por Giovanna Sapienza

Celebrações universalistas – A Páscoa chegou

Nesta época de Quaresma, seguida do tão esperado feriado de Páscoa, nos deparamos com questionamentos ligados a nossa real situação energética e como devemos encarar este momento. Afinal, o que está por detrás de tudo isso? Que tipo de energia circula nesta fase e qual o verdadeiro significado deste momento histórico que se repete todos os anos?

Como todos já sabem, a quaresma faz parte do Ciclo Pascal Cristão, que compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. Durante este período, os religiosos se recolhem para jejuar, praticar a abstinência e realizar reflexões. Neste mesmo período os Judeus também comemoram o Pessach (do hebraico: passagem), que é considerada a "Páscoa judaica". Para eles este é um momento de comemoração que celebra a fuga dos hebreus da escravidão no Egito, no ano aproximado de 1280 a.C.

Este mesmo tempo entre o Carnaval e a Páscoa também inspira uma série de tradições folclóricas, realizadas muito antes do Cristianismo, e diretamente conectadas aos ciclos da natureza, pouso do inverno e renascimento da primavera (no hemisfério norte). As tribos pagãs da Europa, muito antes do nascimento de Cristo, já comemoravam esta data celebrando a bela deusa Eostre, divindade que simbolizava a fertilidade. Ao final do mês de março eram realizadas festividades para comemorar o início da primavera, com muita alegria e união entre as tribos.

Sem sombra de dúvidas, diversos outros registros  e comemorações acerca deste período devem existir mundo afora, conectados a outras culturas e nações religiosas. O que quero mostrar aqui, é que independente das crenças que nutrimos, ou da cultura que estamos inseridos, existe um movimento energético conectado a estas datas especiais como a Páscoa.

Para aqueles que acreditam em espiritualidade e energia, sabem que sempre quando temos pessoas, espíritos e outras formas de existência energética conectadas a determinadas celebrações, nutrindo determinados sentimentos, uma egrégora é formada e todos nós, de alguma maneira, sentimos este movimento.

Estamos conectados com o nosso planeta, com as pessoas e espíritos viventes nele e, inclusive, com outras formas de vida e evolução presentes neste vasto Universo. Esta é uma chance para que, independentemente da sua crença ou cultura, você se conecte com este Todo, emanando vibrações positivas de amor, união e evolução conjunta. Esteja conectado a esta egrégora do bem, e de alguma maneira, contribua com seus melhores sentimentos e intenções, para este novo momento planetário. Celebre a Páscoa, ou este período, com muito amor a nossa existência, gratidão por estarmos atuantes neste globo e por termos ganhado o milagre da vida. Agradeça pela capacidade de nos transformarmos em seres melhores, auxiliando na evolução do nosso conjunto.

Não interessa qual a sua fé, o que realmente está por trás de tudo isso é uma chance de nos conectarmos a esta energia Universal, e ajudarmos nosso planeta neste processo de transição e evolução.

Gratidão, amor e Feliz Páscoa para todos vocês. 

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”