Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Lixo mental: saiba o que é e como limpá-lo

Quando você chega ao fim de um dia cheio, como estão os seus pensamentos? A maioria de nós não consegue cultivar otimismo ao passar por situações difíceis ou estressantes, e o resultado disso pode ser muito prejudicial.

O lixo mental é o conjunto de pensamentos negativos que temos diariamente ou durante algum período de tempo. Ele é responsável por diminuir nossos níveis de ânimo, de alegria e de autoconfiança.

Se você tem pensamentos desse tipo, saiba que eles são, em certa medida, inevitáveis. Em momentos desafiadores, ou ao lidar com situações desagradáveis, os pensamentos positivos tendem a entrar em pausa.

Apesar disso, é importante se esforçar para que o lixo mental não seja a maioria dos seus pensamentos. Então continue lendo o artigo para se aprofundar nesse assunto e se proteger do que está poluindo a sua mente!

O que causa o acúmulo de lixo mental?

Depois de entender o que é lixo mental, está na hora de entender quais situações e atitudes podem resultar nesse acúmulo de negatividade. Atente-se aos seguintes fatores:

1) Excesso de conteúdos negativos

Pessoa branca usando celular.

Acompanhar as notícias é fundamental para nos mantermos informados, mas é preciso fazer um filtro. As reportagens sensacionalistas e os conteúdos que apenas exploram a dor alheia devem ser evitados, porque só nos trarão sentimentos ruins.

2) Reclamar o tempo todo

Quando temos um trabalho que não nos satisfaz, ou uma rotina exaustiva, as reclamações ocupam uma grande parte dos nossos dias.

Aprenda a manter o otimismo, apesar da pandemia

É claro que vamos nos incomodar com uma coisa ou outra, mas não devemos tornar isso maior do que já é.

3) Criticar outras pessoas

Mulher branca sentada num banco olhando para pessoas.

Fazer fofoca, falar mal dos outros e criticar excessivamente a si mesmo são atitudes que aumentam consideravelmente o lixo mental. Isso porque estamos sempre focando os aspectos negativos de algo ou de alguém, minimizando as partes boas.

4) Ambiente de trabalho estressante

É difícil encontrar um trabalho que não tenha momentos de estresse. Porém, se esses momentos são frequentes na sua rotina, tente procurar uma ocupação mais leve, que não comprometa o seu otimismo e o seu bem-estar.

5) Comportamento passivo-agressivo

Pessoa segurando placa com emoji de rosto bravo.

Um comportamento passivo-agressivo pode parecer inofensivo, mas ele é um grande responsável pelo acúmulo de lixo mental. Afinal, provocamos mal a outra pessoa de forma sutil e intencional, cultivando pensamentos negativos nela e em nós mesmos.

Como limpar o lixo mental

Já que nem sempre conseguiremos evitar situações que provocam o acúmulo de lixo mental, é fundamental saber como limpar as nossas mentes.

Descubra se você é uma pessoa otimista ou pessimista

Confira as dicas que preparamos para isso.

1) Pratique meditação

Mulher branca meditando.

A meditação é um exercício fundamental para refletir sobre as dificuldades do dia e para colocar os pensamentos no lugar. Com ela, você pode lidar melhor com o estresse e com o cansaço, sentindo-se melhor.

2) Aumente sua gratidão

Pense sobre tudo que você já conquistou na sua vida e sobre todas as pessoas que te ajudam diariamente. Esses são ótimos motivos para sentir gratidão, não é? Lembre-se de agradecer por cada oportunidade de se desafiar, de se divertir e de ser quem você é.

3) Fale sobre seus sentimentos

Jovem branca deitada na cama.

Ao evitar falar sobre nossos sentimentos, acabamos fomentando a raiva, a mágoa e o ressentimento. A longo prazo, esse lixo mental pode prejudicar qualquer tipo de relação. Então use o diálogo para comunicar seus incômodos, seus anseios e suas dúvidas.

4) Encontre atividades prazerosas

As atividades prazerosas são essenciais no seu dia a dia, porque são elas que lhe dão energia, bem-estar, relaxamento e uma chance de se desconectar da rotina.

Motive-se a fazer uma limpeza energética nos ambientes

Portanto separe um tempo na sua rotina para se dedicar a um hobby.

5) Faça terapia

Homem branco sentado num sofá marrom e a mão na testa.

Muitas vezes, não conseguimos lidar com pensamentos negativos sem ajuda profissional. Se esse é o seu caso, considere a possibilidade de fazer terapia. Assim, você será capaz de lidar melhor com seus problemas, além de limpar o lixo mental acumulado em você.

Com base nas informações apresentadas, podemos concluir que o lixo mental tende a comprometer o bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa. Quando não nos atentamos a isso, atitudes e situações poluem nossos pensamentos, e então precisamos fazer uma limpeza. Aproveite as nossas dicas para manter a sua mente em equilíbrio!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.