Compartilhar

por Erickson Rosa

3 formas de ampliar a capacidade de sua mente

Nossa mente é uma ferramenta incrível, que possui muitas possibilidades, mesmo que você não as perceba. Por exemplo, nossa mente automatiza diversos comportamentos e ações de maneira a gastar menos energia. Possuímos também a capacidade de fala, algo que nos diferencia dos outros animais e também de armazenar o conhecimento aprendido. Mas de todas essas capacidades, quero focar especialmente em uma: a capacidade de aprender.

A capacidade de aprender e ampliar o conhecimento, permite que tenhamos maiores recursos diante de situações difíceis e permite que possamos aproveitar a vida de maneira mais satisfatória. Quando falo da capacidade de ampliar o conhecimento, refiro-me também a capacidade de ampliarmos nossa visão para lidar com as situações, de ampliarmos nossa visão para podermos também ajudarmos as pessoas que estão em nossa volta. Por isso, vou mostrar 3 maneiras de você ampliar a capacidade de sua mente.

Como cultivar uma mente pacífica

1º - Busque ler livros que te agregam conhecimento REGULARMENTE

Uma das grandes conquistas da humanidade é a capacidade de acumular conhecimento através da escrita. Livros nos auxiliam, mas não qualquer livro. É importante ler livros que lhe tragam habilidades e conhecimentos, que te ajudam e te trazem meios hábeis para lidar com momentos difíceis e momentos em que as pessoas precisam de você. Ao aumentar seu arquivo de leitura, não apenas isso irá enriquecer suas capacidades, como também irá ampliar sua mente. Claro que livros de história são ótimos e emocionantes, mas quando lemos livros que agregam para nosso conhecimento, estamos avançando uma nova etapa em nossa vida.

Exemplos de livros que você pode começar a ler: livros que falem sobre meditação, que ensinam como lidar com seu dinheiro, que te ensinem a se relacionar melhor, a relaxar, etc. Claro que essa é a primeira dica, mas ela é importante para as outras duas que vem a seguir.

Entenda mais sobre o poder da meditação

2º - Ensine as pessoas tudo o que você aprendeu

Existem várias formas de aprendizado, mas com certeza a que mais dá resultados é ensinar. Quando ensinamos o conhecimento que adquirimos, fixamos em nossa mente esse conhecimento e assim ampliamos nossa capacidade. Muitas pessoas preferem guardar o conhecimento para si, mas ao ensinar aumentamos nossos méritos e aumentamos nossa capacidade mental, pois ao falar sobre o conhecimento já internalizado, ela ganha novos significados e elaborações, aumentando nossa visão sobre o assunto.

Claro que para ensinar você precisa estar devidamente apropriado daquele conhecimento, por isso é importante ler livros e se dedicar a aquilo que você quer aprender. Assim você aumenta seu conhecimento e sua potencialidade mental.

Os 5 principais pensamentos que sabotam a sua vida

3º - Cultive uma mente pacífica.

Quanto mais irritados e estressados estivermos, menos iremos conseguir pensar e refletir diante de situações difíceis. Em nossa sociedade sofremos muito com a ansiedade e o estresse, mas muito disso se dá porque não sabemos que podemos cultivar uma mente calma e tranquila. O cultivo dessa mente calma e tranquila se dá através de práticas que vão desde meditações até contemplações de nosso próprio estado mental. 

Essa terceira parte irei escrever um texto específico sobre isso, para ajudar você a desenvolver mais a capacidade de sua mente. Mas você já pode começar pelas primeiras dicas, pois se você leu esse texto até o final, acredito que seja uma pessoa que busca sempre ampliar sua visão e conhecimento. 

Leia mais: A felicidade e a eficiência de uma mente serena

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.

site www.coachmatinal.com.br

email [email protected]

celular (51) 99543-3715