Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O significado e a simbologia do número 6

Quem se preocupa com o que o Universo pode revelar para sua vida certamente já se pegou entrando em sites esotéricos para fazer aquelas contas todas com letras do nome e data de nascimento para saber mais sobre sua personalidade e tentar prever o que o futuro reserva.

Não é raro que a curiosidade fale mais alto quando o assunto é destino, futuro, comportamento e orientações para ter prosperidade e bons auspícios na vida. Talvez seja mesmo curiosidade ou talvez se trate da necessidade real de se autoconhecer, mas quase todo mundo já deve ter feito o seu Mapa Numerológico.

Porém você sabe qual é o real significado de Numerologia? O que será que ela tem para ensinar sobre você mesmo e como você se porta no mundo e nas suas relações?

Em linhas gerais, o nome já diz: a Numerologia opera com cálculos matemáticos para determinar uma relação entre o significado oculto dos números e o nosso jeito de ser. Assim como a Astrologia, a Numerologia é uma pseudociência, logo não se baseia em estudos ou fatos científicos nem métodos rigorosos de pesquisa. Mas isso não diminui o poder que ela tem de nos ajudar a destrinchar nosso perfil psicológico.

Adquira sua análise numerológica com um teste gratuito

É fazendo a análise numerológica que podemos analisar aspectos peculiares de nossa vida, nossa personalidade, e também o que nos motiva em nossa jornada. Mas sabia que a Numerologia também tem grande utilidade no âmbito profissional? Quer ver um bom exemplo? Essa ferramenta ajuda, e muito, na construção do logotipo ou do nome de um empreendimento. Sendo assim, ela atua em vários campos de nossa vida, não só no pessoal.

A importância dos números em nossas vidas

Para além do poder de adivinhar fatos e eventos, os números sempre foram essenciais para a humanidade. Já pensou em uma sociedade que não use números? Não daria para contar as horas, as distâncias, precificar produtos, calcular nossa idade... os números estão praticamente em tudo: no código binário, no nosso endereço e telefone, identificando documentos, nas datas. Seria simplesmente impossível viver sem eles.

Sob o ponto de vista místico, os números simbolizam nossa essência e não só nos ajudam na descoberta do nosso eu – nossa expressão –, como também nos mostram os caminhos e as tendências de comportamento adequados, além de nos auxiliarem na consecução de resultados.

números coloridos de plásticos jogados no chão

Todo número tem um aspecto simbológico que revela características sobre nosso modo de agir e quanto ao que o destino reserva para nossas vidas. Por meio da Numerologia, por exemplo, temos a possibilidade de escolher a data mais apropriada para um evento — como casamento ou apresentação de um projeto —, ou mesmo o momento mais adequado para tirar algum objetivo do papel e colocá-lo em prática.

O significado dos números na Astrologia

Da mesma forma que os astros, os números também influem em nossa vida, em todos os aspectos. A relação entre a Astrologia e a Numerologia é bastante íntima, já que ambas se relacionam com nossa essência, podendo trabalhar juntas para trazer um estudo mais aprofundado da nossa personalidade e traçar o melhor trajeto para alcançarmos nosso progresso.

Porém essas duas pseudociências operam de formas diferentes quando se trata de dissecar a nossa psique. Mas, pelo menos, dá para fazer uma correlação entre elas, já que cada signo tem sua energia própria representada por um número. Dessa forma, vamos mostrar, de maneira bem sucinta, os atributos de cada um, provando que há uma sinergia entre astros e números.

Áries – número 5: determinação e presença notável são marcas da essência desses nativos. Seu arrojo e sua energia se somam, representando uma pessoa ágil, proativa e pioneira.

Touro – número 17 (1+7=8): materialidade e pés no chão são características marcantes nesse signo, que também se mostra diligente e precavido.

Gêmeos – número 14 (1+4=5): assim como os arianos, os geminianos são arrojados, mas com um pouco mais de equilíbrio, já que o seu número é resultado de uma soma. Além disso, são pessoas comunicativas e versáteis.

Câncer – número 20 (2+0=2): representa pessoas afetuosas, com uma maior consciência sobre as coisas. Gostam de cuidar e acolher, sempre estando atentas às necessidades dos outros.

Leão – número 19 (1+9=10 ou 1+0=1): brilho e protagonismo são os atributos que mais se evidenciam neste signo. Seus nativos precisam se sentir realizados em todas as áreas da vida.

Virgem – número 12 (1+2=3): esse número traz ao virginiano uma alta capacidade de organização e olhar minucioso sobre tudo ao seu redor. Demonstra, portanto, uma pessoa racional, crítica e analítica, mas que também gosta de ajudar os outros.

