Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O significado e a simbologia do número 4

Se você é aquela pessoa que ama saber o que os astros ou os números têm a falar sobre sua vida ou os planos para o futuro, certamente já deve ter dado uma espiadinha em algum site sobre numerologia para fazer aquele cálculo todo com seu nome ou sua data de nascimento.

A curiosidade sobre nossa personalidade ou mesmo aquela chance de tentar saber o que o destino nos reserva é algo mais do que comum. Seja por pura curiosidade, seja por uma ligação com o que é místico, todo mundo já deve ter feito o seu mapa numerológico.

Você, entretanto, saberia explicar o que é a numerologia? O que ela tem para ensinar sobre você mesmo e como você estabelece sua relação com os outros e o que o cerca?

Então... como o próprio nome sugere, a numerologia usa cálculos matemáticos para determinar uma relação entre o significado oculto dos números e a nossa personalidade. Assim como a astrologia, a numerologia é uma pseudociência, ou seja, não se baseia em estudos ou fatos científicos, nem em métodos rigorosos de pesquisa, mas isso não quer dizer que ela não seja efetiva ou crível, já que é uma ferramenta muito útil, até mesmo para ajudar a traçar nosso perfil psicológico.

É com base na análise numerológica que podemos analisar aspectos essenciais de nossa vida, nossa personalidade, além dos desafios que surgem em nossas jornadas. Você sabia, porém, que a numerologia também vai além da busca pessoal? Ela também é uma ótima ferramenta para quem quer alavancar o próprio negócio. É um excelente recurso em todas as áreas da vida e não se limita às pessoas.

A importância dos números em nossas vidas

Não apenas úteis para fins divinatórios, os números sempre foram extremamente importantes para a humanidade. Você consegue imaginar uma sociedade sem números? Seria simplesmente impossível contar as horas, quantificar as coisas, calcular nossa idade ou o preço de algo. Os números estão no código binário, em nosso endereço e telefone, na nossa documentação, nas datas. Não dá para viver sem eles.

Números espalhados

Sob o ponto de vista místico, os números representam nossa essência e nos auxiliam não só na autodescoberta – nossa expressão – como também nos apontam caminhos e tendências comportamentais, além de nos ajudar a encontrar caminhos para uma vida mais próspera e equilibrada.

Saiba o que são os pináculos na numerologia

Todo número tem um aspecto simbológico, apresentando características sobre nosso comportamento e o que o destino nos reserva. Usando a numerologia, podemos escolher a melhor data para eventos importantes, como casamento ou lançamento de uma marca ou produto, ou o momento mais adequado para fazer uma mudança de carreira ou de vida.

O significado dos números na astrologia

Da mesma forma que os astros, os números também exercem influência sobre nossa vida em todos os aspectos. Existe uma estreita relação entre a astrologia e a numerologia, já que ambas dizem respeito à nossa essência e podem atuar juntas, para proporcionar um estudo mais aprofundado da nossa personalidade, e indicar os melhores caminhos para uma jornada de evolução.

Essas duas pseudociências, porém, atuam de formas distintas para examinar minuciosamente a nossa psique, porém dá para fazer uma correlação entre elas, pois cada signo tem sua energia própria representada por um número. Sendo assim, vamos mostrar brevemente as características de cada um, trazendo essa associação entre astros e números.

Áries – número 5: Determinação e presença notável são marcas da essência desses nativos. Seu arrojo e sua energia se somam, representando uma pessoa ágil, proativa e pioneira.

Touro – número 17 (1+7=8): Materialidade e pés no chão são características marcantes nesse signo, que também se mostra diligente e precavido.

Gêmeos – número 14 (1+4=5): Assim como os arianos, os geminianos são arrojados, mas com um pouco mais de equilíbrio, já que o seu número é resultado de uma soma. Além disso, são pessoas comunicativas e versáteis.

Câncer – número 20 (2+0=2): Representa pessoas afetuosas, com uma maior consciência sobre as coisas. Gostam de cuidar e acolher, sempre estando atentas às necessidades dos outros.

Leão – número 19 (1+9=10 ? 1+0=1): Brilho e protagonismo são os atributos que mais se evidenciam nesse signo. Seus nativos necessitam se sentir realizados em todas as áreas da vida.

