por Erickson Rosa

Como ter mais tempo em sua vida

Que bom que você está dedicando um tempo precioso de sua vida para ler este texto. Tenho certeza que cada minuto da sua vida é tomado de tarefas e que, por isso, precisa de mais tempo em sua vida. A questão é: tempo para quê? Para mais trabalho? Para mais momentos em família? Bem seja qual for sua busca, saiba que este texto permite que você encontre um tempo de maior qualidade em sua vida. Você entenderá o que quero dizer nas próximas linhas...

Como fazer para ter mais tempo? Bom, realmente você não conseguirá ter mais tempo, pois o tempo que passamos nesta terra não retorna. Ele é o nosso bem mais precioso, tanto que o vendemos em troca de dinheiro e outras coisas que nos proporcionem momentos de felicidade. Mas como assim? E o título deste texto? Bem, aqui está o segredo: para termos mais tempo, precisamos melhorar a qualidade do tempo que vivemos. 

A qualidade do tempo

Como você está usando o seu tempo? A maioria das pessoas vive uma vida sem significado e sentido, e quando seu tempo na terra se esvai, sentem que perderam tempo e nada fizeram de significativo. Viveram a vida toda buscando coisas que não eram importantes e vivendo de maneira cega, sem perceber que cada minuto que passa é um minuto de vida a menos que temos. Parece duro dizer isso, mas a verdade precisa ser dita. A vida é muito preciosa, mas somente pode ser preciosa se for vivida como tal. Para isso, precisamos gerar significado e sentido para ela. E ao encontrar esse sentido, desenvolveremos uma vida humana preciosa.  

Vida Humana Preciosa

Quando me refiro ao sentido, estou falando de que cada ação que fazemos neste mundo possui um propósito maior e que de preferência transcenda o “eu”. Algo que seja maior que você mesmo, que tenha um profundo significado para você e que gere benefícios aos outros. Temos diversos exemplos de pessoas que atingiram essa condição, pessoas como Louise Hay, Cristina Cairo, Dalai Lama e por aí vai... Sei que estou citando pessoas conhecidas, entretanto, conheço outras pessoas que não são famosas e que possuem esse senso de causa, de propósito em sua vida. Conheço uma professora de línguas que se dedica a ensinar a língua portuguesa aos surdos. Também conheço um professor que trabalha para que os seus alunos possam se conectar com a espiritualidade. Eles são pessoas que possuem esse senso de propósito. Outra pessoa que conheço, trabalha em um brechó infantil. Essa pessoa em especial se dedica a auxiliar famílias carentes a terem acesso às roupas de ótima qualidade e com preço muito acessível. Esse é o propósito dela, beneficiar as pessoas. E quando beneficiamos as pessoas e geramos o nosso senso de propósito, criamos uma vida humana que é preciosa, pois ela gera benefícios e cria propósitos.  

Seu propósito

Seu propósito não precisa ser algo mirabolante, mas precisa se conectar com o seu ser, precisa ser algo que seja maior que o seu eu e que inclua outras coisas em sua vida do que somente sua satisfação. Quando falo sobre sentido de vida, eu explico para as pessoas que o importante não é o objetivo em si, mas o caminho que virá a partir dessa escolha. Geramos um caminho que não terá fim, pois o próprio caminho é o nosso objetivo. Ao desenvolvermos esse objetivo, aumentamos até mesmo a nossa expectativa de vida e, com isso, o nosso tempo nesta terra, pois a nossa mente está focada em um objetivo. Por isso, se você precisa de tempo, melhore a qualidade desse tempo, pois a vida é muito preciosa para ser desperdiçada inutilmente.   

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.