Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Lua Cheia em Capricórnio — 24 de junho de 2021

A Lua, que simboliza o modo como reagimos instintivamente às nossas experiências, a fim de manter a estabilidade emocional e material, exibe seu total esplendor em sua fase Cheia, ao ter sua superfície voltada para a Terra totalmente iluminada pelo Sol.

Esse espetáculo somente é possível devido à posição do astro-rei, que está em um ângulo oposto à Lua. Sendo assim, a Lua Cheia ingressa no signo de Capricórnio no dia 24 de junho, às 15:40, formando um aspecto de oposição ao Sol, que está no signo de Câncer.

Esse relacionamento representa a união entre duas forças opostas e complementares muito peculiares por dois motivos: o primeiro diz respeito à natureza dos luminares, sendo a Lua um astro feminino, passivo e receptivo, enquanto que o Sol é masculino e ativo. O outro aspecto é que a Lua é regente do signo de Câncer, e hoje ela recebe Capricórnio, seu signo oposto. Do outro lado, temos o Sol no signo de Câncer.

Uau! Qual é o recado que temos para esta semana? Ansiosos?

homem observando a lua cheia no céu

A Lua Cheia simboliza o momento de materialização dos nossos projetos semeados na fase Nova. Para isso, faz-se necessário um pouco de introspecção, ou seja, um momento de reflexão sobre todos os possíveis reveses que podem surgir no percurso.

A racionalidade e a objetividade podem ser muito bem-vindas quando precisamos agir na reta final da maturação de um projeto, e esses são alguns dos efeitos emanados pela Lua no signo de Capricórnio.

Capricórnio, signo do elemento Terra, reage às mudanças com firmeza e bastante estabilidade, afinal a cabra montesa precisa alcançar o topo de montanhas íngremes e rochosas. Não há espaço para inseguranças e dúvidas.

Sendo assim, de que maneira podemos sentir o trânsito da Lua em Capricórnio?

Nos relacionamentos, sejam eles afetivos, profissionais ou financeiros, podemos nos sentir mais racionais, buscando satisfazer nossas necessidades emocionais predominantemente por meio de ações, não por meio de palavras.

Neste momento, portanto, podemos nos sentir mais propensos a resolver alguns conflitos ao comprar um presente ou um pequeno mimo que temos certeza de que agradará a pessoa envolvida.

No trabalho, as relações interpessoais podem ser sentidas com bastante objetividade, como resultado de uma profunda racionalização de sentimentos. Não há chance para errar, pois cada passo é minimamente calculado.

Como sempre, não gosto de falar mal de características do padrão de cada signo. Em tudo, sempre há um lado positivo. Que mal há em ser objetivo e pragmático? Entendo até que, para nutrir a necessidade lunar de autocuidado e preservação, seja de si próprio ou de outrem, é importante cuidar da produção da materialidade.

A questão principal aqui, que fica como recado para todos, consiste em entender que aspecto da Lua em Capricórnio, em oposição ao Sol em Câncer, vem com o desafio de negociar um meio-termo.

Mulher fazendo um coração com as mãos para a lua cheia

No signo de Câncer, de elemento água, as qualidades solares que auxiliam a construção de um ego saudável e a ter uma boa relação com a realidade são motivadas pelos anseios e desejos emocionais, recarregando suas energias ao se envolverem com as pessoas. Entretanto é importante perceber que as energias absorvidas podem ser positivas ou negativas, o que pode afetar facilmente o humor das pessoas, principalmente daquelas que tenham essa posição no mapa natal.

Todos nós temos Lua e Sol no mapa natal e somos sensíveis, de alguma maneira, às influências dos trânsitos planetários. É válido entender que a construção de nossa individualidade precisa encontrar um ponto de equilíbrio entre as necessidades lunares e solares para encontrar sentido na vida.

Teste astrológico: descubra se a sua vida é guiada pela razão ou pela intuição

O aspecto de oposição entre os luminares nos mostra que os anseios emocionais necessários à construção de ego do Sol canceriano precisam de uma dose de racionalidade e objetividade da Lua capricorniana, até mesmo para filtrar energias negativas, preservando-se; por outro lado, a cabra montesa lunar poderia, de vez em quando, apreciar um pouco da paisagem ou das raras flores que encontra ao longo da subida da montanha. A racionalidade precisa de um pouco de afetuosidade. Encontrar o meio-termo na forma de se relacionar será sempre importante, principalmente neste momento.

Agora, a cereja do bolo foi guardada para o final! No dia 20 deste mês, Júpiter entrou em movimento de retrogradação. Não há necessidade de alarme, pois ele é sempre nosso Grande Benéfico! Entretanto é preciso ter atenção.

Júpiter, o planeta da expansão, dos grandes eventos e viagens, da filosofia de vida e da justiça, encontra-se no signo de Peixes, seu regente. Peixes é um signo de água e possui a necessidade emocional de se envolver com os outros, além de ter uma profunda capacidade intuitiva. No momento, ele faz um aspecto de sextil com Lua, que é positivo, fluente.

Silhueta de árvore com galhos secos com a lua cheia no céu

Assim como a Lua Cheia, ele nos convida a fazer uma pausa. Ele nos convida a refletir filosoficamente sobre o que nos mantém espiritualmente pequenos, ou seja, um exame de consciência.

Às vezes, a preocupação excessiva com o provimento da estabilidade material pode causar um comportamento compulsivo. Muitas pessoas buscam como compensação pelas longas horas gastas com o envolvimento no trabalho e com o consumo descontrolado, seja de bens, produtos ou de serviços.

Saiba qual planeta rege cada signo do Zodíaco

Este momento está bem favorável para promover uma viagem para o interior de nossa alma e para compreender nossos reais desejos e anseios, permitindo-nos aparar os excessos e tentar corrigir nossas demandas pessoais, enxergando no outro uma forma de reconexão com nossa dimensão espiritual.

Sigamos o baile dos astros! Dancemos harmoniosamente, buscando sempre o equilíbrio emocional para a construção do nosso eu.

Por Erika Pereira

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.