Virgem – número 12 (1+2=3): Esse número traz ao virginiano uma alta capacidade de organização e olhar minucioso sobre tudo ao seu redor. Traz, portanto, uma pessoa racional, crítica e analítica, mas que também gosta de ajudar os outros.

Libra – número 6: Esses nativos se atraem por aquilo que traz harmonia e balanço. A paz é o caminho, e a estabilidade é o fim, mas também um meio para lidar com as questões da vida. Uma dose de indecisão também se adiciona a essa receita.

Escorpião – número 13 (1+3=4): Pessoas intensas, poderosas e que não se permitem a nada pela metade. Um contraste entre os números que formam sua energia resulta em pessoas imprevisíveis e um tanto misteriosas.

Sagitário – número 10 (1+0=1): Cheios de energia, os nativos desse signo miram no que é novo, no que renova suas energias e vontade de viver. A zona de conforto é um ambiente pouco povoado por eles, que amam se jogar em aventuras e têm gosto pela vida.

Capricórnio – número 4: Neste signo, o 4 vem em sua forma nua, sem combinações. Representa pessoas organizadas, focadas no êxito e muito esforçadas. Não gostam de atalhos e preferem seguir as regras de forma ética.

Aquário – número 11: Simboliza uma visão à frente do seu tempo, representando pessoas ligadas no que é moderno. Como o nosso futuro exigirá a evolução pelo progresso moral, demandando empatia e pensamento no coletivo, essa visão de vanguarda também diz respeito a esse atributo, próprio do aquariano.

Peixes – número 9: Representa pessoas que amam estar cercadas de outras pessoas, pois isso lhes traz felicidade e plenitude. Seguem os seus instintos, mas também planejam racionalmente esse contato social, pois sabem que é em conjunto que as forças se multiplicam.

Conheça o significado do número 4

Todo número carrega energias positivas e negativas, podendo vibrar tanto em equilíbrio como em dissonância. Assim é com todos os números que nos representam na numerologia e compete a nós, com o apoio dessa ferramenta, intensificar as coisas boas e minimizar ou transformar o que não emite boas vibrações.

número quatro

Da mesma forma é com o 4, que traz vários aspectos da nossa vida. De uma forma geral, esse número é símbolo da ordem e da estabilidade. Caracteriza uma pessoa pé no chão, mais voltada para a concretização do que para as ideias, com intensa motivação para o trabalho.

Qual é a importância no número 4 na numerologia?

O 4 é o número do elemento Terra e manifesta o que existe de racional em nós. Está relacionado com a realização, com o ato de colocar a mão na massa, com empenho e disciplina.

Para a numerologia, ele representa a estabilidade, a necessidade de criar raízes e se conectar com a nossa ancestralidade. Ele vem como um lembrete da nossa base, que é importante sabermos que não importa o quão alto voemos, não podemos nos esquecer de onde viemos e do quão duro trabalhamos para ter uma vida plena de valor.

Use a numerologia para encontrar objetos que se perderam

É um número bastante presente na nossa vida: 4 estações do ano, 4 pontos cardeais, 4 elementos da natureza, 4 operações aritméticas, 4 fases da Lua, 4 etapas da vida, 4 naipes do baralho, 4 aspectos do ser.

Há várias interpretações sobre esse número de acordo com cada área da vida a que ele se refere conforme resumimos a seguir.

Número de motivação: Representa o lado afetivo, a forma como somos intimamente nos relacionamentos (família, amigos e amores). O 4 simboliza a firmeza e a segurança, manifestando nosso lado racional. Retrata uma pessoa disciplinada, capaz de alcançar seus objetivos com sucesso.

Número da personalidade: Reflete nossa relação fora de casa, em sociedade, em público, ou seja, a famosa primeira impressão. O 4 rege uma pessoa com senso de organização e produtividade. Alguém que não usa nem gosta de desonestidade, preferindo a lealdade e a responsabilidade em todos os campos da vida.

