Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O significado e a simbologia do número 5

Quem já ouviu falar na numerologia já demostrou interesse em saber o que os números revelam sobre a nossa personalidade por meio de suas simbologias. Para isso, não abre mão de fazer aquela consulta especial em um site esotérico e realizar seu mapa numerológico, seja por pura curiosidade, seja porque está em busca de aperfeiçoar o autoconhecimento.

Você já parou para pensar o que significa, de fato, a numerologia? O que essa poderosa ferramenta tem para ensinar sobre você mesmo e como você se porta no mundo e nas suas relações?

Como o próprio nome sugere, a numerologia trabalha com cálculos matemáticos para determinar uma relação entre o significado oculto dos números e a nossa personalidade. Assim como a astrologia, a numerologia é uma pseudociência, ou seja, não se baseia em estudos ou fatos científicos, nem métodos rigorosos de pesquisa. Isso, porém, não quer dizer que ela não seja efetiva ou crível, já que é uma ferramenta muito útil até mesmo para ajudar a traçar nosso perfil psicológico.

Complete um teste gratuito para obter uma análise numerológica

É realizando a análise numerológica que podemos analisar traços importantes de nossa vida, nossa personalidade, além dos desafios e das diretrizes que surgem em nossas jornadas. Você sabia que a numerologia também é uma ferramenta muito útil no mundo corporativo? Por exemplo, quando se quer escolher o nome ou os elementos que formam o logotipo de uma marca, a análise numerológica é uma grande aliada. Portanto não é só a nossa vida pessoal que se beneficia desse incrível recurso.

A importância dos números em nossas vidas

Saindo um pouco da questão divinatória, os números sempre foram essenciais para a humanidade. Você já pensou em uma sociedade sem números? Não teríamos capacidade de contar as horas, quantificar as coisas, calcular nossa idade ou o preço de alguma mercadoria. Eles estão no código binário, em nosso endereço e telefone, na nossa documentação, nas datas. Seria simplesmente inviável viver sem os números.

Números escritos num papel com uma lupa em cima

Sob o ponto de vista místico, eles representam nossa essência e não só nos ajudam na nossa autodescoberta – nossa expressão – como também nos apontam diretrizes e tendências de conduta, além de nos ajudar a encontrar caminhos para atrairmos benefícios e resultados para as nossas vidas.

Todo número tem um aspecto simbológico, que revela características sobre nosso comportamento e o que o destino nos reserva. Por meio da análise numerológica, podemos escolher a melhor data para fatos e eventos importantes, como casamento ou lançamento de uma marca, ou o momento mais oportuno para trocar de emprego ou inaugurar um negócio.

O significado dos números na astrologia

Assim como os astros, os números também influem em nossa vida sob todos os aspectos. A relação entre a astrologia e a numerologia é bem estreita, já que tratam sobre nossa essência, podendo operar juntas para propiciar um estudo mais minucioso da nossa personalidade e traçar os melhores caminhos para uma jornada evolutiva.

Essas duas pseudociências, no entanto, atuam de formas distintas em se tratando de dissecar a nossa psique. Ao menos, porém, dá para fazer uma correlação entre elas, pois todo signo tem sua energia própria representada por um número. Dessa forma, vamos falar resumidamente sobre as características de cada um, trazendo esse “casamento” entre astros e números.

Áries – número 5: Determinação e presença notável são marcas da essência desses nativos. Seu arrojo e sua energia se somam, representando uma pessoa ágil, proativa e pioneira.

Touro – número 17 (1+7=8): Materialidade e pés no chão são características marcantes nesse signo, que também se mostra diligente e precavido.

Gêmeos – número 14 (1+4=5): Assim como os arianos, os geminianos são arrojados, mas com um pouco mais de equilíbrio, já que o seu número é resultado de uma soma. Além disso, são pessoas comunicativas e versáteis.

Câncer – número 20 (2+0=2): Representa pessoas afetuosas, com uma maior consciência sobre as coisas. Gostam de cuidar e acolher, sempre estando atentas às necessidades dos outros.

Leão – número 19 (1+9=10 ? 1+0=1): Brilho e protagonismo são os atributos que mais se evidenciam nesse signo. Seus nativos necessitam se sentir realizados em todas as áreas da vida.

