Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Chacras: Entenda o que são e como funcionam em nosso corpo

Entender do que algo é formado é uma tarefa bastante complicada. Isso porque o Universo é cheio de materiais e substâncias e, dessa forma, decorar todos esses elementos pode ser algo bastante trabalhoso.

Uma coisa que temos certeza, contudo, é que absolutamente tudo o que existe no mundo é composto de energia. Também chamado de chacras, todo e qualquer objeto ou ser humano sobrevive de uma troca de energias que é feita com aquilo que há ao seu redor, afinal, somos compostos por elas.

É por isso que dizemos que é importante ficarmos cercados de coisas boas e pessoas positivas: a sua energia, afinal de contas, também vai entrar em contato conosco e, dessa forma, vai influenciar a forma com que vivemos a nossa vida e lidamos com tudo aquilo que aparece em nosso caminho.

Os chacras

Durante todo o nosso ciclo de vida realizamos uma troca de chacras e, ao morrermos, esse processo é interrompido, afinal de contas, as nossas energias são eliminadas.

Se somos, então, compostos de diferentes tipos de energias, podemos dizer que essas energias também são a nossa fonte de vida. Nós estamos absorvendo todos os chacras ao nosso redor o tempo todo e, por isso, eles ajudam e até mesmo auxiliam em diversos processos que realizamos de forma consciente e inconsciente.

Por sabermos que nosso corpo funciona de maneira diferente dependendo daquilo que tratamos e dependendo, também, da nossa fase de vida, é natural que existam diferentes tipos de chacras que nos acompanham e ficam sempre ao nosso redor, analisando e facilitando o trabalho realizado por nosso organismo. De maneira simplificada, existem sete chacras principais que dizem respeito ao nosso corpo. São eles:

• Chacra básico: localizado na base de nossa coluna, bem perto do cóccix, possui abertura para baixo, ou seja, para a terra e, por isso, responsável por absorver a sua energia. Assim, estimula essa energia e nosso corpo, inclusive em nossa circulação sanguínea. É esse chacra que facilita a nossa conexão com a nossa própria existência e preservação da vida. Por isso, é normal que pessoas com depressão possuam algum tipo de problema com esse chacra;

• Chacra sexual: sua conexão com a reprodução e troca sexual faz com que esse chacra fique localizado no baixo ventre (testículo nos homens e ovários nas mulheres). Além disso, também é responsável pelo controle de líquidos em geral e, por isso, possui ligação com o funcionamento dos rins. Pessoas que possuem algum tipo de problema com a autoestima ou com relacionamentos provavelmente estão com esse chacra desalinhado;

• Chacra umbilical: relacionado ao pâncreas, esse chacra fica bem perto de nosso umbigo. Nele, emoções muito fortes e até mesmo negativas, como a raiva, a tristeza, o medo e a ansiedade, ficam retidas, o que pode nos trazer diversos malefícios. Por isso, precisamos dar atenção especial a ele e harmonizá-lo sempre que necessário. Além disso, ele também é responsável pelo funcionamento de nosso estômago e alguns problemas, como a gastrite, podem indicar o seu desalinhamento. É extremamente importante para a nossa saúde física e mental;

• Chacra cardíaco: como o próprio nome indica, esse chacra fica localizado no centro de nosso peito, bem perto de nosso coração. Responsável pela expressão e controle de nossos sentimentos, ele também possui conexão com nosso sistema cardiorrespiratório. É ele o responsável por equilibrar todos os outros chacras e, por isso, devemos ficar bastante atentos ao seu funcionamento. Em casos de desequilíbrio emocional, ele é o mais afetado, o que pode nos oferecer riscos à saúde;

• Chacra laríngeo: presente em nossa garganta, esse chacra possui ligação direta com a tireoide. Sendo assim, é extremamente importante para a nossa saúde, especialmente para as mulheres, afinal, tem conexão com seu ciclo menstrual. Responsável pela nossa comunicação e expressão, pode ser afetado quando somos silenciados ou colocados em segundo plano;

• Chacra frontal: também conhecido como “terceiro olho”, esse chacra, como indicado, fica no meio de nossa testa, entre os olhos. Por controlar todos os outros chacras – pois é de lá que saem os controles e comandos de nosso corpo –, tem ligação com o lado mais lógico e racional de nosso cérebro. Sendo assim, influencia diretamente em nossos ideais e pensamentos. Quando está desequilibrado, pode causar condições como sinusite, sensação de pânico e falta de foco;

• Chacra coronário: por fim, temos esse chacra, que está localizado bem no topo de nossa cabeça. Por meio dele, nos conectamos com as divindades e somos capazes de evoluir espiritualmente. Para isso, contudo, ele deve ser estimulado constantemente. Seu desequilíbrio pode ser muito perigoso não só para a nossa saúde, mas também para a nossa vida. Por isso, é considerado o mais importante de todos os chacras.

O risco do bloqueio dos chakras na sua vida

Chacras alinhados

Agora que já conhecemos os principais chacras e sua localização em nosso corpo, é hora de sabermos a importância de seu alinhamento.

Como você pôde perceber, cada chacra possui o local correto em que deve ficar, mas problemas no nosso dia e até mesmo a troca de energias negativas podem colocar o seu funcionamento em risco, e isso acontece porque eles acabam sendo afetados e ficam desalinhados em nosso corpo.

Essa situação pode parecer boba, mas afeta a nossa mente e o nosso organismo. Isso pode até mesmo resultar em condições médicas que podem ser simples, como uma dor de cabeça, ou muito sérias, como tendências suicidas.

Sendo assim, é de extrema importância cuidarmos para que eles fiquem sempre alinhados. É claro que, com a nossa rotina estressante, eles sofrerão um pouco; mas, em momentos assim, podemos exercer uma série de atividades que nos ajudam a colocá-lo no local.

Além dos cristais nos ajudarem nessa tarefa, existem vários especialistas nessa área que podem te guiar melhor nesse momento e te ajudam a manter os chacras alinhados!

Chacras e cores

Da mesma forma que os chacras possuem as suas localizações exatas em nosso corpo, eles também possuem algumas cores que dizem respeito especificamente a cada um.

O interessante é que suas cores não são apenas uma forma de representação, elas também podem ajudar a nos conectar melhor com eles, afinal, cada cor possui um tipo de vibração que nos liga diretamente à energia que queremos.

Assim, quando percebemos que algum de nossos chacras está desalinhado, podemos tentar “arrumá-lo” por conta própria, e as cores podem nos ajudar nesse momento tão importante. Nesse momento, podemos utilizar roupas com a tonalidade em questão ou até mesmo mentalizar a cor. Conhecer essa relação nos ajuda, também, a adquirir os cristais que dizem respeito a eles. Confira:

• Chacra básico: vermelho;

• Chacra sexual: amarelo;

• Chacra umbilical: laranja;

• Chacra cardíaco: verde e rosa;

• Chacra laríngeo: azul claro;

• Chacra frontal: azul índigo;

• Chacra coronário: violeta e branco.


Leia também: Você está desconectados com sua espiritualidade?

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.