Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O significado e a simbologia do número 1

Em algum momento da sua vida, você já se pegou pesquisando em algum site esotérico o que os números dizem sobre sua personalidade ou sobre o que o destino guarda para a sua vida. Verdade ou mentira? Já realizou aqueles cálculos todos para saber que decisões tomar com base no resultado dessas contas, não é?

Seja por curiosidade, seja porque já tem uma veia mística, em algum momento, sem sombra de dúvidas, você já fez ou pensou em fazer seu mapa numerológico.

O que você diria se lhe perguntássemos se você conhece, de fato, a numerologia? O que ela tem para ensinar sobre você mesmo e como você se mostra ao mundo ou lida com as pessoas?

Como já diz o próprio nome, a numerologia opera com cálculos matemáticos para definir uma relação entre o significado oculto dos números e a nossa personalidade. Assim como a astrologia, a numerologia é uma pseudociência, ou seja, não tem fundamentos em estudos ou fatos científicos nem métodos rigorosos de pesquisa. Isso, porém, não diminui sua credibilidade ou efetividade, já que é uma ferramenta muito útil até mesmo para ajudar a traçar nosso perfil psicológico.

Saiba o que é o ano pessoal de um indivíduo na numerologia

Por meio da análise numerológica, é possível avaliar relevantes aspectos de nossa vida e nosso jeito de ser e agir, além dos desafios que surgem ao longo de nossa vida bem como as orientações para lidar com eles.

Agora, você sabia que a numerologia não é útil apenas em nossa vida pessoal? Pois então, ela é uma grande ajuda, por exemplo, quando desenvolvemos o nome de um negócio ou os elementos que fazem parte de sua marca. Ou seja, é uma ferramenta versátil que nos auxilia em vários aspectos.

A importância dos números em nossas vidas

Muito além do caráter divinatório, os números sempre foram essenciais para a humanidade. Nem dá para pensar em uma sociedade sem números, não é verdade? Como iríamos contar as horas, calcular idade, quantificar coisas ou estabelecer o preço de algum produto? Os números estão no código binário, em telefones, endereços, documentos, datas. Seria humanamente impossível viver sem eles.]

Números de giz branco desenhados na lousa

Já no aspecto místico, os números revelam nossa essência e não só nos ajudam na descoberta do nosso eu – nossa expressão – como também nos apontam caminhos e formas de ação, auxiliando-nos a encontrar caminhos para obter benefícios e resultados que nos proporcionem uma vida mais satisfatória e aprimorada.

Todo número tem um aspecto simbológico, retratando características sobre nosso modo de agir e o que o destino tem guardado para nossa vida. Usando a numerologia, temos a possibilidade de escolher a melhor data para eventos ou processos importantes, o que nos permite melhor organização, preparo e maiores chances de nos sairmos bem-sucedidos.

O significado dos números na astrologia

Da mesma forma que os astros, os números também têm grande influência em nossa vida, em todos os aspectos. A relação entre a astrologia e a numerologia é intrínseca, já que ambas dizem respeito à nossa essência, podendo atuar juntas para estabelecer um estudo mais substancial sobre nossa personalidade e traçando os melhores caminhos para uma jornada de evolução.

Essas duas pseudociências, entretanto, agem de maneiras distintas quando o assunto é analisar e trabalhar nossa psique. Só que dá, sim, para fazer uma correlação entre elas, pois cada signo tem sua energia própria representada por um número. Dessa forma, vamos abordar, de forma resumida, as características de cada um, mostrando esse sincretismo entre astros e números.

Áries – número 5: Determinação e presença notável são marcas da essência desses nativos. Seu arrojo e sua energia se somam, representando uma pessoa ágil, proativa e pioneira.

Touro – número 17 (1+7=8): Materialidade e pés no chão são características marcantes nesse signo, que também se mostra diligente e precavido.

Gêmeos – número 14 (1+4=5): Assim como os arianos, os geminianos são arrojados, mas com um pouco mais de equilíbrio, já que o seu número é resultado de uma soma. Além disso, são pessoas comunicativas e versáteis.

Câncer – número 20 (2+0=2): Representa pessoas afetuosas, com uma maior consciência sobre as coisas. Gostam de cuidar e acolher, sempre estando atentas às necessidades dos outros.

Leão – número 19 (1+9=10 ? 1+0=1): Brilho e protagonismo são os atributos que mais se evidenciam nesse signo. Seus nativos necessitam se sentir realizados em todas as áreas da vida.