Número de expressão: Representa a nossa personalidade no aspecto íntimo quanto à forma como nos portamos em público, sendo um misto desses dois fatores. O 4 retrata alguém que gosta de trabalhar duro em qualquer circunstância, gosta de rotina e de segurança. Trata todos com respeito e é leal aos amigos, à família e aos relacionamentos.

Número do destino: Define nosso lugar no mundo e o trajeto que trilhamos nele, definindo o nosso aprendizado em vida, as oportunidades e os percalços. O 4 traz uma pessoa que cumpre com todas as missões e responsabilidades, sempre com empenho e dedicação. Sua missão é trazer segurança para sua vida e para aqueles que ama.

Como aplicar o número 4 nas questões pessoais e profissionais

Quem é regido pelo 4 tem um propósito de vida que se dá por meio do trabalho duro. É uma pessoa dedicada e que não tem medo de se esforçar para chegar aonde deseja, mas o foco não é só a sua autorrealização, ela também se preocupa com o bem-estar de quem está a sua volta. Sua dedicação o levará longe na vida profissional.

Se você tem esse número de motivação, profissões como contador, administrador e professor são bem adequadas.

Quanto às questões pessoais, seu pé no chão permite que você consiga enxergar as coisas com mais clareza e não se deixe levar por ilusões ou prazeres momentâneos. É preciso, entretanto, saber dosar sua rigidez para não se tornar uma pessoa autoritária e inflexível, o que pode prejudicar um pouco a sua relação com os outros.

Qual a influência do número 4 em sua vida

Como já dissemos mais acima, o 4 como número de Expressão e Personalidade retrata uma pessoa focada e disciplinada, que gosta de tudo esquematizado e não tem medo de trabalhar duro. Em resumo, quem é influenciado por esse número é uma pessoa leal, dedicada, verdadeira e altamente responsável.

Pessoa fazendo o quatro com as mãos

Nos relacionamentos, é alguém fiel e que gosta de assumir compromisso. Relações duradouras e planejadas são o seu estilo. Tende a ser confiável, porém um pouco autoritário, já que gosta de tudo funcionando à perfeição.

Significado do número 4 na Bíblia

As religiões também têm a tradição de ligar os números a simbologias próprias. Para a numerologia bíblica, por exemplo, o 4 é tido como o número da criação. Ele aparece em várias passagens, sendo que as principais são: o sinal da cruz é feito em quatro pontos; há quatro grandes profetas (Daniel, Ezequiel, Isaías e Jeremias); são quatro os impérios mundiais mencionados no Livro de Daniel.

Além disso, no que se refere ao Apocalipse, são quatro os cavaleiros, assim como são quatro os ventos da terra e são quatro os aspectos do julgamento do mundo (a guerra, a fome, a doença e o terremoto).

O que significa ver constantemente o número 4

Como mencionamos ao longo de todo esse artigo, o 4 vem como um símbolo de ordem e objetividade. Sendo assim, quando você começa a vê-lo com grande frequência, pode ser um chamado para que você coloque sua vida em ordem e se dedique com mais seriedade aos seus projetos.

Pode ser também um alerta para levar a vida com mais seriedade e pés no chão, sendo responsável emocionalmente com as pessoas com quem você se relaciona.

Como é um número que evoca o nosso lado pragmático, pode ser um sinal para você ser mais objetivo e ir direto ao ponto nas coisas da vida, evitando enrolações, procrastinações e falta de senso de realidade.

Fique atento aos recados, em especial dos anjos, pois eles não colocam os números na sua vida à toa. Siga a sua intuição e a orientação deles, pois, assim, você será guiado a resultados prósperos.

Analise a sua sexualidade de acordo com a numerologia

É inegável que os números são um campo extremamente fértil em nossas vidas, capazes de revelar diversas informações não só sobre nossa personalidade e nosso jeito de nos relacionarmos com os outros. A simbologia que eles apresentam é essencial para que nos posicionemos no mundo de forma relevante e responsável.

Se você tiver a oportunidade, faça a numerologia de todos os aspectos de sua vida, porque as revelações vão surpreender você consideravelmente. E se o seu número for o 4, tire o melhor do que ele pode proporcionar a você. Fazendo isso, o caminho para uma jornada próspera será cada vez mais acertado.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.