por Alex Nielsen

Conheça os tipos de Tarot e saiba com qual se consultar

Olá amigos de Luz.

O Tarot já é utilizado há muitos séculos como uma ferramenta para se prever o futuro, entender melhor seus caminhos e compreender situações. Ele é utilizado, inclusive, em abordagens terapêuticas, auxiliando na resolução de conflitos internos e no desenvolvimento do autoconhecimento.

Sua origem ainda é desconhecida. Alguns acreditam que tenha vindo do Egito, já outros alegam que veio da Europa. Independentemente disso, o meu foco neste artigo é lhe apresentar alguns tipos de Tarot e suas características.

O Tarólogo e seu baralho

É importante deixar claro que cada tarólogo pode usar um ou mais tipos de Tarot em seus atendimentos, de acordo com sua familiaridade e conhecimento para decifrar as mensagens e orientar seus consulentes. Não existe uma linha de Tarot melhor que a outra, já que todos os tipos têm sua característica própria, tendo em comum a capacidade para desenvolver o autoconhecimento e transmitir ao consulente suas mensagens.

Os tipos de Tarot

Citarei os mais utilizados, do meu ponto de vista:

O Tarot de Marsella

Entre os diferentes tipos que existem, com certeza o baralho de Marselha é um dos mais usados. Não é o mais indicado quando se está começando a estudar o Tarot, devido à sua complexidade, mas é o mais popular no mundo.

Por meio do Tarot de Marselha é possível desvendar e compreender nosso inconsciente, além de ser uma ótima ferramenta para o autoconhecimento. Este baralho também é muito eficiente para mostrar a situação presente e os meios para lidar com ela, além de realizar projeções futuras de sua vida ou de situações específicas.

O Tarot Egípcio

O baralho Egípcio, além de ser uma ótima opção para encontrar respostas dentro de si mesmo, é um poderoso meio para quem busca orientações para as tomadas de decisões. Por meio de sua leitura também é possível prever situações futuras e obter respostas mais diretas e objetivas.

O Tarot de Crowley ou de Thoth

Por causa de suas ilustrações, este baralho é um dos mais elaborados e de interpretações complexas. As imagens são repletas de detalhes e, para maior compreensão, exige muito estudo e dedicação.

É muito utilizado para nos dar uma visão mais ampla das pessoas que nos cercam e para revelar mensagens ocultas em nossas vidas.

Tarot dos anjos

Composto por 72 cartas com ilustrações de anjos, este tarot pode nos orientar a enfrentar situações complicadas e melhorar nossos relacionamentos.

O tarot do anjos é uma ótima opção para saber por qual caminho seguir na resolução de um problema.

Tarot das Runas

Apesar de pouco difundido, este tipo de Tarot é composto por 25 cartas que, de forma ilustrativa, representa as 25 Runas do oráculo nórdico. É considerado um alfabeto mágico e também um antigo código de mensagens divinatórias.

É muito utilizado como uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e autoajuda, mostrando problemas que afligem os seres humanos nos planos astral, corporal e mental, além, é claro, de mostrar os meios cósmicos para enfrentá-los.

Existem diversos outros tipos de Tarot no mundo, cada um mais belo e fascinante do que outro. Devemos sempre respeitar cada tipo e sua origem, pois todos, de alguma forma, têm o propósito de nos servir com amor e sinceridade.

Espero que este artigo tenha conseguido esclarecer um pouco mais sobre este maravilhoso universo do Tarot. 

Alex Nielsen

+ artigos

Coach de Inteligência Emocional, Facilitador e Trainer em Constelação Familiar Sistêmica e Terapeuta Sistêmico. Comunicador da Rádio Mundial (95.7 FM) e autor da Editora Madras, com o livro Despertar Emocional.