por Erickson Rosa

O segredo para ter ações que produzam felicidade

Se eu pudesse resumir em uma palavra sobre o segredo para ter ações que produzam felicidade, seria essa: responsividade! Nesta única palavra se pode entender que o nosso sofrimento e problemas são causados pelo fato de sermos responsivos. Neste texto quero mostrar o que é a responsividade e como ela pode atrapalhar sua vida, deixando-o vulnerável aos estímulos sem nem mesmo perceber. 

O que é a responsividade? 

Você já notou que sempre que uma pessoa realiza uma atitude com você, algo se move interiormente gerando uma emoção? Por exemplo, se uma pessoa o ofende, a reação normal pode ser ficar triste, ofendido, com raiva, etc. Da mesma forma, se uma pessoa lhe elogia, provavelmente você se sente bem, alegre e reconhecido. Nos dois exemplos podemos dizer que essas são respostas aos eventos externos. Claro que cada pessoa possui uma maneira de responder a isso, mas de maneira geral, todos respondem de forma automática a esses eventos. Isso é ser responsivo, quando há uma resposta emocional e um evento e seguimos a nossa emoção de maneira automática, simplesmente não conseguimos ter liberdade de decisão, ficamos acorrentados às decisões emocionais que brotam na manifestação do evento externo. 

Isso acontece porque automatizamos respostas para cada evento que passamos, mas fazemos isso sem perceber. Quer um exemplo? Quando você amarra seus sapatos, não nota em se passa o laço por cima ou por baixo, pela esquerda ou pela direita. Isso acontece porque sua mente automatizou o processo para que diminua o tempo e energia para essa tarefa. Acontece que sua mente faz isso também com respostas emocionais e pensamentos sobre os eventos. Então, se uma pessoa passou por uma situação emocional intensa, onde pensamentos e emoções de baixa autoestima surgiram, pode ser que ela automatize essa resposta em situações similares. Por isso que muitas pessoas acabam tendo reações diferentes para cada evento, pois automatizaram as respostas a isso. Para mudar isso, nós precisamos buscar uma forma de sermos livres e de termos escolha de como agir, e não ser escravo de suas próprias emoções. 

Mas como mudar? 

A primeira ação que devemos tomar é a de não ser carregado pela emoção ou evento. De ter o poder de não se deixar levar pelas situações e respostas automáticas. Lembre-se que cada ação sua é uma forma que aprendeu de lidar com as situações e que pode ser muitas vezes adequada em muitos contextos, mas não em todos. Para isso, precisa primeiro treinar sua mente a manter a atenção no aqui e no agora e a não deixar que seja jogada de um lado para o outro dependendo da situação. 

Quando atingir esse ponto, conseguirá perceber as emoções que brotam em cada momento de sua vida e poderá tomar a decisão de segui-las ou não. Isso é ter liberdade para agir e não ser refém de si mesmo. Para tal, precisamos treinar a nossa mente aumentando o nosso foco atencional, não deixando que a mente fuja como ocorre no dia a dia. Para isso, podemos buscar a meditação, a yoga, o tai chi chuan, mindfulness e tantas outras técnicas que treinam a nossa atenção no momento presente. Isso estabelece uma percepção interna e podemos ver a manifestação dessas emoções e conseguir distinguir as ações que o momento pede. 

Então? O que acha de começar a viver com mais liberdade?

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.