é a melhor maneira de agir em determinado momento.  

Tempo para observar

Por isso que é tão importante conseguirmos desenvolver esse tempo entre o evento e a resposta. Se a pessoa consegue desenvolver esse tempo, ocorre que ela pode ter mais clareza de ação no momento de grande perturbação. Assim, uma pessoa que antes reagia no calor do momento com grande raiva ou indignação, consegue perceber essa emoção se formando dentro dela e pode optar entre agir com essa emoção ou tomar outra ação. Um exemplo seria um casal que sempre responde com raiva e acusações no calor do momento. Se um deles começa a praticar a busca por esse tempo, não significa que ele deixará de sentir a emoção, mas que terá tempo de decidir se é melhor responder com raiva ou com mais tranquilidade e tentando pacificar a outra pessoa. Essa é uma maneira muito sábia de agir, pois ao conseguir esse tempo o sujeito ganha uma certa liberdade de ação e deixa de ser refém da própria emoção. Quantas vezes dissemos coisas que nos arrependemos? Quantas vezes acabamos falando algo porque fomos levados pelo calor do momento? Quantas relações estragamos por isso? Quantas vezes as nossas emoções perturbadoras nos levaram aos problemas?

Leia também 3 dicas para ter mais tempo na sua rotina!

Como desenvolver esse tempo?

Para conseguir desenvolver esse tempo, devemos praticar nossa mente e nosso coração em uma meditação de dois passos. No primeiro passo da meditação, treinaremos a respiração, o relaxamento e manteremos a nossa mente focada nesses dois aspectos. Assim, fixaremos a nossa atenção no relaxamento do corpo e respiração. Praticando durante uma semana, dez minutos por dia, manteremos o foco em nosso corpo relaxado e na respiração de maneira lenta. Isso desenvolverá a nossa capacidade de controle.

Na segunda etapa, desenvolveremos a capacidade de olhar para a nossa emoção. Nossas emoções não surgem do nada, elas possuem uma origem em nosso coração. Entretanto a maioria das pessoas se confunde com as suas emoções e acredita que são suas emoções. Dessa forma, a pessoa pensa que é irritada, ansiosa e mal-humorada, quando na verdade está sendo apenas essas emoções naquele momento. Ela está criando essas emoções. Assim, na segunda parte de nossa meditação, pensaremos em nosso dia e avaliaremos quais emoções nos perturbaram para compreendermos o que acionou essa emoção. 

Ao treinar dessa maneira, desenvolveremos o hábito de conhecer qual é essa emoção e como ela se originou e, assim, teremos liberdade de ação e ganharemos o tempo de não responsividade. Pode ser que essa seja uma prática mais longa, mas acredito que vale a pena esse empenho pela sua felicidade. E você, o que acha?  

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.