Virgem – número 12 (1+2=3): Esse número traz ao virginiano alta capacidade de organização e olhar minucioso sobre tudo ao seu redor. Traz, portanto, uma pessoa racional, crítica e analítica, mas que também gosta de ajudar os outros.

Libra – número 6: Esses nativos se atraem por aquilo que traz harmonia e balanço. A paz é o caminho, e a estabilidade é o fim, mas também um meio para lidar com as questões da vida. Uma dose de indecisão também se adiciona a essa receita.

Escorpião – número 13 (1+3=4): Pessoas intensas, poderosas e que não se permitem a nada pela metade. Um contraste entre os números que formam sua energia resulta em pessoas imprevisíveis e um tanto misteriosas.

Sagitário – número 10 (1+0=1): Cheios de energia, os nativos desse signo miram no que é novo, no que renova suas energias e sua vontade de viver. A zona de conforto é um ambiente pouco povoado por eles, que amam se jogar em aventuras e têm gosto pela vida.

Capricórnio – número 4: Neste signo, o 4 vem em sua forma nua, sem combinações. Representa pessoas organizadas, focadas no êxito e muito esforçadas. Não gostam de atalhos e preferem seguir as regras de forma ética.

Aquário – número 11: Simboliza uma visão à frente do seu tempo, representando pessoas ligadas no que é moderno. Como o nosso futuro exigirá a evolução pelo progresso moral, demandando empatia e pensamento no coletivo, essa visão de vanguarda também diz respeito a esse atributo, próprio do aquariano.

Peixes – número 9: Representa pessoas que amam estar cercadas de outras pessoas, pois isso lhes traz felicidade e plenitude. Seguem os seus instintos, mas também planejam racionalmente esse contato social, pois sabem que é em conjunto que as forças se multiplicam.

Conheça o significado do número 1

Todo número tem energias positivas e negativas, podendo vibrar tanto em harmonia como em desequilíbrio. É assim com todos os números que nos representam na numerologia, cabendo a nós usar o suporte dessa ferramenta para potencializar o que é bom e minimizar ou transformar o que tem vibrado em uma frequência inferior.

Número um

Assim é com o número 1, que traz vários aspectos da nossa vida. De uma forma geral, o 1 simboliza o pontapé inicial. Ele é a energia de propulsão para tudo que acontece em nossa vida. É o início real de todo ciclo.

Qual é a importância no número 1 na numerologia?

O 1 é o número que fala de recomeços, de novos ciclos na vida. Ele não tem par, é único. Representa a força motriz da criatividade, de tudo que é original. Ele é o primeiro, o que dá o molde para que todos os outros números aconteçam. O 2 é o 1+1, o 3 é o 2+1, e por aí vai. O número 1 é solitário, mas também é aquele “a mais” que traz um novo passo à frente.

Para a numerologia, ele representa o pioneirismo, a motivação e a referência. É o molde, é a inspiração. Caracteriza a objetividade em tudo com que se relaciona, trazendo coragem, ímpeto. O 1 é o primeiro passo que damos quando iniciamos nossa jornada. Apesar de o 0 ser considerado a essência da criação, a representação de que estamos no começo, é o 1 que materializa esse começo, saindo do estado da neutralidade.

Entenda qual é a utilidade da numerologia na sua vida

Há inúmeros significados para esse número, conforme cada área da vida a que ele se refere, conforme resumimos a seguir.

Número de motivação: Representa o lado afetivo, a forma como somos intimamente nos relacionamentos (família, amigos e amores). O 1 representa a liderança e a individualidade. Uma força objetiva, positiva e autônoma.

Número da personalidade: Reflete nossa relação fora de casa, em sociedade, em público. A famosa primeira impressão. Dinamismo, autoconfiança e capacidade de transpor obstáculos são as qualidades que o número 1 traz para seus regidos.

Número de expressão: Representa a nossa personalidade tanto no aspecto íntimo quanto na forma como nos portamos em público, sendo um misto desses dois fatores. Aqui, o 1 representa a missão de liderar, guiar a pessoa a ser seguida pelos outros. Também expressa individualidade, solidão e egoísmo.

Número do destino: Define nosso lugar no mundo e o trajeto que trilhamos nele, definindo o nosso aprendizado em vida, as oportunidades e os percalços. O 1 retrata alguém que busca incansavelmente sua independência e realização pessoal e profissional, sem medir esforços para tal.

