por Paulo Bregantin

Sempre existem possibilidades

Ter o controle é algo tão bom e poderoso que Deus decidiu não dar para ninguém. 

Enquanto lermos somente os "líderes de renome" e darmos "ibope" somente para líderes de renome, ficaremos submissos aos poderosos. Falem entre si. Quem tem ouvidos, "falem". Falarei sobre isso hoje. Sim, a liderança nos motiva ou nos prende. 

Quem tem medo escreve sobre medo, sim, mesmo sendo uma liderança real ou irreal. A liberdade me cura mais do que as minhas verdades. E mesmo a liderança pode nos dar medo. Coragem e verdade não estão sempre juntas. Calma.

Toda desconfiguração pessoal afeta o coletivo. As ações reais são irrisórias. Não existe caos sem causa? Pense. Ele (real e irreal) pode nascer e se finalizar. Aquieta, silencia e diminua o ritmo.  E como “O Criador” se cuida da criatura, a criatura cuida da criatura. O Criador gosta de ver a criatura cuidando da criatura... 

Leia também: "Existe perdão no amor para os signos?"

Mas na sabedoria podemos trocar o verbo desistir pelo insistir. Creia, a oportunidade de amar acontece a todo instante. Ame. Viva a vida. Viva o hoje. Seja feliz. Seja de paz. Creia no amor, creia no perdão... Os felizes me contagiam. Obrigado, Senhor, pois tenho muitas pessoas felizes em minha vida!

Não é ser somente "eu mesmo" que garante a felicidade. Felicidade que não envolve Deus e os outros é no mínimo temerária. A cada dia estamos em processo de mudança. Os dias mudam, as pessoas mudam... Graças a Deus por isso, pois na mudança nos achegamos a Deus. 

Existem dois tipos de perdão: o verdadeiro e o falso. O verdadeiro é simples. O falso é complicado. O simples a gente nem percebe que perdoou ou foi perdoado. O complicado é aquele que, depois do perdão, existe um "mas" ou um "porém".

Sabedoria que não desemboca na vida do outro não é sabedoria. Simples assim. O brilho do sol é o reflexo de como o enxergamos. A vida é assim também...

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin