por Equipe Horóscopo Virtual

Liberte sua mente por 1 minuto

Um dos ensinamentos orientais mais importantes que podemos ter é sobre o poder da mente. Aprendizados ligados ao Budismo, ao Taoísmo e à Yoga dizem muito sobre a importância de controlar a mente para ter o comando da vida e da realidade que te cerca. Nós, ocidentais, sabemos muito bem como é difícil controlar os pensamentos e manter a mente em equilíbrio nessa rotina corrida que estamos tão acostumados. A boa notícia é que todos temos a capacidade de controlar melhor os pensamentos. Com um exercício de cada vez e com a prática constante, tudo pode melhorar.

Quando você sentir que está pensando demais, ou que está com muitas dores de cabeça, ou que não consegue encontrar soluções para os problemas por estar com os pensamentos incontroláveis, tente fazer esse exercício de visualização:

  • Vá para um lugar onde ninguém possa te incomodar por alguns minutos.

  • Desligue o celular e qualquer outro aparelho que possa te atrapalhar.

  • Coloque uma roupa confortável. Não deixe nada “pegando” ou incomodando o seu corpo (mente e corpo estão conectados).

  • Feche os olhos e respire com calma.

  • Agora, com os olhos fechados, imagine uma sala. Essa sala será a representação de sua mente e cada pensamento seu será um objeto dentro desse ambiente.

  • No começo você pode deixar a imaginação solta. Se vier um pensamento sobre o trabalho, como ele ficaria dentro de sua sala? Se vier um pensamento sobre a família, em que objeto ele estaria representado? Fique alguns minutos modelando essa imagem mental de seus pensamentos, para que você comece a criar consciência sobre quais estão na sua sala por mais tempo e são mais fortes.

  • A etapa acima pode durar várias tentativas, mas não desista, continue fazendo esse exercício várias vezes. Depois que conseguir visualizar bem a sala da sua mente, comece a interferir nela aos poucos. Primeiro, pegue os objetos que você não quer mais e jogue-os fora. Você pode abrir uma janela, uma porta ou criar um lixo com a sua imaginação para descartar esses objetos.

  • Com a sala mais limpa, tenha consciência de quais objetos (pensamentos) você quer manter por lá.

  • Depois disso, pinte a sala toda de branco. Faça sem pressa. Depois de mudar a cor do local, você pode guardar os objetos que gosta em algum lugar para deixá-la vazia e depois tirar esses objetos só quando precisar deles.

Com o tempo, as visualizações ficam mais fáceis de serem feitas. O objetivo desse exercício é criar a consciência de como existem pensamentos que não precisamos nos ligar a todo o instante e, com treino, aprendermos a nos desligar deles. Quando você conseguir chegar nesse estágio, vai perceber como manter a mente limpa, nem que seja por apenas um minuto, pode mudar totalmente a sua disposição e energia durante o dia. Não tenha pressa, pratique sempre e veja a evolução acontecer aos poucos. A sua mente agradece! 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.