Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para ser mais produtivo

Para ser produtivo de verdade, é preciso saber otimizar o seu tempo e sua energia. De nada adianta entupir o seu dia de tarefas, se você não vai conseguir produzir todas elas e acabar se sentindo esgotado e frustrado. Ou seja, não adianta ter listas e planilhas se isso não realmente colocar seu foco aonde deveria estar. Como, então ser mais produtivo? Leia essas dicas e descubra!

1- Tenha uma agenda 

Essa primeira dica pode parecer clichê, mas ter suas tarefas colocadas no papel realmente ajuda a cumpri-las. A função da agenda não é ser uma pressão, mas sim, te ajudar a visualizar tudo o que você tem a fazer. Anote todos os seus objetivos de cada semana, e os divida de acordo com o seu tempo disponível. A agenda é importante inclusive para separar os momentos nos quais você não vai pensar em trabalho, como durante encontros com os amigos ou tempo livre com a família. Respeite seus intervalos de tempo e você logo aprenderá a organizar seus dias da forma como funcionar melhor para você.

3 maneiras eficazes de acabar com a procrastinação

2- Maneire no e-mail e nas redes sociais 

O impulso de ver o que está acontecendo o tempo inteiro tem até nome, fear of missing out, ou medo de estar perdendo algo. Ele é um dos males da vida moderna e leva muita gente a desperdiçar horas de seu tempo útil checando as redes para ver se aconteceu alguma novidade. Mesmo quem não tem essa ansiedade perde minutos checando o e-mail sempre que algo novo chega. Para evitar isso, separe períodos de tempo específicos para checar suas notificações. Pode ser ao final de um bloco de trabalho ou assim que voltar do almoço. O importante é não se deixar distrair quando sua mente estiver focada no trabalho. Para não deixar ninguém esperando uma resposta no e-mail, você pode até programar uma resposta automática, avisando que responderá as mensagens assim que estiver disponível.

3- Faça blocos de trabalho 

Dividir seu tempo em blocos de foco e de descanso é uma forma de não esgotar sua mente e de evitar distrações. A técnica Pomodoro é uma ferramenta de produtividade muito útil que prega exatamente isso. Nessa técnica, você programa 25 minutos de atividade sem qualquer interrupção, nem para se dedicar a outra ideia, nem para olhar o celular. Depois desse tempo, você dá uma pausa entre cinco e dez minutos para fazer qualquer coisa, como tomar um café, esticar as pernas ou apenas pensar em coisas diferentes. A Pomodoro pode inclusive ajudar a aliviar o fear of missing out, você pode se “convencer” a não checar as redes sociais, se souber que dali a 25 minutos terá um tempinho livre para fazer exatamente isso.

4- Reserve um tempo livre 

Encher cada minuto disponível com alguma atividade não só vai te deixar esgotado, como também pode causar uma avalanche de tarefas atrasadas sempre que o menor imprevisto surgir. É importante ter janelas de tempo entre suas principais responsabilidades para que você possa encaixar qualquer coisa inesperada que surgir. Esse tempo livre também pode ser útil caso você queira adiantar alguma tarefa ou para se dar um merecido descanso caso sua mente peça uma pausa.

5- Encontre seu pico de produtividade 

Algumas pessoas são matutinas, outras são noturnas. É claro que emprego, faculdade ou outras responsabilidades nem sempre nos permitem realizar atividades no nosso horário preferido, mas ainda assim, existem os momentos nos quais nossa mente está mais ativa. Quando você identificar o seu pico de produtividade, pode colocar suas tarefas mais difíceis nesse horário, pois elas renderão bem mais e, durante o resto do dia, você se dedica ao que é mais fácil.

O segredo da produtividade é encontrar aquilo que mais funciona para você. A técnica Pomodoro, por exemplo, pode ser usada com blocos de tempo mais curtos ou mais longos, dependendo de como a sua concentração funciona. Moldando essas dicas à sua rotina e ao seu ritmo de trabalho, você encontrará resultados sensacionais. E lembre-se também, para qualquer técnica de produtividade funcionar, é preciso acreditar no que se quer alcançar. Defina bem seus objetivos, e mãos à obra!

5 formas de sempre ter tempo para si


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.