Virgem – número 12 (1+2=3): Esse número traz ao virginiano uma alta capacidade de organização e olhar minucioso sobre tudo ao seu redor. Traz, portanto, uma pessoa racional, crítica e analítica, mas que também gosta de ajudar os outros.

Libra – número 6: Esses nativos se atraem por aquilo que traz harmonia e balanço. A paz é o caminho, e a estabilidade é o fim, mas também um meio para lidar com as questões da vida. Uma dose de indecisão também se adiciona a essa receita.

Escorpião – número 13 (1+3=4): Pessoas intensas, poderosas e que não se permitem a nada pela metade. Um contraste entre os números que formam sua energia resulta em pessoas imprevisíveis e um tanto misteriosas.

Sagitário – número 10 (1+0=1): Cheios de energia, os nativos desse signo miram no que é novo, no que renova suas energias e sua vontade de viver. A zona de conforto é um ambiente pouco povoado por eles, que amam se jogar em aventuras e têm gosto pela vida.

Capricórnio – número 4: Nesse signo, o 4 vem em sua forma nua, sem combinações. Representa pessoas organizadas, focadas no êxito e muito esforçadas. Não gostam de atalhos e preferem seguir as regras de forma ética.

Aquário – número 11: Simboliza uma visão à frente do seu tempo, representando pessoas ligadas no que é moderno. Como nosso futuro exigirá a evolução pelo progresso moral, demandando empatia e pensamento no coletivo, essa visão de vanguarda também diz respeito a esse atributo, próprio do aquariano.

Peixes – número 9: Representa pessoas que amam estar cercadas de gente, pois isso lhes traz felicidade e plenitude. Seguem os seus instintos, mas também planejam racionalmente esse contato social, pois sabem que é em conjunto que as forças se multiplicam.

Conheça o significado do número 5

Todo número emana suas energias positivas e negativas, podendo vibrar tanto em harmonia como em conturbação. E isso vale para todos os números que nos representam na numerologia, cabendo a nós, com a ajuda dessa ferramenta, fortalecer o que é afirmativo e minimizar ou transmutar o que não vibra em boa frequência.

botão de elevador aceso com o número 5 escrito

Assim é com o número 5, que traz vários aspectos da nossa vida. Em linhas gerais, esse é um número que representa o senso de liberdade e nosso espírito aventureiro, caracterizando seus regidos como pessoas versáteis e que não gostam de marasmo.

Qual é a importância no número 5 na numerologia?

O 5 é um número de movimento, que dá uma balançada naquela estabilidade sisuda do 4. Ele evoca liberdade, mexe com os sentidos e com todas as nossas sensações. É o mais vivaz de todos os números.

Para a numerologia, ele representa pessoas com uma excelente capacidade de persuadir e influenciar. São movidas a resolver problemas e trazer soluções ágeis e eficientes. Quem é regido por esse número é um espírito livre.

O 5 é considerado um número mágico, pois tinha o poder de funcionar como um amuleto de proteção contra os maus espíritos para gregos e romanos. Um elemento que traz uma grande simbologia desse número é a estrela de cinco pontas ou pentagrama. Ela se tornou popular graças a Pitágoras, que sugeria que esse número se referia ao homem, pois alma e corpo poderiam ser divididos em 5 partes: os quatro membros e a cabeça.

Atente-se aos mitos sobre a numerologia

Cada ponta do pentagrama também pode representar cinco qualidades – bondade, sabedoria, justiça, verdade e amor. Esse símbolo sempre está dentro de um círculo, que tem a função de unir todos os aspectos humanos. Já o pentagrama invertido é um símbolo do ocultismo moderno, que simboliza a predominância da matéria sobre o espírito.

Há várias interpretações sobre esse número, de acordo com cada área da vida a que ele se refere, conforme resumimos a seguir.

Número de motivação: Representa o lado afetivo, a forma como somos intimamente nos relacionamentos (família, amigos e amores). O 5 reflete uma pessoa livre, evoluída, curiosa e aventureira. Versatilidade e constante busca pelo conhecimento são características marcantes.

Número da personalidade: Reflete nossa relação fora de casa, em sociedade, em público. A famosa primeira impressão. O 5 representa uma pessoa curiosa, vivaz e quase nada paciente. Está sempre fugindo da rotina e é considerada imprevisível e surpreendente pelos que a rodeiam.

