Seja um fã do anime “Naruto”, em que o controle do chakra (energia do corpo) podia te levar a andar pela água ou controlar os elementos da natureza, seja um fã de meditação e Yoga, você certamente já deve ter ouvido falar de chakras. Eles são pontos de energia encontrados no nosso corpo e que trabalham diferentes aspectos das nossas vidas.
No total, temos 7 chakras: básico, sacro, plexo solar, coração, laríngeo, frontal e coronário. Cada um deles trabalha um ponto específico do nosso ser, mas todos são responsáveis pela fluidez da energia do nosso corpo. Caso algum esteja desbalanceado, você pode sentir os efeitos no seu bem-estar, seja físico, seja mental.
Existem diversas técnicas para balancear os chakras, porém há também cuidados diários que você pode tomar a fim de mantê-los saudáveis, e é exatamente isso que trabalharemos hoje. Confira agora como cuidar de cada chakra com o Horóscopo Virtual!
1. Chakra básico
Esse chakra é a nossa base, nossa fundação e o que nos liga com a Terra. Ele está ligado a nossas necessidades básicas, como comida, água, abrigo, segurança, e até nossas emoções e sensações mais delicadas, como medo e conforto. Localizado na base da espinha dorsal, quando se encontra desequilibrado, é comum deparar-se com sentimentos de ansiedade, medo e ter até pesadelos.
Para balanceá-lo, pratique meditação mindfulness ou escreva um diário, a fim de aumentar sua sensação de conforto e segurança. Se estiver na dúvida sobre o que escrever, comece respondendo às seguintes questões “As minhas necessidades estão sendo atendidas?”, “Eu me sinto seguro e confortável?”. As respostas para essas perguntas te guiarão a um plano de ação mais específico e que funcione especialmente para você.
2. Chakra sacro
Esse chakra é o mais animado de todos, isso porque ele está conectado à nossa capacidade de aceitar os outros, bem como nossa adaptação a novas experiências. Ligado à criação e à diversão, quando esse chakra está alinhado, você se sente animado, próspero e completo por dentro.
O risco do bloqueio dos chakras na sua vida
Encontrado dois dedos abaixo do umbigo, quando ele está desbalanceado, é comum optar por algum tipo de vício, sentir-se depressivo, com medo de mudanças e um certo bloqueio criativo. Para cuidar dele, invista na criatividade. Dance, desenhe, pinte, jogue, brinque! O importante é colocar a energia da sua mente para fluir.
3. Chakra solar
Aqui se encontra seu poder individual, confiança, autoestima, crenças e valores e o controle que tem sobre sua vida. É o famoso chakra do ego, que se encontra na parte superior do abdômen. Se não estiver em harmonia, você pode sentir-se desmotivado, com baixa autoestima, ter dificuldade para tomar decisões e até ter sintomas físicos, como dor de estômago ou problemas no sistema digestivo.
A fim de mantê-lo em ordem, tire um tempo para si mesmo e avalie sua conduta. Pense em tudo que faz com que se orgulhe de si mesmo e os pontos que precisa melhorar. Você pode aproveitar para fazer isso durante uma sessão de terapia, meditação ou até escrevendo.
4. Chakra do coração
Localizado no centro do peito, como o próprio nome sugere, esse chakra cuida dos assuntos do coração. Como amamos, como permitimos que o amor entre nas nossas vidas e como nos expressamos para os outros. Se ele estiver balanceado, você sente aquela sensação infinita de amor ao próximo, generosidade e compaixão.
A conexão entre os chakras e os planetas
Por outro lado, se desalinhado, é comum sentir inveja, raiva e medo de ser traído. Para cuidar desse chakra, é necessário cuidar de si. Aposte nas rotinas de autocuidado e separe um tempinho para se questionar:
-
Como pratico autocompaixão, aceitação e amor-próprio?
-
De que formas expresso meu amor às pessoas ao meu redor?
Com base nas respostas que encontrar, você também achará o caminho para a harmonia.
5. Chakra laríngeo
Outro com nome sugestivo, esse chakra encontra-se na nossa laringe. É ele que cuida da nossa comunicação e como escolhemos nos expressar. Quando ele está em harmonia, você se vê capaz de comunicar-se com clareza, assim como ouvir com paciência. Agora, se ele se encontra desalinhado, você pode enfrentar dificuldades para expressar suas ideias, bem como seus sentimentos.
Para cuidar dessa parte de si, invista no canto – nem que seja no banheiro – e faça afirmações com mensagens positivas enquanto se olha no espelho. Por mais que pareça que esteja brincando do jogo “The Sims”, praticando carisma com seu próprio personagem, a verdade é que isso irá trabalhar sua comunicação num ambiente divertido e confortável.
6. Chakra frontal
Encontrado entre seus dois olhos, o chakra do terceiro olho governa sua intuição, imaginação, habilidade de manifestação, bem como a capacidade de entrar em contato com seu inconsciente. Se ele estiver bloqueado, você se verá com dificuldade para acessar sua voz interior, lembrar-se de fatos importantes ou até se enrolar no aprendizado. Fisicamente, pode causar dor de cabeça e tontura.
Aqui o importante é entrar em contato com sua essência. Para manter esse chakra saudável, faça tudo aquilo que lhe traga alegria, trabalhe com a lei da atração e comece a visualizar tudo que deseja para a sua vida como um lembrete diário dos seus sonhos e objetivos.
7. Chakra coronário
Localizado no topo da cabeça, esse chakra representa nosso eu espiritual e o divino. Quando ele está alinhado, é comum sentir-se confortável na própria pele. Você se verá mais autêntico e tranquilo. Contudo, se ele estiver desalinhado, você pode se sentir isolado e desconectado de tudo e todos.
Diferentemente dos outros chakras, esse só pode ser estimulado por meio de meditação, reza ou a prática da gratidão. Todas essas atividades são essenciais para conectar você com a sua espiritualidade. Por isso, escolha aquela com a qual melhor se identificar.
7 plantas que equilibram os chakras
Agora que você conhece um pouco mais sobre os chakras, bem como as dicas para cuidar de cada um deles, está preparado para viver de forma mais balanceada e feliz? Siga nossas dicas, cuide de si mesmo, mantenha uma mente aberta, e, com certeza, a harmonia baterá à sua porta!
Confira também: