Compartilhar

por Erickson Rosa

Como desenvolver todo seu potencial

Cada um de nós possui uma poderosa capacidade de manifestação. Pense que, entre mais de 7 bilhões de pessoas, você é um ser único. Não há ninguém que viveu as mesmas experiências que você nem que tenha tido as mesmas perspectivas e sensações. Neste sentido, você possui uma capacidade de apresentar algo único ao mundo. Mas por que muitas pessoas não conseguem manifestar essa singularidade? É exatamente isso que quero falar a você nesse texto. Quero explicar o que fazer para você desenvolver todo o seu potencial e fazer a diferença em sua vida e na vida das pessoas.

Por que muitos não desenvolvem seu potencial?

Criança com binóculo olhando para o céu

Pense em uma criança cheia de possibilidades. Agora imagine que essa criança não tenha ninguém para ensiná-la a ler e a escrever, que ninguém a ensine a fazer contas ou lhe mostre como o mundo opera. Essa criança teria limitações para conseguir fazer muitas coisas.

Faltaria a orientação de alguém para ajudá-la a aprender. Ao mesmo tempo em que ela acaba ficando limitada em seu mundo, não se pode culpá-la por algo que não foi ensinada.

Da mesma forma é o conhecimento sobre seu potencial.

Autoconhecimento

Mulher meditando em meio a natureza

Todos nós possuímos capacidades incríveis, mas muitos desconhecem tais maravilhosas habilidades porque não se conhecem. Não trilharam um caminho de autodescoberta, de conhecer, profundamente, si mesmo.

Quando conhecemos como nossa mente opera, como nossas emoções nos influenciam, como somos também corresponsáveis por nossa realidade, desenvolvemos uma poderosa habilidade de construir nosso próprio mundo.

As limitações são sempre a nossa visão estreita de nós e do mundo.

Quando ampliamos nossa visão, entendemos que o mundo é maior do que a nossa visão alcança e que somos maiores do que nossas dores e alegrias. Somos seres que temos a mente ampla e manifestações únicas e singulares que podem gerar coisas maravilhosas nesta Terra.

Entretanto não somos culpados por não saber disso. Seria o mesmo que culpar uma pessoa analfabeta por não saber ler. Todos possuímos capacidades que precisam ser trabalhadas e desenvolvidas, por isso nunca devemos nos culpar por erros, falhas, insucessos ou quaisquer coisas ruins que nos tenham acometido.

Porém não devemos ser vítimas das circunstâncias, pois, se nos colocamos nesse lugar, tiramos de nossas mãos qualquer possibilidade de mudança. Precisamos tomar o caminho contrário de nossa própria sina, buscar entender como nossa mente opera e como a realidade das coisas ocorre no mundo. Se não aprendermos sobre essas coisas, o sofrimento é a única certeza.

E como aprender sobre isso? Por meio de um olhar profundo sobre si mesmo e sobre a realidade. É preciso prender que há um caminho interior que podemos e devemos trilhar. O caminho do autoconhecimento não é algo fácil ou cheio de flores. É um caminho sinuoso e que muitas vezes nos dá vontade de desistir e de não olhar para essas partes profundas de nós mesmos. Mas se somos corajosos e aprendemos a olhar, seremos capazes dos feitos mais incríveis.

Você também pode gostar:

Procure um psicólogo, medite, contemple seu interior... Seja qual for a prática que escolher, saiba que conhecer si é algo que lhe levará a despertar seu potencial. A vida é muito preciosa para perdermos tempo indo a shoppings e passeando pelo mundo sem ter um propósito.

Você é um ser muito mais especial e capaz do que pensa. Está na hora de despertar e apresentar ao mundo tudo o que você tem a oferecer. O mundo merece isso e você também. Está esperando o quê?

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.