por Erickson Rosa

Como controlar suas emoções negativas

Nossas emoções são realmente poderosas. Elas podem alavancar grandes resultados em sua vida ou gerar grandes problemas. O maior problema que pode gerar é quando você é dominado por suas emoções e acaba fazendo coisas das quais se arrepende. Mas, calma! É possível controlar essas emoções intensas que lhe tiram sua paz e geram problemas em sua vida. Neste artigo você aprenderá:

  • 3 Erros que as pessoas cometem ao tentar controlar as emoções; 

  • 1 Método em 3 passos para controlar suas emoções; 

  • Como gerar mais controle emocional.

3 Erros que as pessoas cometem ao tentar controlar as emoções

Ninguém deseja explodir de raiva, ser paralisado pelo medo ou ser dominado por sentimentos de tristeza. Quando a pessoa se dá conta que está tendo essas emoções, tenta controlar a emoção e acaba cometendo erros que potencializam seu descontrole emocional.

1º Erro: Ser carregado pelas emoções. 

Quando você sente a emoção, pode se identificar com ela, levando você a pensar que é sua emoção. Assim, muitas pessoas tendem a dizer que são irritados, ansiosos, medrosos, preguiçosos, rancorosos, etc., mas na verdade estão naquele momento com essa emoção. 

Ser carregado pela emoção é quando você atua sua emoção sem pensar sobre os efeitos que essa atitude terá sobre você. É quando você sente a emoção e atua ela. Quando age com raiva acreditando ser raivoso, por exemplo.

2º Erro: Negar suas emoções. 

Quando você nega suas emoções ou tenta combatê-las, isso gera uma energia contrária à sua emoção. Você cria um sentimento de repulsa da emoção negativa e isso gera baixa autoestima e sentimento de culpa. 

Além disso, negar a emoção apenas intensifica o desconforto emocional, pois você entra em uma batalha interna para não deixar que a emoção lhe domine.

3º Erro: Se culpar. 

Depois de você atuar sua raiva, não adianta se culpar. A culpa leva a um sentimento de repulsa por si mesmo e de não aceitação. O mais correto é entender a origem dessa emoção e empreender uma compreensão racional sobre ela. Assim você diminui a culpa e aumenta o amor por si mesmo.

1 método em 3 passos para controlar suas emoções

Mas, qual seria a forma de lidar com as emoções? O primeiro passo passa pela aceitação.

1º Permita-se sentir a emoção. 

Criar uma energia contrária à emoção só gera mais energia negativa. Dessa forma, permita-se sentir a emoção negativa. Deixe que ela flua como um rio, mas não atue a emoção. Se sentir raiva, diga a si mesmo: “Eu aceito a minha raiva e cuido dela”.

2º Não atuar a emoção. 

Sinta a emoção, mas não a atue. Você não precisa seguir a raiva, xingar e nem agredir algo ou alguém. Basta que a sinta e a aceite. Permita-se sentir a emoção, mas sem atuá-la. Olhe para essa emoção como algo que você fabricou e não como sendo você. Da mesma forma que você não é seus pensamentos, você também não é suas emoções.

3º Compreender a origem da emoção. 

É necessário saber que muitas de nossas emoções são disparadas por gatilhos. Veja que se alguém te irrita, a raiva não é gerada naquele momento, mas sim despertada. Então o que a gerou? Por isso é importante compreender a origem de cada emoção. Para isso você precisa pensar racionalmente sobre sua emoção.

Tente compreender por que surgiu essa emoção. O que despertou ela em você? Qual o real motivo que gerou essa emoção? Dessa maneira você aumenta sua consciência sobre suas próprias emoções e isso fará você dominar suas emoções e não ser enrolado por elas.

Gostou do artigo? Então deixe o seu curtir e compartilhe. Assim, eu sei que estou ajudando cada vez mais você a mudar de vida.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.