Libra – número 6: esses nativos se atraem por aquilo que traz harmonia e balanço. A paz é o caminho e a estabilidade é o fim, mas também um meio para lidar com as questões da vida. Uma dose de indecisão também se adiciona a essa receita.

Escorpião – número 13 (1+3=4): pessoas intensas, poderosas e que não se permitem nada pela metade. Um contraste entre os números que formam sua energia resulta em pessoas imprevisíveis e um tanto misteriosas.

Sagitário – número 10 (1+0=1): cheios de energia, os nativos deste signo miram no que é novo, no que renova suas energias e sua vontade de viver. A zona de conforto é um ambiente pouco povoado por eles, que amam se jogar em aventuras e têm gosto pela vida.

Capricórnio – número 4: neste signo, o 4 vem em sua forma nua, sem combinações. Representa pessoas organizadas, focadas no êxito e muito esforçadas. Não gostam de atalhos, preferindo seguir as regras de forma ética.

Aquário – número 11: simboliza uma visão à frente do seu tempo, representando pessoas ligadas ao que é moderno. Mas como também nosso futuro exigirá a evolução pelo progresso moral, demandando empatia e pensamento no coletivo, essa visão de vanguarda também diz respeito a esse atributo, próprio do aquariano.

Peixes – número 9: representa pessoas que amam estar cercadas de gente, pois isso lhes traz felicidade e plenitude. Seguem os seus instintos, mas também planejam racionalmente esse contato social, pois sabem que é em conjunto que as forças se multiplicam.

Conheça o significado do número 6

Todo número apresenta boas e más energias, podendo vibrar tanto em equilíbrio como em desarmonia. Assim é com todos os números que nos representam na Numerologia, e nossa missão é usar a ajuda dessa ferramenta poderosa para potencializar os nossos pontos fortes e trabalhar os pontos fracos, transmutando tudo aquilo que vibra de maneira desarmônica.

Descubra o que é o ano pessoal na Numerologia

Assim é com o número 6, que revela vários aspectos da nossa vida. De uma forma geral, o 6 está relacionado com a conciliação, com as responsabilidades tanto sociais quanto familiares, representando a responsabilidade com todos que estejam a nossa volta.

Qual é a importância no número 6 na Numerologia?

Assim como o 2, o 6 é um número visto como pacificador, mas nesse caso voltado para o apoio e a responsabilidade pelo outro. Pessoas regidas por esse número não gostam de brigas, discussões ou desequilíbrio nas relações.

Sinal vermelho de pare com o número 6

Para a Numerologia, é o número da família, do lar. E não só da união das pessoas em uma relação consanguínea ou de amizade. Ele também se refere ao serviço comunitário, à coletividade. Representa pessoas equilibradas, caseiras e tranquilas, talvez as mais serenas do sistema numerológico.

Na Numerologia cabalística, para a esfera do intelecto, representa as 6 ordens de anjos (serafins, querubins, tronos, dominações, poderes e virtudes).

Para São Boaventura, 6 são os graus da mente: sentido, imaginação, razão, entendimento, inteligência e sindéresis (uma espécie de compreensão automática e exata sobre o certo e errado).

Seis é o número do casamento, da atração dos sexos e do amor. Entre os chineses, ele representa o céu e o seu poder. E na cultura ocidental, está relacionado com a sorte, uma vez que é o maior número do dado.

Há várias interpretações sobre esse número, considerando cada área da vida com a qual ele se relaciona, conforme resumimos a seguir.

Número de Motivação: representa o lado afetivo, a forma como somos intimamente nos relacionamentos (família, amigos e amores). O 6 representa uma pessoa pautada pela harmonia, pela verdade e pelo senso de justiça. É alguém movido a responsabilidade (tanto com a família como com a sociedade) e que vê no lar o seu refúgio.

Número da Personalidade: reflete nossa relação fora de casa, em sociedade, em público. A famosa primeira impressão. Quem tem o 6 como regente é uma pessoa afetuosa, serena e que transmite tranquilidade e gosta de ajudar – desde pequena. Suas bases são a verdade, a justiça e a ética, o que a torna um exemplo a ser seguido.

Número de Expressão: representa a nossa personalidade, nosso aspecto íntimo e a forma como nos portamos em público, sendo um misto desses dois fatores. O 6 indica uma pessoa que busca o equilíbrio em tudo. É alguém que nasceu para ajudar quem quer que seja, pois sua missão é servir e transmitir conhecimento e amor.

