Compartilhar

por Erickson Rosa

Como desenvolver o controle emocional

Você é uma pessoa que consegue se controlar emocionalmente? Não? Então esse texto é exatamente para você. Nesse artigo você vai aprender o seguinte:

  • Porque é tão importante ter controle emocional

  • Uma técnica comprovada para melhorar seu controle sobre si

Ter controle emocional significa não ser refém de suas emoções. Quem nunca se arrependeu pelo que disse em um momento onde os ânimos estavam alterados que jogue a primeira pedra. Sempre há uma dose de arrependimento e de “eu deveria me controlar” quando nos lembramos de uma situação a qual reagimos por puro impulso.

Entretanto, esse não é o fator principal que me leva a escrever o artigo. O que me leva realmente a querer escrever é ajudar você a se libertar de uma prisão que acaba trazendo sofrimento para você. 

Essa prisão é a responsividade aos eventos externos. Quando algo acontece em nossa vida que despertam sentimentos como raiva, indignação, revolta, entre outros, é natural respondermos de maneira expansiva e até mesmo explosiva. Isso acaba sendo uma prisão, pois nos tira a liberdade de responder com consciência. Ficamos reféns de nossas emoções e de nossa mente, ao invés de senhores delas.

Isso se dá porque estamos muito acostumados a responder a todos os estímulos que a vida nos coloca. Assim condicionamos nosso comportamento a responder de maneira automática ao surgimento de qualquer emoção. Achamos que assim somos mais autênticos, mas na verdade estamos apenas respondendo a emoções que nos geram sentimento de descontrole e certamente tristeza.

Mas nem tudo é catastrófico, pois podemos sim mudar esse quadro. Podemos aumentar nosso autocontrole e desenvolver a capacidade de sermos senhores de nossas emoções. A psicologia trabalha nesse sentido de gerar cada vez mais consciência e autocontrole sobre si e sobre as próprias atitudes na realidade.

Por isso vou dar uma poderosa técnica aqui para você conseguir aumentar seu autocontrole. Essa é a técnica de autorregulação. O autocontrole é um traço que é amplo e pode ser generalizado. Isso significa que uma pessoa que consegue, por exemplo, se controlar para sempre ir fazer exercícios em determinado horário, conseguirá manter o controle também de suas emoções. O autocontrole em outras áreas como estudar, praticar exercícios, meditar e outros tipos, aumenta também a capacidade de controlar as emoções no momento em que elas surgem.

Dessa forma você pode usar um exercício muito simples que ajudará você a aumentar seu controle emocional. Esse exercício consiste em iniciar um pequeno controle voluntário de algo simples para que vá generalizando para os outros comportamentos de sua vida.

O exercício consiste em ficar durante 5 minutos parado sem se mover. Recomendo que faça isso em uma posição relaxada e tranquila, de preferência sentado. Não feche seus olhos, pois essa técnica serve para você utilizar com a consciência desperta. Assim você evita adormecer. Pode parecer fácil a princípio ficar 5 minutos parado, mas verá que seu corpo tende a querer se mover. Nesse momento você deve manifestar o autocontrole de não se mover. Esse exercício simples ajuda você a manifestar o autocontrole e a treinar a sua própria regulação. 

Funciona simplesmente porque esse o autocontrole é um traço que generaliza para outras atividades, como expliquei acima. Comece hoje mesmo, nesse momento. Tente ficar imóvel por 5 minutos e vai ver a resistência surgir, como coceiras, impulsos, e outros tipos de diversidades. Porém, se mantenha imóvel e verá que seu autocontrole com o tempo tenderá a aumentar. 

Se quiser mais dicas sobre como essa, você pode ler meus outros artigos ou então assistir meus programas do Coach Matinal no Youtube. Toda semana um novo programa para você. Até lá.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.