Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O significado e a simbologia do número 3

Se você se interessa sobre os vários aspectos da sua personalidade, certamente já deve ter pesquisado em algum site esotérico o cálculo das letras do seu nome ou da sua data de nascimento, para buscar mais autoconhecimento. Seja por mera diversão ou pela busca pelo autoconhecimento, todo mundo já deve ter feito o seu mapa numerológico.

Você, porém, conhece a numerologia mais a fundo? O que ela tem para ensinar sobre você mesmo e como você se posiciona no mundo e nas suas relações.

Sendo assim, como o próprio nome sugere, a numerologia lida com cálculos matemáticos para determinar uma relação entre o significado oculto dos números e a nossa personalidade. Assim como a astrologia, a numerologia é uma pseudociência, isto é, não se fundamenta em estudos ou fatos científicos, nem em métodos rigorosos de pesquisa. Isso, porém, não significa que ela não seja eficaz ou crível, já que é uma ferramenta bastante útil, inclusive para ajudar a traçar nosso perfil psicológico.

Faça seu teste numerológico gratuitamente para se conhecer melhor

É fazendo nossa análise numerológica que podemos avaliar aspectos importantes de nossa vida, nossa personalidade, nossos desafios e nossas orientações em nossas jornadas. Você sabia, no entanto, que a numerologia também é uma importante ferramenta para o mundo empresarial? A escolha do nome ou logotipo de um negócio, por exemplo, pode passar pela consultoria de um numerólogo. Dessa forma, não é só a nossa vida pessoal que pode se beneficiar desse recurso poderoso.

A importância dos números em nossas vidas

Não só no aspecto divinatório, os números sempre foram de extrema importância para a humanidade. Você imaginaria uma sociedade sem números? Não haveria como contarmos as horas, quantificar coisas, calcular nossa idade ou o preço de mercadorias. Eles estão no código binário, em nosso endereço e telefone, na documentação, nas datas. Seria completamente inviável viver sem os números.

Números pintados na madeira espalhados pelo chão

Do ponto de vista místico, os números simbolizam nossa essência e não só nos ajudam na descoberta do nosso eu – nossa expressão –, como também nos apontam caminhos e tendências comportamentais, além de nos ajudar a encontrar caminhos para atrairmos benefícios e resultados para as nossas vidas.

Todo número tem um aspecto simbológico, revelando características sobre nosso comportamento e o que o destino guarda para nós. Com base na numerologia, podemos escolher a melhor data para fatos e eventos importantes – como casamento ou lançamento de uma marca ou produto – ou o momento mais propício para trocar de emprego ou abrir um negócio.

O significado dos números na astrologia

Assim como os astros, os números também exercem influência em nossa vida sob todos os aspectos. A astrologia e a numerologia são intimamente ligadas, já que nos fazem revelações sobre essência, podendo atuar juntas para propiciar uma análise mais profunda da nossa personalidade e traçando os melhores trajetos para uma jornada de progresso.

Essas duas pseudociências, entretanto, agem de maneiras diferentes no que tange ao “dissecar” nossa psique. Ao menos, porém, dá para fazer uma correlação entre elas, pois cada signo tem sua energia própria representada por um número. Dessa forma, mostramos aqui de maneira sucinta as características de cada um, trazendo essa sinergia entre astros e números.

Áries – número 5: Determinação e presença notável são marcas da essência desses nativos. Seu arrojo e sua energia se somam, representando uma pessoa ágil, proativa e pioneira.

Touro – número 17 (1+7=8): Materialidade e pés no chão são características marcantes nesse signo, que também se mostra diligente e precavido.

Gêmeos – número 14 (1+4=5): Assim como os arianos, os geminianos são arrojados, mas com um pouco mais de equilíbrio, já que o seu número é resultado de uma soma. Além disso, são pessoas comunicativas e versáteis.

Câncer – número 20 (2+0=2): Representa pessoas afetuosas, com uma maior consciência sobre as coisas, e gostam de cuidar e acolher, sempre estando atentas às necessidades dos outros.

Leão – número 19 (1+9=10 ? 1+0=1): Brilho e protagonismo são os atributos que mais se evidenciam nesse signo. Seus nativos necessitam se sentir realizados em todas as áreas da vida.

