Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Mitos lunáticos sobre a Lua

A lua causa deslumbramento pela sua beleza e por estar tão perto da Terra. Diante dessa proximidade, mitos surgiram e foram espalhados na cultura popular. Mas será que tudo o que ouvimos sobre a lua é verdade? Confira alguns desses mitos e a explicação científica por trás de cada um deles.

Lunáticos

Você já deve ter ouvido a expressão que alguma pessoa meio maluca é “lunática”. Essa expressão surgiu por uma crença de que na lua cheia algumas pessoas ficam loucas. Essa lenda surgiu por causa da lenda do lobisomem, que era um homem que se transformava em lobo na lua cheia. Por mais que algumas pessoas acreditem na teoria lunática, foi feita uma pesquisa científica em 1985 para estudar se as fases da lua tinham alguma influência no comportamento humano e em outros fatos que o senso comum costumava associar a ela como, por exemplo, partos, crimes e surtos psicóticos. Foi constatado que os lunáticos nada tinham em relação com a lua, pois eles eram malucos todos os dias mesmo.

Superlua

Outra lenda é de que a superlua tenha influência sobre catástrofes naturais no planeta Terra. O termo superlua é utilizado quando a lua cheia está no ponto de sua órbita mais próxima da Terra. O que é fato é que, nesse ponto de sua órbita, a lua tem um “puxão” gravitacional um pouco mais forte sobre a Terra, o que aumenta em 42% a força sobre marés e impacta na altura delas. Por outro lado, estudos científicos mostram que essa mudança na altura das marés não é forte o suficiente para causar alguma catástrofe como tsunamis ou terremotos. Então, pode ficar tranquilo em relação à superlua!

Pouso lunar

Uma das teorias da conspiração que mais é discutida na internet é sobre a fraude do pouso lunar. Ao analisar fotos, os internautas encontram diversos pontos que poderiam ser considerados fraudes como, por exemplo, o vento que balança a bandeira norte-americana ou a poeira sobre a espaçonave. A verdade é que amostras de rochas lunares foram trazidas para a Terra e analisadas por cientistas qualificados. Todos eles comprovaram a autenticidade do material coletado e todos os fenômenos observados nas fotos foram explicados com estudos de física. Por mais que os cientistas expliquem, esse é um mito que as pessoas gostam de acreditar, pois alimenta a necessidade de mistério e suspense que as pessoas buscam em suas vidas.

Lua de queijo verde

O poeta inglês John Heywood, que publicou as suas obras no século XVI, em certo poema fez uma piada dizendo que a lua era feita de queijo verde. “Ye set circumquaques to make me beleue/Or thinke, that the moone is made of gréene chéese.”. Em tradução livre: “Vocês criaram circunstâncias para me fazer crer/ou pensar que a lua é feita de queijo verde”. O problema é que, séculos depois, algumas crianças leram esse poema e acreditaram que ele era verdade, o que criou o mito da lua de queijo verde.

Orgulho nacional

Ao contrário do que se acredita, o esforço para levar o homem à lua não tinha muito apoio da população dos Estados Unidos. O governo mostrou a conquista como símbolo de orgulho nacional, devido à Guerra Fria que colocava o país numa luta ideológica contra a União Soviética, mas, na verdade, a população não aprovava os gastos exorbitantes que foram feitos para isso acontecer. Levar o homem à lua sai caro e a população americana tinha a consciência de que esse dinheiro saia dos impostos que ela pagava, por isso não apoiava tanto essa ideia.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.