Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Esmeralda: Tudo sobre seu significado e formas de uso

O mundo das joias e das pedras preciosas possui alguns elementos que são muito bonitos. Entretanto a beleza apresentada por esses acessórios não é o único benefício que é oferecido por eles. Muitas vezes, esses cristais possuem certas características bastante marcantes que nos oferecem uma série de vantagens.

A esmeralda, por exemplo, é uma pedra bastante conhecida no mundo da joalheria e também é muito poderosa, porque é encontrada na natureza, por isso é capaz de absorver a sua energia. Dessa forma, os seres humanos são capazes de se beneficiar da carga emanada por ela.

Para que isso seja possível, entretanto, é necessário que a gente conheça todas as suas particularidades. A sua história, inclusive, pode nos dar algumas dicas das melhores formas de utilização. Por esse motivo, o Horóscopo Virtual criou um artigo especial sobre essa pedra. Confira!

Cristalomancia: entenda o poder das pedras

A origem das esmeraldas

As esmeraldas são pedras que, desde a sua descoberta, sempre foram muito populares. Seja pela sua cor vibrante ou pelas suas fortes energias, as pessoas sempre foram cativadas por esse cristal. Sendo assim, ao longo da história, ela fez parte de diferentes culturas. Conheceremos aqui um pouquinho sobre o seu papel em vários períodos de tempo e partes do mundo.

Os egípcios, por exemplo, acreditavam que as esmeraldas eram capazes de nos proteger contra tudo aquilo que era negativo, fossem energias ou espíritos. Além disso, também eram utilizadas por aqueles que procuravam entender e até mesmo prever o futuro.

Já os judeus procuravam obter maior conexão com o divino por meio da esmeralda. Por isso, era muito comum encontrar essa pedra em igrejas, onde religiosos utilizavam colares feitos com ela. Os romanos, por sua vez, procuravam transformar toda a tristeza em alegria, saúde e paz com o cristal. Não só isso: marinheiros acreditavam que, com ela, teriam uma viagem mais calma e segura.

A partir do século XVIII, as pessoas passaram a ver a esmeralda como um tipo de amuleto protetivo. Assim, venenos não atingiriam os indivíduos que utilizassem qualquer tipo de acessório com a pedra. Ao mesmo tempo, mulheres que queriam engravidar ou ter um bom parto também utilizavam colares com esse cristal.

Percebe-se, então, que ao longo do tempo, a esmeralda teve papel importante em diferentes culturas, principalmente por conta de suas características místicas, que não só nos oferecem proteção, mas também segurança, vitalidade e saúde.

O significado da esmeralda

A origem do termo esmeralda surgiu da palavra “smaragdos” que, em grego, significa “pedra verde”. Sendo assim, a sua coloração contribuiu bastante para o seu nome. Entretanto o significado da esmeralda pode variar de acordo com cada cultura.

Ainda segundo os gregos, a esmeralda ficou conhecida como “a deusa verde de todas as pedras”, por esse motivo possui forte ligação com Afrodite. Já os egípcios adotaram o termo Pedra do Amor, enquanto os romanos utilizavam o cristal para homenagear Vênus.

A cor esmeralda

A pedra esmeralda é caracterizada por um verde brilhante muito belo que sempre chama atenção das pessoas. Por esse motivo, esse tom bastante específico também passou a ser chamado, popularmente, de esmeralda.

Por esse motivo é importante ficar atento: quando uma pessoa diz simplesmente “esmeralda”, ela pode estar falando tanto da pedra quanto da cor. Para desvendar esse mistério, devemos ficar atentos ao seu contexto.

Tudo sobre a Pedra da Lua: conheça seus poderes e como usar

A pedra esmeralda e os seus benefícios

Como já foi citado anteriormente, a esmeralda é uma pedra que possui grandes elementos místicos. Por esse motivo, é capaz de oferecer diferentes tipos de benefícios não só para o nosso corpo, mas também para a nossa alma.

Isso porque, além de nos proporcionar maior proteção e segurança, a pedra esmeralda também é capaz de nos acalmar, diminuindo até mesmo os sintomas da ansiedade. Assim, aproveitamos melhor tudo aquilo que está ao nosso redor, nos concentramos com mais facilidade, por isso tomamos decisões melhores, tudo isso ao mesmo tempo em que essa pedra nos agracia com mais paciência e empatia.

Não só isso: a pedra esmeralda também possui uma cor muito marcante, um verde extremamente vibrante. Isso faz com que ela possua um grande poder de cura e de reconstrução, ajudando até mesmo em nosso rejuvenescimento.

Como utilizar a esmeralda?

A melhor forma de utilizar uma esmeralda de maneira vantajosa é adquiri-la em formato de joia. O anel e o colar são opções bastante populares, que, além de benéficas, são muito belas.

O anel de esmeralda, inclusive, está se tornando bastante popular entre noivos, formandos e indivíduos que nasceram no mês de maio. Existem diversas opções disponíveis, desde pedras maiores até as mais delicadas e simples.

Pelo fato de a esmeralda ser uma pedra bastante cobiçada, o seu valor é um pouco elevado, entretanto o investimento vale a pena!

Lembre-se, contudo, de que a esmeralda é um cristal muito poderoso. Por isso, quando usada constantemente, pode acabar interferindo em nossa vida de maneira negativa. Utilize-a, então, com moderação e em momentos estratégicos de sua rotina. Assim, você irá absorver todos os seus benefícios da maneira correta!

Caso você queira, também é possível deixar uma pedra esmeralda de tamanho relativamente grande no ambiente. Assim, o local será energizado de maneira geral e coletiva, proporcionando bem-estar para todos que passarem por ali.

Saiba quais são as pedras de cada signo

Como cuidar da esmeralda?

Para que a sua esmeralda continue sempre energizada, é importante que você tome algumas medidas.

Lavá-la em água corrente, por exemplo, é uma excelente opção. Se você adicionar sal grosso ou até mesmo marinho, melhor ainda! Nesse processo, é importante ter em mente que nunca se deve colocá-la em água parada!

Por fim, para energizá-la novamente, você pode deixá-la tomando um banho de sol por cerca de uma hora ou tomando um banho de lua por cerca de quatro horas.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.