A linguagem do amor de cada signo

Você já esteve em uma relação na qual os dois indivíduos envolvidos se amavam, mas ambos sentiam, no fundo, uma sensação de falta de reciprocidade no sentimento? Se isso aconteceu, pode ser que você esteve diante de uma falha na comunicação amorosa, isto é, as pessoas do casal tinham linguagens do amor diferentes e não compreendiam a expressão desse sentimento uma da outra.

O amor é um assunto muito particular, e não há verdade absoluta que possa definir ou explicar esse sentimento. Somado a isso, cada ser humano é complexo por si só e compreende o amor de um modo singular, expressando-o e lendo-o de modo diverso.

O que você irá encontrar:

Para que você não tenha problemas em relação à falha na comunicação emocional dentro de suas relações, é importante que entenda o conceito de linguagem do amor. Você sabia que a Astrologia pode ajudar nisso? Então aprofunde-se no assunto e confira qual é a linguagem do amor de cada signo do Zodíaco para gabaritar em todos os seus relacionamentos.

O que é a linguagem do amor?

Imagem de um homem e uma mulher sorrindo e se divertindo em uma casa

A ideia de linguagem do amor foi criada pelo escritor Gary Chapman, que, em seu livro “As Cinco Linguagens do Amor”, discorre a respeito do tema. Em suma, a linguagem do amor é o modo como um indivíduo entende, demonstra e sente amor.

Entenda o comportamento de cada signo no começo do namoro

Em sua obra, Chapman defende que as pessoas podem receber e expressar amor por 5 diferentes caminhos, que podem manifestar-se concomitantemente nos indivíduos com mais ou menos influência. Entenda a seguir quais são essas linguagens estabelecidas pelo teórico e saiba como elas funcionam na prática.

Quais são as 5 linguagens do amor?

Conforme mencionado anteriormente, apesar de existirem diferentes modos de demonstração de amor, é possível que uma pessoa compreenda o sentimento amoroso por meio de mais de uma delas. Nesse sentido, compreende-se que existe a linguagem do amor primária e a linguagem do amor secundária; a primeira manifesta-se com mais influência e força, mas não isola o sentimento e apreensão da segunda, que é também válida para o sujeito. 

Finalmente, as 5 linguagens do amor são:

Palavras de afirmação

Quem expressa seu amor por meio de palavras de afirmação está constantemente verbalizando elogios e sentenças positivas às pessoas que ama, exaltando suas qualidades e incentivando-as. O indivíduo que compreende o amor por meio dessa linguagem frequentemente faz comentários do tipo “Adorei o seu sapato!”, “Sua pele está maravilhosa hoje!” e “O café que você fez está ótimo!”, e sente-se amado e valorizado quando recebe afirmações do tipo também.

Tempo de qualidade

Duas mulheres sentadas no sofá com uma xícara na mão, sorrindo uma para a outra

As pessoas que prezam tempo de qualidade nos relacionamentos são aquelas que sempre querem companhia para ir ao banco, ao mercado ou qualquer outro evento cotidiano do tipo. Quem tem essa linguagem do amor como manifestação de afeto considera essencial a dedicação de um tempo exclusivo, ainda que pequeno, com aqueles que mais ama e deseja ter por perto. Pessoas assim gostam também de ver televisão juntos, conversar bastante e sempre preferem encontros presenciais frequentes.

Presentes

Em suma, quem se identifica com essa linguagem do amor gosta muito de presentear e ser presenteado. Isso não tem nada a ver, porém, com apego material, porque os presentes que o indivíduo dessa demonstração de afeto geralmente valoriza não são artigos caros e luxuosos, mas sim matérias cheias de significado, como presentes artesanais, cartas ou flores.

Afinal, o que é o amor?

Essa linguagem do amor pode ser observada nas crianças, que comumente presenteiam familiares e pessoas queridas com os desenhos que fazem durante brincadeiras.

Atos de serviço

Quem tem atos de serviço como linguagem do amor é aquele tipo de pessoa que adora cozinhar para quem ama. Para esse alguém, um gesto fala muito mais que mil palavras, e pode ser, até mesmo, que essa pessoa não costume verbalizar palavras de afeto, porque demonstra esse sentimento em atitudes do cotidiano.

