por Equipe Horóscopo Virtual

Técnicas de respiração para afastar o estresse

Respirar pode parecer a mais natural das ações, mas isso não impede muita gente de respirar errado. A maioria dos adultos costuma respirar de forma rasa, ou seja, concentram a respiração no alto do corpo, os ombros se mexem, mas a barriga não. Essa forma bastante comum de respiração não é realmente adequada para o nosso corpo. Ela passa sinais de estresse e preocupação para o cérebro - respirar com a parte de cima do corpo é uma reação à fuga e ao perigo.

Quando crianças, a respiração correta é instintiva, mas posturas ruins e outros hábitos acabam nos habituando à respiração rasa. Reaprender a respirar direito - ou seja, deixar o ar ir até os pulmões, inflar a barriga e não movimentar ombros nem costas - é excelente para a nossa saúde. Isso ajuda o sistema imunológico, diminui a pressão sanguínea, melhora o sono, o humor e faz bem para o corpo como um todo.

Para afastar completamente a tensão e o estresse, a respiração correta pode não ser suficiente. Mas, para isso, existem três simples técnicas de respiração que podem trazer sua paz interior de volta por completo. Elas podem ser usadas em momentos de raiva, inquietação ou ansiedade. Ou podem ser feitas regularmente para nem deixar esses sentimentos chegarem. Saiba como realizá-las:

Para combater a raiva

Utilize a técnica de contar suas expirações. Sente-se numa posição confortável, com as costas eretas, de olhos fechados e a cabeça levemente inclinada para a frente. Faça inspirações profundas e, quando exalar, conte lentamente de um a cinco. Repita durante dez minutos.

Para quando sentir-se inquieto (a)

Faça a respiração 4-7-8. Coloque a ponta de sua língua logo atrás de seus dentes superiores, tocando o céu da boca. Inspire e exale pela boca com força, emitindo som de vento conforme o ar passa. Feche a boca e inspire lentamente pelo nariz, contando até quatro. Segure a respiração e conte até sete. Exale pela boca da mesma forma, numa contagem de oito. Repita esse ciclo três vezes.

Para combater o nervosismo e a ansiedade

Faça a respiração 4-8. Essa respiração é semelhante à 4-7-8, mas a parte de segurar a respiração é removida, pois pode tornar algumas pessoas ainda mais ansiosas. Nessa técnica, você inspira lentamente numa contagem de quatro, com a boca fechada e a língua tocando o céu da boca atrás dos dentes superiores. Com a boca aberta, exale lentamente e por completo, numa contagem de oito, fazendo o mesmo som. Repita o ciclo três vezes.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.