Como aplicar o número 1 nas questões pessoais e profissionais

Quem tem o 1 como regente é uma pessoa com o dom da liderança, será referência entre seus iguais, destacando-se e inspirando os outros. É alguém confiante e que não tem medo de desafios, colocando-se inclusive no “front” para resolver todos os problemas.

Se você é regido por esse número de motivação, qualquer cargo em que você seja chefe será o ideal. Administrador, empreendedor e político são profissões que combinam com sua personalidade.

Em relação às questões pessoais, é nítido ver o quanto você é independente e destemido, que gosta de fazer as coisas em vez de pedir. É preciso, porém, ter cuidado com essa predileção por tudo do seu jeito, pois isso pode transmitir autoritarismo. Outro problema que pode fazer parte da sua vida constantemente é a solidão, mas aí você decidirá a qualidade dessa sensação, que pode até soar como liberdade.

Qual a influência do número 1 em sua vida?

Como já mencionamos anteriormente aqui no artigo, o 1 como número de expressão e personalidade traz um espírito de líder, que gosta de comandar e tem uma habilidade natural para servir de exemplo. Em linhas gerais, o influenciado por esse número busca, acima de tudo, por sua autonomia. São um pouco orgulhosos, não lidando bem quando alguém oferece ajuda. São pessoas que vivem por si só.

Nos relacionamentos, é uma pessoa ciumenta e crítica. Talvez seja a pessoa mais complicada de lidar. Além disso, não gosta de discutir relação, odeia sentimentalismo e não gosta de ser contrariada, mas é alguém prestativo, fiel e leal aos amores, aos amigos e à família, sempre disposto a ajudar e construir relações sólidas.

Pessoa fazendo o número um com as mãos

É preciso, entretanto, ter cuidado com a forma como as pessoas reagem ao seu espírito de liderança. Fora do âmbito profissional, essa pode ser uma característica capaz de lhe trazer problemas, pois nem todo mundo vai querer aceitar facilmente as suas vontades.

Significado do número 1 na Bíblia

As religiões também associam os números a simbologias próprias. Para a Bíblia, por exemplo, o número 1 já indica inicialmente que só existe um Deus (monoteísmo), associando ao fato de que esse número é o começo de tudo, assim é Deus: tudo começa n’Ele. O caminho, a verdade e a vida; apesar de serem três palavras, elas se referem a uma só pessoa: Jesus.

O 1 representa a singularidade entre Deus e Satanás: da mesma forma que o bem é um, também é um o mal.

Todo primogênito era considerado santo por Deus. E ainda sob o aspecto de pioneirismo e de ser o primeiro, representando o início, a Páscoa é considerada pela Bíblia o início dos meses.

O que significa ver constantemente o número 1?

Ao longo deste artigo, ressaltamos todos os aspectos simbólicos do número 1, destacando seu pioneirismo e poder de ser um referencial, além de se constituir como o pontapé inicial de qualquer ação ou fato em nossas vidas.

O 1 é o número da estreia, da singularidade, do que vem antes de tudo, daquilo que vai nos enriquecer como primeira experiência. É o número do despertar de nossa consciência.

Se você está vendo constantemente o número 1, por meio de horas, ele sozinho ou repetidos em sequência, pode ser um chamado para você se voltar para a sua consciência, para o seu eu.

Por outro lado, o 1 também é um alerta de bons acontecimentos, não só de chamados ou alertas. Ele pode sinalizar um novo ciclo, novas oportunidades, como um novo emprego ou uma mudança positiva no amor.

Fique atento e confie em sua intuição, dê o primeiro passo, impulsione-se, pois você tem força para isso. Trilhe seu caminho com autonomia e sem medo, mas não se apegue tanto a essa independência, porque independência demais pode significar solidão.

Surpreenda-se com a vibração que seu apelido estimula

É bem nítido que os números são um campo extremamente prolífico em nossas vidas. Eles podem nos revelar inúmeras informações não só sobre nossa personalidade e nosso jeito de nos relacionarmos. A simbologia que eles carregam é de suma importância para que nos posicionemos no mundo e tenhamos a oportunidade de nos aperfeiçoar como seres humanos.

Que tal fazer a numerologia para dissecar todos os aspectos de sua vida? Acredite que você vai se surpreender com as revelações que os números trarão sobre você! E se o seu número for o 1, tire o melhor proveito desse poder de começar ou recomeçar algo. Comece a construir sua jornada. É como diz a canção: “o caminho só existe quando você passa”.

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.