Compartilhar

por Erickson Rosa

3 dicas para melhorar sua disciplina

Não adianta, se você quiser resultados em sua vida precisará se disciplinar. Seja começar uma academia, seja para alcançar um objetivo ou começar qualquer projeto. É fundamental desenvolver uma disciplina que permita você alcançar seus objetivos.

Se você deseja desenvolver essa habilidade, continue lendo este texto, pois aqui vou te ensinar 3 passos simples para dar o primeiro passo para desenvolver essa habilidade.

Todas essas dicas que você aprenderá aqui são para você conseguir se disciplinar em uma determinada tarefa, pois através das pesquisas de comportamento se sabe que uma pessoa que consegue manter a rotina de ir à academia consegue estabelecer uma rotina de estudos, por exemplo. Isso acontece porque essa habilidade de se disciplinar é um traço difuso, ou seja, se generaliza para outras áreas da vida do sujeito.

1ª dica: Estabeleça objetivos claros e definidos

Somente quando temos objetivos claros e definidos do que desejamos atingir, é que se pode ter motivação para alcançarmos uma disciplina. Se você não sabe seu objetivo final fica difícil criar um novo hábito e mantê-lo durante um longo tempo. Se está querendo começar um projeto estabeleça o que é o sucesso desse projeto para você. Dessa forma saberá exatamente o que deve fazer e o que precisa ser feito para atingi-lo.

2ª dica: Estabeleça um controle externo

Ir à academia ou fazer um curso preparatório de estudos dá muito mais resultado do que fazer exercícios em casa ou estudar por conta. Um dos motivos é que você se engaja mais, pois tem um controle externo. O controle externo é alguém que lhe cobra determinado comportamento. Por exemplo, se você que começar a caminhar estabeleça um horário com alguma pessoa para caminharem juntos, assim tem uma cobrança externa para fazer a caminhada e construir o hábito.

3ª dica: Defina horários para suas tarefas

Se você não define horários é praticamente impossível manter uma disciplina. Se quer começar a meditar, por exemplo, definir um horário criará um espaço mental dessa atividade em sua mente. Assim sempre que for determinado horário saberá que é o momento de sua atividade. Criar uma rotina ajuda a estabelecer o comportamento. Por isso é fundamental definir os horários de duração de sua atividade.

Todas essas dicas são para você conseguir se disciplinar em uma determinada tarefa, pois através das pesquisas de comportamento se sabe que uma pessoa que consegue manter a rotina de ir à academia, consegue estabelecer uma rotina de estudos, por exemplo. Isso acontece porque essa habilidade de se disciplinar é um traço difuso, ou seja, se generaliza para outras áreas da vida do sujeito.

Agora que você já conhece essas dicas, é importante você começar a praticá-las o mais rápido possível. Lembre-se que você só adquire um conhecimento quando o coloca em prática. Do contrário é apenas teoria. 

Se gostou desse texto, compartilhe e deixe seu comentário abaixo. É extremamente importante para mim saber se estou no caminho certo para ajudar você a lidar com problemas que o impedem de atingir seus objetivos. 

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.