Virgem – número 12 (1+2=3): Esse número traz ao virginiano uma alta capacidade de organização e um olhar minucioso sobre tudo ao seu redor. Traz, portanto, uma pessoa racional, crítica e analítica, mas que também gosta de ajudar os outros.

Libra – número 6: Esses nativos se atraem por aquilo que traz harmonia e balanço. A paz é o caminho, e a estabilidade é o fim, mas também um meio para lidar com as questões da vida. Uma dose de indecisão também se adiciona a essa receita.

Escorpião – número 13 (1+3=4): Pessoas intensas, poderosas e que não se permitem a nada pela metade. Um contraste entre os números que formam sua energia resulta em pessoas imprevisíveis e um tanto misteriosas.

Sagitário – número 10 (1+0=1): Cheios de energia, os nativos desse signo miram no que é novo, no que renova suas energias e vontade de viver. A zona de conforto é um ambiente pouco povoado por eles, que amam se jogar em aventuras e têm gosto pela vida.

Capricórnio – número 4: Nesse signo, o 4 vem em sua forma nua, sem combinações. Representa pessoas organizadas, focadas no êxito e muito esforçadas. Não gostam de atalhos e preferem seguir as regras de forma ética.

Aquário – número 11: Simboliza uma visão à frente do seu tempo, representando pessoas ligadas no que é moderno. Como, porém, nosso futuro exigirá a evolução pelo progresso moral, demandando empatia e pensamento no coletivo, essa visão de vanguarda também diz respeito a esse atributo, próprio do aquariano.

Peixes – número 9: Representa pessoas que amam estar cercadas de outras pessoas, pois isso lhes traz felicidade e plenitude. Seguem os seus instintos, mas também planejam racionalmente esse contato social, pois sabem que é em conjunto que as forças se multiplicam.

Conheça o significado do número 3

Todo número transmite suas energias, sejam elas negativas, sejam positivas. Ou seja, podem nos fazer vibrar em equilíbrio ou em desarmonia. E, de acordo com a numerologia, isso acontece com todos os números que nos regem. Nossa missão, então, é usar a ajuda dessa ferramenta para potencializar o que é bom e mitigar ou transmutar o que não vibra bem.

Número três na porta do elevador e criança de casaco roxo olhando para ela

E assim é com o número 3, que traz vários aspectos da nossa vida. De uma forma geral, o 3 representa jovialidade, simpatia e senso de aventura. Está associado à comunicação e à nossa capacidade de expressão, além da criatividade e do nosso traquejo social.

Qual é a importância no número 3 na numerologia?

Esse número reflete a Tríplice Natureza da Divindade: corpo, mente e espírito. É a sinergia entre físico, emocional e espiritual.

Para a numerologia, ele fomenta a nossa criatividade e nos encoraja a colocar em prática nossa sociabilidade. Ele evoca uma energia pulsante, vibra na frequência dos Mestres Ascendidos, e é uma resposta do plano superior às nossas reivindicações: nossos projetos serão apoiados e suportados.

Atente-se para os mitos que envolvem a numerologia

Existem muitas interpretações sobre esse número de acordo com cada área da vida a que ele está associado, conforme resumimos a seguir.

Número de motivação: representa o lado afetivo, a forma como somos intimamente nos relacionamentos (família, amigos e amores). O 3 é o número da comunicabilidade, do relacionamento com o mundo externo. Ele vem depois do individualista 1 e do parceiro 2, unindo-os em integração social.

Número da personalidade: reflete nossa relação fora de casa, em sociedade, em público. A famosa primeira impressão. O 3 desperta em nós o otimismo e a alegria. Representa pessoas que adoram se divertir, são dotadas de um grande magnetismo e têm um espírito sociável.

Número de expressão: representa a nossa personalidade tanto no aspecto íntimo quanto na forma como nos portamos em público, sendo um misto desses dois fatores. O 3 proporciona alegria e bom humor. Rege pessoas criativas e entusiásticas, que sempre olham pelo lado positivo, não se deixando abalar pelas adversidades.

