Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Como é sua relação com seu crítico interno?

Quantas vezes você já deixou de ser espontâneo porque algum pensamento o deixou receoso de suas ações? Isso é mais normal do que se imagina, e todo mundo passa por isso. Podemos chamar essa voz na cabeça de crítico interno.

O crítico interno são pensamentos que vão se formando de acordo com as experiências de medo, fracasso e frustrações pelas que passamos durante a vida. Aí, quando você vai agir de forma pura e espontânea, surgem aqueles argumentos na cabeça: “Não faz assim se não você vai se machucar”, “Os outros não vão aprovar a sua atitude”, “Deu errado da outra vez, então vai dar errado de novo”. E assim por diante. O problema é que esses pensamentos não estão certos.

Na vida, tudo é movimento e tudo é novo. E, por mais que uma situação seja parecida com alguma do passado, nada é igual. Por isso, as consequências de nossos atos são imprevisíveis. E por isso esses argumentos do crítico interno nunca estão certos, pois não têm como prever o que vai acontecer em uma situação nova.

Isso não quer dizer que sempre tudo vai dar certo e você vai gostar das consequências. Mas, com certeza, a experiência de agir mais espontaneamente e sem interferência desse crítico interno vai te libertar e deixar você agir de acordo com quem é de verdade. Isso traz felicidade! Por mais que algumas pessoas possam não aprovar a forma como você agir, ser sincero consigo mesmo é o primeiro passo para se aceitar e aprender a ser menos crítico consigo mesmo.

Outro problema que pode surgir é quando a voz na sua cabeça te fala argumentos e você tenta contra-argumentar. Então, você se vê em um jogo de pensamentos seus contra os pensamentos do seu crítico interno e, quando perceber, está mais confuso do que estava antes. Somos seres racionais e é normal tentarmos racionalizar tudo o que fazemos. Mas nem sempre isso é necessário.

O segredo para combater esse crítico interno chato e frustrado é dar chance para a espontaneidade e para a criança que mora dentro de você. Observe uma criança e veja como ela responde de forma espontânea e sincera aos estímulos que o mundo dá a ela. Isso acontece porque os críticos internos delas ainda estão sendo formados e, então, as barreiras internas são menores. Então, fica aqui a dica e a reflexão: encontre a sua criança interior e mande o crítico interno ficar bem quietinho. Aos poucos, a sua espontaneidade vai voltar e você vai sentir como é bom aceitar as suas atitudes mais essenciais!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.