por Leonardo Aluizio

Um diferente conceito anatômico e funcional do ser humano

Você está preparado para isso? O que é verdade para você?

O conceito do que é verdade pode variar de tempos em tempos. Para se ter uma ideia, no séc. XVIII o pensamento vigente pregava que a Terra era plana. Em 1514, contrariando a todos na época, Nicolau Copérnico começava a dizer que a Terra girava em torno do Sol (heliocentrismo) e não o contrário (geocentrismo). Galileu Galilei foi perseguido por abraçar essa ideia. 

Teoria do Heliocentrismo desenvolvida por Nicolau Copérnico.

No campo humanista, Darwin proclamou sua teoria das espécies em 1854, indo de encontro às ideias Lamarckistas da época que diziam que o pescoço de uma girafa era comprido de tanto tentar alcançar árvores altas, por exemplo. No séc. XX a Biopsicoenergia proclamou o estudo da relação do Ser Humano- Natureza- Cosmos.

Você viu como as coisas mudam? O conhecimento científico muda.

Não quero te dizer o que é a verdade, afinal, nem todo mundo vai saber até o final da sua existência, mas pelo menos a ciência e o conhecimento humano estão caminhando para ampliar os horizontes em busca disso.

No campo da medicina, as coisas mudaram muito. Tanto médicos como pacientes estão começando a abrir a cabeça para novos conceitos. As chamadas terapias alternativas, outrora discriminadas, hoje são integradas à medicina tradicional (integrativa) e até a física quântica já consegue explicar os efeitos da Acupuntura e da Homeopatia.

A idéia da energia (Qi ou Prana) não parece mais tão absurda. O pesquisador japonês M. Emoto já demonstrou a ação dela sobre cristais congelados de água (EMOTO, M. Messages from Water, Vol. 1: Hado Publishing) e a teoria quântica (olha ela aí de novo!) busca incessantemente aliar as ciências ocidentais e orientais.

Podemos até ampliar a conversa e sugerir um outro conceito de anatomia humana. Corpos físicos e energéticos se fundem aliados a meridianos e chackras. O Duplo Etérico, assim denominado pela teosofia clássica, é associado com corpos astrais e mentais. Todas essas frações se unem em uma outra concepção anatômica que vai além do corpo físico. Essa ideia alia-se a meditações que promovem o bem-estar por energização de chackras, circulação energética e maior comunicação entre as frações corpóreas, sem contar todo o mecanismo de ação da acupuntura, baseada na circulação do Qi. 

Os chackras humanos.

Tais conceitos já não parecem tão absurdos hoje em dia. Basta ler vários artigos do nosso site para ver como essa informação já é difundida por vários colegas em seus textos.

A ampliação da consciência do ser humano caminha a passos largos. Basta abrir os olhos e os ouvidos para isso, por mais que o nosso mundo atual não pareça seguir tal caminho.

Debaixo do véu da intolerância do mundo violento e sem compaixão dos dias atuais, germina a semente do novo ser humano de amanhã.

Leonardo Aluizio

+ artigos

Médico Acupunturista pela AMBA (Associação Médica Brasileira de Acupuntura) e pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA), Otorrinolaringologista pela Associação Médico-Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL- CCF) além de cartunista.

site dotorrino.blogspot.com

twitter @drleoaluizio

fone (11) 2097-9200 ou (11) 2098-0035

email [email protected]

blog fabulososrabiscos.blogspot.com