Compartilhar

por Equipe Conversion

A posição que você dorme diz muito sobre sua personalidade

Nosso corpo e nossos hábitos, pouco a pouco, revelam muito sobre nossa personalidade. A postura, movimentos e até o modo como dormimos são capazes de expressar nossos traços mais marcantes.

De acordo com a psicanálise, enquanto dormimos tranquilamente em um macio e confortável colchão, nosso inconsciente se liberta de censuras e das pequenas repressões que passamos durante o dia. Por isso, a posição na qual dormimos pode dizer muito sobre nós. Confira!

Índice de conteúdo

Barriga para baixo + braços abertos

Mulher deitada de barriga para baixo com braços abertos

Essa é uma das posições mais relaxantes e despretensiosas, afinal ficar de barriga para baixo alivia todo o peso das costas e os braços abertos dão aquela sensação de “hora do descanso, fiz tudo o que pude hoje”. Essa posição revela uma personalidade aberta, divertida e alegre, contudo também pode esconder um lado inseguro e ansioso.

Franco, quem dorme assim costuma ser direto sobre o que quer, mesmo que possa soar um tanto direto demais, e também não tem medo de assumir riscos. Conhecidos por serem pessoas cheias de espírito, quem dorme nessa posição vive cada dia como se fosse uma aventura única e imperdível.

 

Barriga para baixo + mãos debaixo do rosto

Garoto dormindo de bruços com mão embaixo do rosto

Essa posição não revela muito sobre uma personalidade, mas sobre um estado de espírito.

Descubra o que os seus hábitos de sono dizem sobre você

Quem dorme com a barriga para baixo e as mãos debaixo do rosto não costuma estar passando por uma fase boa. Afinal é como se a pessoa estivesse dormindo emburrada, na busca de algum conforto. As mãos sob a cabeça, somadas à barriga para baixo, podem expressar um segredo guardado, algum tipo de receio ou medo de ser mal compreendido ou simplesmente aquela insatisfação por algo não estar saindo como planejado, e a hora de dormir é quando finalmente expressamos o que não temos respondido às pessoas quando perguntam sobre nosso bem-estar: “Não, não está tudo bem”.

Posição fetal

Mulher dormindo em posição fetal

Essa posição é uma das mais populares e se caracteriza por deitar de lado um pouco encolhido com as pernas uma sobre a outra. Quem dorme nessa posição costuma se mostrar uma pessoa forte e confiante para a sociedade, mas por dentro esconde um lado tímido e sensível. Além disso, essa posição também é comum para aqueles que estão buscando uma sensação de conforto e segurança, principalmente depois de um momento de carência ou de algum tipo de decepção ou trauma, uma vez que todos já estivemos nessa posição quando estávamos na barriga de nossas mães.

Barriga para cima + braços cruzados sobre o corpo

Mulher deitada com braços em cima da barriga

Quem dorme de barriga para cima e os braços cruzados sobre o corpo costuma estar enfrentando alguma insatisfação. Os braços cruzados indicam um comportamento defensivo. Assim, é de se esperar que você esteja se sentindo ameaçado emocionalmente de alguma forma, por conta de alguma pressão do trabalho, insegurança no campo amoroso, cobrança no campo familiar ou qualquer outra questão que o leve a sentir que precisa se defender. É comum que quanto mais cruzados os braços estejam, mais tenso e ameaçado você esteja se sentindo, principalmente se até as mãos estiverem fechadas.

Saiba quantas horas cada signo precisa dormir

Barriga para cima + mãos entrelaçadas debaixo da cabeça

Senhora deitada com mãos atrás da cabeça de barriga para cima

Quem dorme de barriga para cima e mãos entrelaçadas debaixo da cabeça mostra que está completamente de bem com a vida. Essa pessoa se mostra confiante, além de estar ciente de suas ações e ter a consciência limpa em relação ao momento que está vivendo.

O peito à mostra revela que ela está pronta para qualquer desafio e não apresenta nenhum problema para encarar a verdade. Muito pelo contrário, ela é alguém que está se adaptando facilmente às novas mudanças e está aberta para sugestões e críticas.

Barriga para cima + braços esticados ao longo do corpo

Mulher dormindo com braços ao lado do corpo em sofá

Dormir de barriga para cima e com os braços esticados ao longo do corpo pode revelar que a pessoa passa por algum nível de tensão por se cobrar demais ou por encarar a vida com bastante seriedade. Sabe aquela pessoa que não consegue interpretar brincadeiras muito bem? Essa pessoa dorme dessa forma!

Contudo essas pessoas não são 100% estressadas e apenas isso. Elas também são bastante reservadas, organizadas e gostam de se sentir em controle sobre todas as áreas de suas vidas. Assim, por mais que possam estar acompanhadas de certa tensão, elas costumam ser bem-sucedidas.

De lado + braços para frente

Mulher deitada de lado com braços para frente

Quem dorme de lado e com os braços para frente indica o que já é bem sugestivo: essas pessoas têm personalidade aberta e carismática. Seus amigos e conhecidos gostam de tê-las por perto graças ao seu discurso inclusivo e convidativo. Entretanto é importante lembrar que elas podem se revelar desconfiadas e inseguras perto de gente nova.
Por fim, também é comum que essas pessoas sejam indecisas e enrolem um pouco na hora de tomar decisões, mas não se engane: uma vez que colocam uma ideia na cabeça não há quem os segure.