Número do Destino: define nosso lugar no mundo e o trajeto que trilhamos nele, definindo o nosso aprendizado em vida, as oportunidades e os percalços. O 6 representa a responsabilidade em casa e com a comunidade como um todo. Para se sentir feliz, essa pessoa precisa saber-se útil. Seu senso de justiça é sua bússola e o sentimento de coletividade complementa sua missão de vida.

Como aplicar o número 6 nas questões pessoais e profissionais

Quem é regido pelo número 6 tem na coletividade e na responsabilidade com o outro os seus propósitos de vida. É colaborativo, prestativo e responsável. Dotadas de uma intelectualidade acima da média, as pessoas representadas pelo 6 são criativas, honestas e humanistas.

Se você tem esse número de Motivação, aposte em profissões como enfermeiro, músico, designer de interiores, cuidador, cozinheiro ou professor.

No aspecto pessoal, mantenha a sua fidelidade e a atenção para com os outros, pois isso denota nobreza de caráter e senso de empatia, muito necessários nos dias de hoje. Apenas tente olhar pra si um pouco mais, além de tentar ser menos crítico, pois esse excesso pode te conduzir a um perfeccionismo desnecessário.

Qual a influência do número 6 em sua vida

Como já explicamos anteriormente neste artigo, o 6, como número de Expressão e Personalidade, retrata uma pessoa prestativa, criativa e altamente responsável não só com aqueles com quem lida no seu íntimo, como também com a sociedade. Em resumo, quem é influenciado por esse número é alguém equilibrado, que transmite confiança, é útil e ligado à família (seu maior alicerce).

Nos relacionamentos, é alguém dedicado, fiel e responsável emocionalmente com o outro. Prefere relações duradouras – casar-se e ter filhos é seu objetivo de vida pessoal. Em família, é atencioso, busca estar sempre à disposição dos parentes e é aquela pessoa a quem todos recorrem em qualquer momento da vida.

Conforme já dissemos, só é preciso estar atento ao perfeccionismo. Como todo mundo sabe, não existe perfeição, então não perca seu tempo buscando algo que não vai encontrar. Concentre suas energias sendo a pessoa maravilhosa que você é, mas aceitando os seus defeitos.

Significado do número 6 na Bíblia

Também há simbologia para os números dentro das religiões. Por exemplo, a Numerologia bíblica traz uma série de manifestações sobre o número 6.

No sentido negativo, 6 é o número do Diabo (o número do anticristo é o seis repetido 3 vezes: 666), além de ser o número do homem caído em rebelião contra Deus.

Foi no sexto dia que Deus criou o homem. E a história do homem na Terra, de acordo com a cronologia bíblica, tem seis mil anos (de Adão até a atualidade). No Velho Testamento, a escravidão de um homem só podia durar seis anos.

Também há uma grande simbologia do 6 em Golias: seis dedos em cada mão e pé, e ele media 6 côvados (medida antiga que corresponde à distância entre o cotovelo e o dedo médio de uma pessoa) de altura. Esse número em Golias representava o homem como inimigo de Deus (já que o 6 é a teimosia do homem em tentar ser Deus).

A Estrela de Davi tem seis pontas, e no Novo Testamento é mencionada como uma potência para a vitória no juízo final. Em “Apocalipse”, ela é chamada de “brilhante estrela da manhã”.

O que significa ver constantemente o número 6

Deu para notar que este artigo ressalta todas as simbologias de um número que fala de responsabilidade social e familiar, prestatividade e conciliação. Dessa forma, quando esse número começa a surgir com frequência em sua vida, é um chamado a encontrar seu equilíbrio e se responsabilizar mais pelas coisas que diz e faz.

O 6 também surge como uma forma de vibrar o amor em sua vida, como uma forma de te proteger e também te incentivar a cuidar de alguém.

Ouça sua intuição e aposte nesse chamado, porque o caminho te levará a encontrar uma vida mais harmônica e plena de amor e pessoas que realmente lhe querem bem.

Encontre objetos perdidos com uma ajuda da Numerologia

Não há dúvida de que os números são um campo extremamente prolífico em nossas vidas, pois trazem uma infinidade de informações só sobre nossa personalidade e nosso jeito de lidar com os outros. A simbologia que eles trazem é vital para que tenhamos um posicionamento que nos lidere de forma diferenciada e evolutiva.

Que tal fazer a Numerologia de todos os aspectos de sua vida? Certamente você irá se surpreender com as revelações que os números trarão sobre sua vida. E se o seu número for o 6, absorva tudo que mencionamos aqui e tire o melhor que ele pode oferecer, para que você seja afortunado em sua jornada.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.