Número de expressão: Representa a nossa personalidade tanto no aspecto íntimo quanto na forma como nos portamos em público, sendo um misto desses dois fatores. O 5 retrata alguém que quer transmitir o que conhece e ama compartilhar sua experiência com o mundo. É uma pessoa dotada de sensibilidade e cheia de dúvidas.

Número do destino: Define nosso lugar no mundo e o trajeto que trilhamos nele, definindo o nosso aprendizado em vida, as oportunidades e os percalços. O 5 traz um desejo de autonomia e liberdade, que gosta de novidades e não se vê realizando as mesmas tarefas todos os dias. Gosta de ensinar e de aprender, sempre realizando essa troca interpessoal.

Como aplicar o número 5 nas questões pessoais e profissionais?

Quem é regido pelo 5 é movido a liberdade, movimento e velocidade. Não tem medo de se jogar no desconhecido, de explorar e de agir com arrojo e ousadia. É alguém dotado de agilidade, olhar clínico nas oportunidades e proatividade.

Se você tem esse número de Motivação, aposte em profissões nas áreas de esportes, artes ou turismo. Dar aulas também é algo com que você pode se identificar, justamente por causa dessa troca constante tão essencial.

Já nas questões pessoais, continue sendo ousado, sem medo de investir na vida, mas aprenda a não acumular muitas coisas, pois sua indecisão e o medo de ficar preso em algo podem ser antagonistas desse estado multitarefa.

Qual a influência do número 5 em sua vida?

Conforme já mencionamos, o 5 como número de Expressão e Personalidade representa alguém que não abre mão da liberdade e da independência. Resumindo, quem é influenciado por esse número tem o raciocínio rápido, odeia mesmice e rotina e sempre está atento a tudo que acontece ao seu redor.

Mulher observando o por do sol fazendo o número cinco estendendo para o céu

Nas relações, é alguém que gosta de seduzir, graças a seu magnetismo mais que natural, mas ama a liberdade, então não suporta cobranças. Quando está em família ou entre os amigos, é a animação, a alegria e aquela pessoa responsável pelas festas e pelos eventos.

Uma questão que precisa ser trabalhada é a impaciência. Nem tudo vai acontecer quando e como você deseja e cada pessoa tem seu tempo, que pode ser lento em relação ao seu, por isso aprenda a respeitar os processos alheios.

Significado do número 5 na Bíblia

As religiões também associam os números a simbologias próprias. A numerologia bíblica, por exemplo, tem no 5 vários eventos e significados.

Esse é um número que representa responsabilidade perante Deus. É a quantidade de dedos de cada mão, significando nosso compromisso com nossos atos, já que nossas mãos refletem nossas obras.

Além disso, eram cinco as unções aplicadas na consagração de Arão e a purificação do leproso. Elas eram aplicadas em cinco partes do corpo. Foram cinco mil as pessoas alimentadas pelo pão multiplicado por Jesus. Assim como 5 foi o número de pedras usadas por Davi para derrotar Golias.

O que significa ver constantemente o número 5?

Deu para perceber que, ao longo deste artigo, demos destaque às simbologias do número 5, ressaltando a liberdade, a aventura e a proatividade. Sendo assim, se esse número começa a aparecer constantemente em sua vida, é um chamado para se desgarrar um pouco das raízes que o deixam estagnado.

O 5 simboliza a mudança. Ele desmistifica a estabilidade perfeita e nos incentiva a não temer o desconhecido, a mudança. É hora de se despedir daquilo que o atrasa e o impede de sonhar.

Ouça o chamado, siga sem medo, abrace o mundo. Sua vida precisa de novos ares.

Diferencie a numerologia ocidental da oriental

Com certeza, os números são um campo muito fértil em nossas vidas, capazes de trazer uma série de informações não só sobre nossa personalidade e nosso jeito de lidar com os outros. A simbologia que eles carregam é de extrema relevância para que ocupemos nosso lugar no mundo.

Experimente fazer análise numerológica de todos os campos de sua vida: você vai se surpreender com as revelações que os números trarão sobre você! E se seu resultado for o número 5, fundamente-se em tudo que abordamos aqui para tirar o que ele tem de melhor e, assim, tornar-se próspero em sua trajetória.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.