Compartilhar

por Erickson Rosa

Para ser feliz não gere expectativas

Provavelmente você deve ter chegado a esse texto por curiosidade ou para entender como não gerar expectativas na vida. Porque, como podemos não gear expectativas na vida? Como podemos planejar sem termos expectativas de que as coisas sairão como esperamos? Neste texto, quero buscar responder a essa difícil pergunta e mostrar que há um caminho para que expectativas possam ser superadas e possamos substituir essa motivação que gera sofrimento por uma mais saudável.

Expectativas

Homem em pé em uma montanha olhando para frente

Todos nós desejamos fugir do sofrimento. Ninguém em sã consciência deseja sofrer e passar por situações difíceis. Entretanto o sofrimento, de maneira geral, é gerado por uma questão principal: aa quebra da expectativa.

A expectativa é gerada quando esperamos que a realidade se apresente de uma determinada maneira, mas isso não ocorre. De maneira geral, toda vez que sofremos é porque a situação ou as ações do outro não atenderam a nossas demandas e expectativas. No fundo, esperamos que a realidade se apresente de uma determinada forma, mas nem sempre as coisas saem como o esperado. Nosso desejo não é atendido, e isso acaba por nos gerar sofrimento.

Descubra qual é a origem dos enganos da mente

Entendendo isso, sempre que estivermos em sofrimento, podemos nos perguntar quais de nossas expectativas foram quebradas. Essas expectativas eram mesmo fiéis à realidade? Se eu mudasse minha expectativa, eu pararia de sofrer?
Quando nossa expectativa está em desacordo com a realidade, acabamos por sofrer. Mas se aceitarmos a situação e olharmos com um outro olhar, podemos deixar esse sofrimento de lado e entender que nem tudo está sob nosso controle. Não podemos controlar muitas situações. Mas a forma como reagir a tais situações – isso sim – é algo que podemos trabalhar para controlar. Por isso, o autoconhecimento aqui é tão fundamental. Somente nos conhecendo profundamente, podemos criar recursos para quando nossa expectativa for frustrada. Mas também podemos mudar nossa expectativa para outra solução.

Aqui cabe dizer que precisamos entender a sabedoria. O momento entre escolher quando aceitar e quando é possível mudar. A mudança pode também se dar em nossa forma de olhar o mundo.

Outra forma de olhar o mundo

Aspiração. Quando aspiramos algo, nos movimentamos em uma direção, mas de uma maneira mais livre. Ao aspirarmos algo, temos mais liberdade caso as coisas não saiam conforme o esperado, pois temos o desejo de que aquilo ocorra. Mas entendemos três verdades universais de como as coisas são e, por isso, saímos da expectativa, que nos frustra quando as coisas que desejamos não acontecem. Entendemos que muitas situações podem acontecer e, para desenvolvermos essa aspiração, temos que ter em mente três conceitos importantes:

Interdependência

Homem olhando para montanhas a sua frente

Tudo no mundo depende de algo. As coisas estão sempre conectadas, e cada ação nossa depende de muitas outras.

Saiba quais são as coisas que você deve deixar de fazer

Por exemplo, para estar lendo este texto, você precisou ter acesso à internet, e alguém teve que lhe oferecer, passar fibra ou ofertar o acesso pelo celular. Celular que alguém produziu, e assim por diante. Todas as coisas estão conectadas e sempre em dependência umas das outras. A estrada é dependente do carro, pois só existe para que ele transite por ela

Impermanência

Podemos sofrer, mas nem o sofrimento ou a felicidade são permanentes. Nem o Sol que nos aquece é eterno. Tudo tem um tempo para nascimento, duração, ascensão, decrepitude e morte. Nada dura para sempre, e, se as coisas não saíram como você esperava, não se desespere, a impermanência atinge a tudo e a todos.

Causa e efeito

Mulher com seus cabelos no rosto

Tudo tem uma causa e um efeito. O pensamento que temos sempre vem de uma base, e essa base gera um efeito. Por exemplo, se desejamos construir um prédio, esse desejo vem de um pensamento anterior de olhar um terreno vazio e achar que ali seria bom para a construção de um prédio, para podermos vender casas e abrigar as pessoas. A causa é o olhar sobre o terreno vazio. Então, para cada desejo nosso, existe uma causa. E isso produz um efeito, que, por sua vez, será a causa de outro movimento.

6 maneiras de afastar o medo da sua vida

Esses conceitos nos geram a aspiração de fazer as coisas, sem uma expectativa fixada, achando que as coisas nunca mudam e que nossa felicidade está nas coisas. Se compreendermos que tudo é impermanente e que tudo está em constante mudança, não entraremos em sofrimento se nossa expectativa for quebrada, pois entenderemos que não reunimos as causas e condições para gerar aquela situação e que a reunião dessas causas muitas vezes depende de muitos outros fatores (interdependência).

Lembre-se sempre disto: a expectativa gera nosso sofrimento, mas a aspiração nos leva a realizar coisas sem sofrer por elas.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Atende crianças, jovens e adultos. Palestrante sobre a temática do inconsciente.