Compartilhar

por Instituto Ave Lux

Reengenharia mental: Como deixar o pessimismo de lado

Diversas culturas e teorias falam sobre a necessidade de se pensar positivo para viver de forma otimista de modo a mudar a própria realidade. Existem práticas simples e que podem ser realizadas por qualquer pessoa, com resultados rápidos e que permitem que enxerguemos a vida com leveza, seja no trabalho, nas relações pessoais ou em nossa família. Portanto, neste artigo, falaremos de uma técnica chamada reengenharia mental. 

Essa prática, desenvolvida por estudiosos de diversas partes do mundo, é capaz de reestruturar os pensamentos, mudando as perspectivas negativas para uma ótica positiva. Todavia, para alcançar essa mudança é preciso compreender alguns aspectos básicos do funcionamento da mente humana. Vamos em busca da sua mudança?
 
Tudo o que realizamos é projetado, primeiramente, em nossa mente onde começam os nossos pensamentos. Nessa fase é realizado um diálogo interior, que determina a nossa avaliação positiva ou negativa sobre todas as coisas, como por exemplo, se achamos uma determinada função do trabalho boa ou ruim de ser realizada. A partir desse momento, nossa mente funciona como um imã, ou seja, nós vibramos incessantemente frequências magnéticas através dos nossos pensamentos, palavras ou atitudes. A medida que irradiamos nossas vontades (positivas ou negativas) receberemos exatamente o que estamos emitindo. Isso fica bem claro quando as pessoas enfrentam uma dificuldade. Nesse momento elas pensam da seguinte forma: “Isto é difícil” ou “Isto não tem solução!”.
 
Essa atitude, automaticamente, cria barreiras energéticas que irradiam energias negativas. Portanto, o primeiro passo para mudar essa situação é evitar pensar nos problemas e colocar o foco na solução. Como é muito comum não conseguir ver ou pensar em uma solução de imediato, uma dica que dou é adotar a seguinte postura: Tenho certeza que tudo vai se resolver.  Ao enviar esta energia você criará pontes energéticas em sua mente para que a resposta venha até você. 

Pense em coisas positivas para trair ainda mais coisas boas para a sua vida! Exercite sua mente para isso

Desse modo, um exercício que recomendo é começar a agradecer a tudo o que você já tem, praticando a gratidão, pronunciando todos os dias ao acordar as palavras positivas: “Hoje tudo dará certo!”, “Hoje meu dia será ótimo!”, “Hoje terei um dia abençoado!”. Pouco a pouco, você atrairá uma realidade positiva para sua vida.
 
A reengenharia mental é um treinamento que requer muita dedicação, por isso é necessário que você preste atenção em cada detalhe do que pensa ou fala. Veja como você pode mudar frases negativas para positivas com a mudança das palavras. Ao fazer planos, é comum considerarmos as dificuldades para a sua execução e comumente soltamos a seguinte frase negativa: “Meu sonho é viajar para a Europa, mas é tão caro!”. O ideal é fazer a seguinte colocação positiva: “Viajar para a Europa é tão caro, mas eu sei que vou realizar meu sonho!”. Um meio ainda mais otimista de encarar a situação é a seguinte colocação: “Viajarei para a Europa! Vou conseguir!”.
 
Lembre-se, você não vai ignorar as dificuldades, mas tirar o foco delas. Buscar o positivo é o segredo da reengenharia mental. A partir do momento que emitimos uma frase negativa, muito provavelmente vamos nos encontrar justamente com aquilo que gostaríamos de evitar. Isso acontece porque o universo foca nas palavras mais fortes. Por exemplo, ao pensarmos: “Não quero encontrar fulano”, o universo não reconhece o NÃO e recebe a força para a seguinte expressão: “Quero encontrar fulano”. É a mesma coisa que eu dizer para o leitor não pensar em um elefante. É impossível evitar que o grandioso mamífero apareça na sua mente nessa hora.
 
Portanto, a postura de pronunciar palavras negativas ou reclamações é um hábito que precisa ser corrigido, pois reflete nos sentimentos que emitimos através da mente ao universo. São pequenos detalhes como esses que são capazes de mudar a realidade das nossas vidas. É importante compreender que colocamos em nossas palavras o que sentimos e este é o combustível que dá poder às palavras. 

Portanto, basta pensar e repetir que a vida é realmente boa e feliz para você, para atrair pessoas e situações positivas. A partir daí seremos capazes de realizar tudo aquilo que desejamos, pois a força do pensamento otimista pode remover qualquer obstáculo e transformar qualquer situação, já que permite a ação de todas as possibilidades positivas. Por isso, deixe a magia da vida acontecer! Abra seus caminhos! Chame, peça e atraia o que há de melhor para sua vida.

Compartilhar

Instituto Ave Lux

+ artigos

Robby Ares – Psicoterapeuta e diretor do Ave Lux

Psicoterapeuta, professor e pesquisador em Ciências Sagradas, entre elas o Hermetismo, a Kabalá, a Espiritualidade e a Filosofia. Participa e atua como palestrante e ministrante em cursos, seminários, congressos e workshops sobre desenvolvimento holístico (físico, psíquico emocional e mental), comportamental e quântico do Ser. A partir de sua formação, atua em diversas áreas do desenvolvimento humano, buscando orientar os que o procuram no trabalho de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Shirley Aiko Fonseca – Terapeuta holística do Ave Lux

Terapeuta holística, desenvolve estudos personalizados em Radiestesia e Radiônica, com atendimentos individuais e empresariais. Produz trabalhos complementares com técnicas de Cromoterapia e Aromaterapia, sempre voltados à harmonização do indivíduo ou grupo, nos planos mental, emocional e nos ambientes familiares. Desenvolve também estudos em Reengenharia Mental.