Saiba o que é preciso fazer para dormir bem!

Enrolado no lençol ou cobertor

Mulher dormindo enrolada em edredom

A falta de controle pode deixar muita gente se sentindo insegura e de cabelo em pé. Essas pessoas costumam dormir enroladas no lençol ou cobertor à procura de segurança.

Essa posição também é a preferida de quem está com medo de algo ou até se sentindo carente. Afinal, na falta de um corpo quentinho para abraçar, muitos de nós têm que se contentar com o calor do cobertor.

Para aqueles que vão além, cobrindo até a cabeça, é certo dizer que eles realmente estão em busca de proteção e compreensão, situação comum quando nos sentimos injustiçados ou ameaçados de alguma forma no nosso cotidiano.

Agarrado ao travesseiro

Mulher abraçando travesseiro dormindo


Similar ao dormir enrolado no cobertor, quem dorme agarrando o travesseiro está se sentindo sozinho e na busca de literalmente algo para abraçar e lhe trazer algum conforto.

Quem dorme nessa posição ainda está se sentindo incompreendido, deixado de lado e muitas vezes tem a sensação de que não é aceito de alguma forma, seja em relação ao seu jeito de ser, de se expressar, seja sobre as escolhas que faz em sua vida.

A verdade é que, por mais que estejamos rodeados de pessoas, muitas vezes ainda nos sentimos sozinhos, e o travesseiro amassado de abraços é a prova viva disso.

Espalhado na cama + corpo atravessado na diagonal

Mulher deitada na diagonal da cama

Acompanhado ou sozinho, quem ocupa todo o espaço da cama ao deitar-se atravessado na diagonal está revelando para o que veio: preencher o espaço. Essas pessoas costumam ser extrovertidas, animadas, divertidas e espaçosas. Elas são honestas e gostam de se expressar e serem ouvidas.

No entanto nem tudo são rosas. É comum que essas pessoas tenham certa dificuldade para lidar com muitas responsabilidades ou com limites. Assim, não é de se estranhar que deitem dessa forma, tentando expressar toda a sua necessidade de espaço após um longo dia de interações ou trabalho, por exemplo.

Dormir com a mão fechada

Menina dormindo em uma cama com uma mão fechada

Sabe quando você está num ambiente em que parece não ter voz para se expressar? Ou quando você sabe que pode mais, mas não tem a oportunidade certa para mostrar suas capacidades? Ou ainda quando você está num dia bastante atarefado e sente que não tem tempo para nada além de chorar internamente por conta de todo o estresse e a tensão que está carregando? Pois saiba que em todas essas situações pode ser que você durma com as mãos fechadas.

Essa posição pode significar duas coisas: ou você está se contendo de alguma forma ou está sob alguma tensão.

Assim, se você estiver se sentindo tenso ou contido durante seu dia a dia, sua mão irá se fechar durante seu sono, como um reflexo das emoções que tem experimentado.

Dormir a noite inteira na mesma posição

Mulher deitada em uma cama, dormindo

É comum nos mexermos durante a noite, mas caso alguém durma a noite inteira numa mesma posição, isso nos diz primeiramente o quanto essa pessoa estava precisando de um descanso! Seja pelo estresse mental ou pela ressaca depois de uma bebedeira, esse fato nos leva a crer que essa pessoa precisava de um descanso e finalmente seu corpo se permitiu relaxar a esse ponto.

Além disso, também é possível afirmar que esse acontecimento revela alguém que está com a consciência limpa sobre suas ações e expectativas. Assim, não há ansiedade que o leve a se mexer durante a noite, garantindo um sono leve e constante.

Mexer-se muito durante a noite

Mulher dormindo com o cobertor sobre o seu rosto

Esse fator garante que a pessoa está passando por uma turbulência de emoções. Ora ela se sente expansiva, ora carente, ora precisando de abrigo, ora precisando de espaço. Mexer-se muito durante a noite revela uma grande dificuldade de relaxar, além de muita ansiedade envolvida. Assim, é possível afirmar que essas pessoas sentem que suas vidas não estão no caminho certo em algum sentido e por essa razão elas não conseguem desligar durante a noite. É como se seu inconsciente estivesse constantemente ligado aos acontecimentos do dia e por esse motivo elas não pudessem relaxar, gerando o famoso dorminhoco que não para quieto na cama.

Enquanto algumas posições costumam ser recorrentes, revelando traços de nossas personalidades, a verdade é que a maioria de nós varia na forma que escolhemos dormir e isso está bastante relacionado ao momento que estamos vivendo.

Muitas vezes não estamos completamente cientes sobre o que estamos sentindo, e muitos de nós preferem até não encarar. Pois é aí que a psicanálise faz sua entrada triunfal e nos traz esse contexto sobre o que cada posição esconde sobre nós. Assim, se você for do tipo de pessoa que está evitando alguma questão que o tem incomodado, talvez você deva prestar atenção na posição que tem dormido: isso lhe dirá muito sobre seu momento atual!

 



 

 
 
 
 
 
 
 
 

Compartilhar

Equipe Conversion

+ artigos

Conversion é uma empresa de SEO (search engine optimization) que produz conteúdo sobre diversos temas e conta com mais de 35 colaboradores.