O sujeito dessa manifestação amorosa está sempre se oferecendo para fazer coisas para você, seja sobre serviços de casa ou até mesmo atividades do seu trabalho.

Toque físico

Sabe aquela pessoa que vive encostando em você, está sempre abraçada com alguém e gosta muito de cumprimentar os amigos calorosamente? Pois bem, a linguagem do amor desse alguém é, definitivamente, o toque físico. Para pessoas assim, o carinho físico, o toque, o beijo e gestos afins são de suma importância para demonstrar amor e se sentir amado.

A linguagem do amor de cada signo

Homem beijando uma mulher no rosto. A mulher usa um chapéu e ambos estão em um local público

Áries (de 21 de março a 20 de abril)

Linguagem do amor primária: palavras de afirmação.

Linguagem do amor secundária: toque físico.

Os arianos são frequentemente pessoas inseguras diante de relacionamentos românticos, e necessitam de palavras de afirmação em demasia para se sentirem confortáveis e amados em relação a outra pessoa. Além disso, são seres muito calorosos e gostam de agradar às pessoas que amam por meio de contatos físicos, seja em cafunés ou massagens.

Touro (de 21 de abril a 20 de maio)

Linguagem do amor primária: presentes.

Linguagem do amor secundária: toque físico.

Os nativos do signo de Touro sentem-se amados ao receberem presentes e objetos que tenham significados especiais para o casal, ou seja, coisas que representem alguma intimidade dos dois ou que falem sobre algum detalhe da personalidade do taurino. Em retribuição, as pessoas desse signo podem agir com demonstrações físicas de afeto.

Gêmeos (de 21 de maio a 20 de junho)

Linguagem do amor primária: palavras de afirmação.

Linguagem do amor secundária: atos de serviço.

Muito comunicativos, os geminianos atraem e são fortemente atraídos por palavras. É desse modo verbal que os nativos de Gêmeos buscam se conectar emocionalmente com quem estimam, e, além disso, sempre considerarão o diálogo como a base do relacionamento. Os geminianos também demonstram amor por meio de atos de serviço, sendo aquele tipo de pessoa que vai querer te fazer um café enquanto você está ocupado realizando alguma responsabilidade.

Câncer (de 21 de junho a 22 de julho)

Imagem de um homem e uma mulher cozinhando juntos na cozinha. Os dois estão sorrindo

Linguagem do amor primária: atos de serviço.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

Carentes e sensíveis, os cancerianos estão sempre dispostos a cuidar de quem estimam e necessitam de demonstrações mais práticas de amor, como atos de serviço. Acreditando que os sentimentos devem ser nutridos constantemente, os nativos do signo de Câncer primam por passar tempo de qualidade ao lado das pessoas queridas, mesmo que esse tempo seja apenas assistir a um filme.

Leão (de 23 de julho a 22 de agosto)

Linguagem do amor primária: toque físico.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

Leão é um signo intenso e que gosta de mimado. Por isso, valoriza momentos de intimidade e carinho físico, gostando de passar horas sem fazer nada, apenas trocando carícias com a pessoa amada. Isso também diz sobre o fato de os leoninos apreciarem o tempo de qualidade, porque estar ao lado do companheiro é um ato de suma preciosidade para eles.

Virgem (de 23 de agosto a 22 de setembro)

Linguagem do amor primária: atos de serviço.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

O virginiano é do tipo que considera que um gesto vale mais do que mil palavras. Pessoas desse signo são conquistadas pelo cuidado e afeto transmitidos em atitudes do dia a dia, e sentem que um vínculo é verdadeiro a partir de atos desse tipo. Como linguagem do amor secundária, eles têm o tempo de qualidade, porque apreciam muito a companhia do parceiro nos momentos do cotidiano.

Libra (de 23 de setembro a 22 de outubro)

Homem surpreendendo mulher com um presente

Linguagem do amor primária: presentes.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

O signo de Libra é um dos mais românticos do Zodíaco, e os nativos desse signo são aquele tipo de pessoa que adoram mimar o parceiro amoroso com presentes e surpresinhas diversas. Eles também estimam muito passar um tempo de qualidade com a pessoa amada, tendo gosto por realizar refeições juntos, cozinhar juntos e viver como um verdadeiro casal unido.

Escorpião (de 23 de outubro a 21 de novembro)

Linguagem do amor primária: toque físico.

