por Erickson Rosa

Como mudar para 2018 mudando suas energias

A impermanência sempre nos atinge. Estamos chegando ao final de mais um ano e com ele sempre vem um balanço daquilo que fizemos e dos novos projetos que teremos para um novo ano que começa. Porém, para conseguirmos estabelecer mudanças em nossas vidas, temos que primeiro modificar aquilo que geram as situações negativas e destrutivas e as quais dificultam o nosso caminho. Neste texto, quero tratar sobre o principal gerador dos problemas em sua vida, apresentar uma solução e uma forma para começar bem 2018.

O principal gerador de problemas

Falando de uma maneira objetiva, o principal gerador de nossos problemas é a nossa própria mente. Como isso acontece? Eu não sei se você já se sentiu planejando várias coisas para o ano que começa e que durante o ano se esquece, ou até mesmo acaba mudando as suas prioridades. Várias coisas acontecem que tiram seu equilíbrio do objetivo proposto inicialmente. Isso acontece porque não foi desenvolvida a habilidade de manter a energia estável. Nossa energia oscila e isso tira o nosso foco. Os eventos externos mexem com as nossas estruturas internas e acabam modificando as nossas pretensões e objetivos que traçamos durante determinada situação, pois arrasta a nossa mente e as nossas emoções. Quando nos damos conta, a nossa mente é carregada por nossa energia descontrolada e logo a nossa mente é como uma canoa em um rio turbulento. 

A capacidade de se manter em um determinado objetivo depende da sustentação que a mente da pessoa consegue manter, sem ser arrastada e ser controlada por emoções negativas. Essa sustentação precisa de uma energia para ocorrer. Talvez fique mais fácil de compreender com um exemplo. Digamos que seu objetivo nesse ano seja abrir seu negócio próprio. A pessoa precisa ter uma certa estratégia e manter a energia focada, pois terá uma série de dificuldades iniciais. Precisará ter concentração, persistência e energia equilibrada para não desistir frente a algumas situações não esperadas. Terá que ter a mente e a energia equilibradas para lidar com as emoções, como a frustração, o desespero e outras que podem surgir.     

Como equilibrar a energia

Como tudo na vida, precisamos de treino se quisermos estabelecer um equilíbrio de nossa energia. Devemos ser capazes de agir com uma ação de poder. Quando falo poder, refiro-me a ter o poder sobre sua própria energia, de não ser reativo a qualquer coisa que aconteça em sua vida, de agir de maneira serena, mesmo diante de situações difíceis, pois são nessas situações que você precisa de uma energia equilibrada.

A essência da meditação é oriunda desse objetivo. O ato de meditar tem como função ajudar você a equilibrar sua energia, para que consiga ter mais concentração, mais estabilidade e mais capacidade de discernimento de suas emoções. Quando repousamos a nossa mente e iniciamos na prática, inicialmente, sentimos a dificuldade de controlar os impulsos que brotam de nosso interior. Isso ocorre porque a nossa mente está acostumada a ser reativa, a ser a canoa na correnteza. Entretanto, podemos mudar essa realidade através da prática meditativa, buscando ter o poder mais importante que tanto ignoramos e que mais nos falta: o poder sobre as nossas próprias ações. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.