por Equipe Horóscopo Virtual

O que é a psicologia reversa?

O que é psicologia reversa? 

Já ouviu aquela frase: "Tudo que é proibido é mais gostoso"? Você já sentiu vontade de fazer exatamente o contrário do que os avisos de boa conduta diziam? Pois é, sinto-lhe dizer, mas você estava sob os efeitos da psicologia reversa.

Como funciona 

Leia também: Os quatro elementos e a psicologia do ser humano - Parte 1

O princípio da psicologia reversa é a liberdade. Nós temos uma necessidade muito grande de nos sentirmos livres, e sentir que nosso livre arbítrio está completamente operante. A grande questão é: muitas pessoas, sabendo do funcionamento da psicologia reversa, tentam usar isso para manipular as pessoas ao seu redor. Você se lembra de quando era pequeno, e sua mãe dizia algo como "Você não pode comer isso", e você fazia exatamente o contrário? Agora, você finalmente sabe o motivo para ter começado a gostar de brócolis! A psicologia reversa nada mais é do que sentir nossa liberdade ameaçada, e ter o desejo de fazer exatamente o contrário visando reafirmar o nosso poder sobre nossas ações!

Cuidado com que você tenta manipular 

É claro que esse artifício tende a funcionar mais com crianças na faixa de 2 a 4 anos, pois elas não têm o sistema cognitivo tão desenvolvido a ponto de entender que há alguém tentando manipular seus pensamentos. Contudo, após os 4 anos, a criança já passa a ter mais personalidade, e começa a entender os jogos psicológicos dos adultos. Outro fato interessante é que a psicologia reversa tende a funcionar melhor em pessoas teimosas, irritadas e emotivas demais, pois elas tem uma vontade maior de provar seu valor, já as pessoas mais tranquilas e complacentes não caem tanto na armadilha. 

Agora que você sabe como tudo que é "proibidão" mexe com a sua cabeça, preste mais atenção quando se comunicar com os outros: às vezes, tem alguém brincando com suas emoções, e você nem está sabendo. E, claro, sinta-se à vontade para tentar a sorte ao manipular alguém — ainda que não recomendemos isso! Ninguém merece tentar convencer uma criança a comer todos os vegetais, não é mesmo? Mas, no fim, é uma pena que essa técnica não funcione com outros animais, seria incrível ensinar os cachorros a fazerem xixi no lugar certo com a psicologia reversa...


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.