Linguagem do amor secundária: presentes.

Os escorpianos são muito ligados à energia corporal e criam vínculos profundos por meio da intimidade física. É desse modo, então, que demonstram afeto e se sentem amados, sempre muito grudados com quem amam verdadeiramente. Além disso, eles também dão grande valor ao ato de dar e receber presentes, porque compreendem isso como algo de valor sentimental.

Sagitário (de 22 de novembro a 21 de dezembro)

Linguagem do amor primária: palavras de afirmação.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

O que mais aquece o coração de um sagitariano é ouvir, das pessoas de que gosta, afirmações positivas em relação a ele e à relação que mantêm. Além disso, por serem aventureiros natos, os nativos do signo de Sagitário prezam muito o tempo de qualidade, estimando uma boa companhia e procurando sempre colocar o parceiro nas atividades diversas que vão fazer.

Capricórnio (de 22 de dezembro a 20 de janeiro)

Casal se olhando e sorrindo um para o outro

Linguagem do amor primária: atos de serviço.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

Apesar de saber que as palavras são importantes para a relação, o nativo do signo de Capricórnio tem dificuldade em verbalizar demonstrações de afeto, então costuma demonstrar seu amor em atos de serviço e tempo de qualidade. Os capricornianos também não são do time do toque físico e, por vezes, podem parecer frios com seus parceiros por causa disso.

Aquário (de 21 de janeiro a 18 de fevereiro)

Linguagem do amor primária: palavras de afirmação.

Linguagem do amor secundária: atos de serviço.

Os aquarianos se conectam sentimentalmente com quem os estimula mentalmente com palavras importantes e diálogos que sejam significativos para a relação. Apesar disso, por serem muito autocentradas e obcecadas pela própria independência, algumas pessoas do signo de Aquário podem ter dificuldade para verbalizar seus sentimentos, e então hão de demonstrar amor por meio de atitudes no dia a dia, tomadas em nome de seus parceiros.

Peixes (de 19 de fevereiro a 20 de março)

Linguagem do amor primária: palavras de afirmação.

Linguagem do amor secundária: tempo de qualidade.

Os piscianos são pessoas muito carentes e precisam ouvir, a todo tempo, que são muito amados e valorizados dentro da relação. Por isso, necessitam de elogios e frases que confirmem que seu parceiro está íntegro no relacionamento e os estima como sempre. Além disso, passar um tempo de qualidade ao lado de pessoas queridas é também um caminho para o nativo de Peixes se sentir realmente amado. Em relação à vida romântica, os piscianos fazem parte de um dos signos do Zodíaco que mais sofrem por amor.

Como descobrir a linguagem do amor do seu cônjuge por meio do seu signo?

Imagem de um casal maduro. Os dois estão sorrindo e estão em um ambiente com árvores

Já que destrinchamos aqui todos os signos do Zodíaco, conferir o signo do seu parceiro romântico pode ser um bom caminho para descobrir qual é a linguagem do amor dele. Sabendo o que a Astrologia apontou para essa pessoa, você pode atentar-se e observar, no dia a dia, se as atitudes relacionadas com essa linguagem do amor realmente dizem respeito a seu cônjuge.

Por exemplo, vamos supor que seu parceiro é do signo de Touro, e você sabe que a linguagem do amor desse signo são as palavras de afirmação. Para confirmar se é realmente desse modo que seu amor demonstra afeto, observe, no cotidiano, se ele se expressa verbalmente nesse sentido em relação a você, e observe também como ele reage quando você faz afirmações do tipo.

Conheça 3 características que definem cada signo

Se você não obtiver sucesso, e a linguagem em questão não parecer adequada ao seu cônjuge, pode ser que ele seja um ponto fora da curva do Zodíaco e tenha um outro caminho de entender o amor. Nesse caso, vale você experimentar atitudes que falem sobre os outros modos de demonstração amorosa e descobrir, na prática, qual deles define o sentimento para seu companheiro.

Agora que você já sabe quais são as 5 linguagens do amor – e, mais do que isso, também desvendou qual é a de cada signo –, pode ter ainda mais sucesso nas suas relações afetivas (desde familiares até parceiros românticos). O importante é entender que cada pessoa é um universo completamente diferente e que cada um compreende o amor e se expressa à sua maneira.