por Equipe Horóscopo Virtual

O que são os gatilhos emocionais?

Ao longo de nossa vida, descobrimos diferentes emoções e sensações. Ao longo de nossos dias, as experimentamos seguidas vezes, nem sempre com controle do que vamos sentir ou demonstrar. O fato é que as emoções são as manifestações mais sinceras que podemos ter, afinal, elas deixam transparecer nosso verdadeiro eu e nos mostram a maneira mais vulnerável que podemos ficar. 

Algumas emoções são ainda mais obscuras e aparecem em nosso cotidiano por meio de gatilhos emocionais sem que a gente perceba. Os gatilhos são espécies de sensores que possuímos para determinadas situações que nos remetem a outras cenas ou fases de nossas vidas e nos fazem reagir da mesma maneira, o que pode parecer extremamente inexplicável para os outros e até para nós mesmos.

Os gatilhos geralmente remetem às situações que vivemos em nossa infância, mas também podem acontecer com qualquer outra fase da vida. Em sua maioria são reflexos de traumas que nos marcaram, mas também em algumas situações podem ser marcas de alguma situação realmente intensa que vivemos independentemente de ser boa ou ruim.

Leia também "5 dicas para não se tornar uma vítima emocional"

Para ficar mais fácil de entender, exemplifico. Imagine que uma menina cresceu durante toda a sua infância e passou parte de sua adolescência vendo os pais em constante conflito com questões de traição e desrespeito mútuo. Ela pode ter passado por tudo isso sem grandes danos aparentes, mas quando cresceu não consegue relacionar-se profundamente com ninguém, pois sempre que alguém começa a ser íntimo e uma briga ou mesmo um desentendimento brando acontece, ela se afasta. Isso é um padrão desencadeado por um gatilho emocional que foi causado por uma situação traumática que a acompanhou durante uma parte de sua vida.

O problema é que muitas pessoas não conseguem identificar esses gatilhos emocionais e passam a repetir situações incômodas em suas vidas, ou então a sempre se sentir de maneira ruim diante de algumas situações, ficando presas em uma roda sem fim. Por isso, é preciso sempre estar atento ao que se sente e a tudo que realmente importa em sua vida.

Processos de autoconhecimento são profundamente indicados para que todos possam lidar com os gatilhos emocionais de maneira sadia, até que os usem apenas a seu favor ou simplesmente os excluam de sua existência. É de extrema importância ter em mente que as coisas não se repetem sempre, sua vida pode ser diferente se você permitir. Use os gatilhos emocionais para conhecer-se e para ajudar em sua evolução, mas jamais deixe que eles os aprisione em situações que você não quer e nem precisa estar.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.