Número do destino: define nosso lugar no mundo e o trajeto que trilhamos nele, definindo o nosso aprendizado em vida, as oportunidades e os percalços. Quem tem o 3 como regente é uma pessoa efervescente e alegre, que usa a sua criatividade e positividade para trazer ensinamentos ao mundo, apostando na habilidade de escrever e discursar.

Como aplicar o número 3 nas questões pessoais e profissionais

O número 3 representa pessoas que olham para a vida com ótimas perspectivas, pois estão sempre esperando o melhor e, mesmo sabendo que o pior também pode vir, jamais se deixam abater. No trabalho, sua criatividade se destaca e sua forma de expressar opiniões é leve e argumentada. Você pode usar esses dons para resolver problemas de forma rápida e persuadir os outros com suas propostas.

Se você tem esse número de motivação, as profissões que melhor se encaixam em sua personalidade são: relações públicas, professor, publicitário ou advogado.

No campo pessoal, você não aceita a rotina, precisa de liberdade para viver e mostrar seu gosto pela vida. É preciso, no entanto, saber que em alguns aspectos da vida você vai precisar de regras e de processos. Outro ponto a trabalhar é a capacidade de lidar com críticas, pois, por mais que você seja “descolado” e veja as coisas com bons olhos, ainda não sabe administrar esse tipo de situação.

A influência do número 3 em sua vida

Conforme já mencionamos, o 3 como número de Expressão e Personalidade retrata pessoas alegres e que buscam trazer felicidade e momentos agradáveis a quem está a seu redor. Quem é influenciado por esse número é uma pessoa sempre em busca de descobertas e com grande facilidade de se expressar por diferentes meios.

Pessoa fazendo o número três com a mão

É alguém que leva graça e leveza aos relacionamentos e precisa estar sempre em contato com as pessoas. Adora a liberdade, mas, quando está com alguém, é dedicado, sedutor e transmite grande confiança ao seu parceiro. Na família, é a pessoa que reúne todo mundo, que planeja a “bagunça” e está sempre agregando a parentada.

É preciso somente atentar para não ser sociável demais, pois pode pender para o exibicionismo desnecessário e se portar de forma imatura.

Significado do número 3 na Bíblia

As religiões também consideram as simbologias dos números. Na Bíblia, por exemplo, há várias passagens em que o número 3 é evidenciado: os três filhos de Noé, a visita de três anjos a Abraão, três amigos para consolar Jó, as três partes do templo de Salomão (átrio, lugar santo e santíssimo), os três reis magos, as três portas da cidade santa.

Sem falar que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo – a Santíssima Trindade. Nós somos corpo, alma e espírito. E três são as virtudes que Deus nos deu: fé, esperança e amor. Jesus ressuscitou no terceiro dia após sua morte. No momento da transfiguração, Mateus visualizou três pessoas: Jesus, Moisés e Elias.

José do Egito teve três sonhos, que mencionavam três dias, representados por três pães e três cachos de uva. Ainda no Egito, foram três os dias de trevas no tempo de Moisés.

O que significa ver constantemente o número 3

Como você percebeu, neste artigo descrevemos muitas das várias simbologias do número 3, sendo a criatividade e a positividade as características mais marcantes. Sendo assim, se você começa a ver esse número de forma habitual, esse é um chamado para que você apele para a sua criança interior que esteja mais presente para si mesmo.

O 3 é um convite para o lúdico e a espirituosidade, a fim de que você seja mais criativo e faça a energia abundante dele fluir. Seja comunicativo, use isso em favor de ajudar os outros.

Cuide sua relação familiar por meio da numerologia

Não restam dúvidas de que os números são um campo extremamente fértil em nossas vidas, pois eles revelam muito sobre nossa personalidade e a forma de nos relacionarmos com o mundo. A simbologia que eles carregam é extremamente importante para que nos posicionemos no mundo, melhorando o que nos rodeia.

Experimente fazer a numerologia de todos os aspectos de sua vida, pois você vai se surpreender com as revelações que os números vão lhe mostrar! E se o seu número for o 3, atenda ao chamado dele, tire proveito de tudo que ele tem a proporcionar, pois, assim, você será próspero e realizado em sua jornada.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.