por Elizabeth Nakata

Luas aéreas

Os signos do elemento AR, Gêmeos, Libra e Aquário, têm em comum o fato de serem mais racionais, ligados ao mental, extrovertidos e comunicativos. A Lua fornece indicações, entre outras, sobre as reações emocionais.

Quando encontramos, em um Mapa Natal a lua localizada em um desses signos, sabemos que a pessoa sentirá os eventos sob uma ótica mental. Não se entregará às emoções, ao contrário, tudo passará primeiro pela cabeça, será pensado e ponderado, para depois atingir o coração.

Um dia meu filho, então com 12 anos, me perguntou sobre o relato bíblico da expulsão de Lúcifer do paraíso. Ele tem a lua em Aquário. Contei que ele era um anjo de luz, sábio e que estava sempre próximo a Deus. Um belo dia ele pensou ser tão importante que poderia pleitear a igualdade. Aí se deu mal e foi expulso do paraíso, junto com os outros anjos amotinados.

Diz a história bíblica que, durante três dias e três noites choveram anjos do céu para a terra. De primeira, coisa bem típica dos signos de Ar, ele processou o que eu dissera e devolveu da seguinte forma: - Vejamos, Lúcifer era o principal executivo, abaixo apenas do big boss. Aí ele planejou um golpe, junto com outros acionistas, para depor o presidente. Só que não imaginou que Deus era megapoderoso, conseguiu descobrir o golpe antes de consumado e, na assembleia, demitiu o carinha. Então, Lúcifer teve que se mandar com os simpatizantes, e fundou uma empresa que passou a operar na clandestinidade.

Caí na gargalhada, mas é uma versão, digamos, mais moderna e bem típica de um signo de Ar. Entretanto, apesar de ser do mesmo elemento Ar, cada signo tem uma característica própria. Geminianos são mais comunicativos, conhecem todo mundo, fazem conexões entre as pessoas, são ótimos vendedores.

Librianos são os anfitriões perfeitos, organizam como ninguém grupos com interesses afins, querem ver todo mundo bem, em paz e, de preferência, casado e feliz. Aquarianos têm a agenda mais completa, com pessoas de todas as tribos. São aqueles que têm um número imenso de amigos adicionados no orkut. Não gostam de dar ordens e detestam ser vigiados.

Outra característica do signo de Ar é a surpresa, o inesperado e o humor. Mais outra história de meu filho, dessa vez aos sete anos. Exposição de Renoir no Masp. Telas afixadas nas paredes, salas divididas por temas, espectadores em fila caminhando lentamente, com as pessoas parando em frente aos quadros, apreciando, anotando. Silêncio na sala.

Lá pela metade da exposição, na sala dedicada aos nus, o garoto fala baixo, mas, mesmo assim, em meio ao silêncio, a voz quebra a liturgia e é ouvida por todos que estavam próximos, com a seguinte observação: - Caramba, o cara era um tarado. Só pintava mulher nua! No mais, na hora de um sufoco, um acidente em que alguém precisa ter juízo e raciocinar friamente, nada melhor que alguém com a luazinha aérea. Essas pessoas conseguem pensar nas várias saídas, acionar os contatos certos e resolver com rapidez, precisão e eficiência os problemas.

Num momento de acidente e emergência, melhor ter por perto alguém com lua em signo de ar do que alguém com lua em signo de água. Esses de água segurarão a mão, chorarão junto e até mesmo desmaiarão, mas nada de se tocar que a ambulância precisa ser chamada, os parentes avisados e o médico acionado. Os de lua em signo de terra então... Primeiro irão pesquisar se a vítima tem consigo a carteira da assistência médica, caso contrário, melhor encaminhar para hospital público.

Já as pessoas de lua em signo de fogo vão mobilizar todos em volta, identificar quem tem carro que possa transportar a vítima rapidamente até o hospital mais próximo, agitar tudo, entrar no carro e mandar correr a toda para, três quarteirões depois, descobrir que na pressa esqueceu de trazer o acidentado! Claro que isso não é regra geral, apenas um exemplo de como reagimos em situações de emergência, de acordo com a posição lunar no Mapa Natal.

A lua, entre outras coisas, explica nossas reações emocionais ao inesperado. Para saber mais sobre isso é necessário estudar o Mapa Natal. Além do signo, saber em qual área (Casa do Mapa) se encontra e se guarda alguma relação (aspecto ou ângulo) com outro planeta. Como informação, os signos do elemento Ar: Gêmeos, Libra e Aquário; de Água: Câncer, Escorpião e Peixes; de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio e de Fogo: Áries, Leão e Sagitário

Elizabeth Nakata

+ artigos

Astróloga, Jornalista e Radiestesista.