Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que é encromancia?

Você já deve ter visto essa cena em algum filme: alguém observa uma folha em branco com manchas pretas espalhadas e começa a falar o que cada desenho aparenta ser. Um cachorro, um homem, um demônio, uma maçã e assim por diante. Esse é o que na psicologia se conhece como Teste de Rorschach, ou popularmente conhecido como “teste do borrão de tinta”.

Se em alguns ramos da psicologia, esse teste ficou conhecido e serviu para ajudar o psicólogo a desvendar os símbolos que vinham da mente inconsciente da pessoa, os esotéricos também têm a sua versão desse teste, mas para um outro propósito. Eles utilizam os borrões de tinta para uso oracular.

Encontrar símbolos ocultos em manchas é algo explorado no esoterismo de diversas formas. Seja na borra do café ou de chá e também nesse diferente método de observar manchas de tinta em um papel, chamado de encromancia.

A encromancia funciona de forma muito semelhante ao Teste de Rorscharch. A diferença é que quem está analisando os símbolos não é um psicólogo, mas sim um esotérico. A outra diferença é que as manchas não são padronizadas. Quem as cria é a própria pessoa durante a consulta. O esotérico pede para que ela use a tinta e uma pena para espalhar manchas de forma aleatória pelo papel. Depois, procura analisar o que a própria pessoa criou de símbolos naquele momento. Assim como outros oráculos, os significados dos símbolos variam de pessoa para pessoa, por isso não existe um manual que funcione como um dicionário para esse tipo de oráculo. Cada interpretação é única e o bom aproveitamento da consulta vai depender do nível de conhecimento do esotérico que aplica o método.

Levando isso em conta, por se tratar de um tipo de oráculo não muito conhecido, é difícil encontrar especialistas no assunto. Mas, se você tiver curiosidade, pode procurar na internet artigos e materiais para estudar sobre esse e outros oráculos semelhantes, como o da borra de café. O que é importante saber é que o inconsciente tenta falar conosco a todo momento, e aprender um método para interpretar seus símbolos pode ser de grande utilidade para todos. Mas se lembre de sempre estudar de forma séria e responsável. Os oráculos existem há milênios para serem usados com sabedoria e ajudar no autoconhecimento e nunca para apenas serem uma diversão desprovida de sentido.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.