Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Tarot de Marselha

O Tarot de Marselha é o tarot mais conhecido, justamente por ser o mais antigo, e por ter dado origem a todos os demais baralhos de cartas de tarot a partir do século 19. Nascido na Europa Medieval, em torno do século 11, acredita-se que esse baralho tenha sido criado na Itália, inspirado pelos desenhos dos vitrais góticos das antigas igrejas e aprimorado na França, após a dominação francesa na região do norte da Itália. 

Com desenhos simples, coloridos em cores primárias, os primeiros tarots foram estampados com técnicas de xilogravura em madeira e estêncil. Um de seus modelos mais famosos foi estampado em madeira por Claude Burdel, em 1751. 

O Tarot de Marselha recebe o nome da cidade portuária de Marseille, que fica no sul da França, onde se popularizou, pois foi suprimido na Itália por ser considerado um material “não sagrado”. Os jogos de cartas, comuns nas antigas culturas islâmicas, foram proibidos desde meados do século 14 na Europa por parte da Igreja. E somente após o seu desenvolvimento na França a arte do tarot se tornou algo associado aos ciganos e às bruxas. 

Bem como os demais tipos de tarot, o Tarot de Marselha é dividido em 78 arcanos: 22 maiores e 56 menores, ilustrados com imagens enigmáticas que respondem perguntas objetivas quando unidos em uma leitura aprofundada. Os arcanos maiores são chamados de trunfos ou figuras principais e os menores são como os baralhos atuais. Os naipes do Tarot de Marselha são: Paus (Bâtons), Espadas (Épées), Copas (Coupes) e Ouros ou Moedas (Deniers), e, assim como em outros baralhos, vão de Ás a 10, além do Valete, Rei, Dama ou Rainha e Cavalo ou Cavaleiro. 

O jogo do Tarot de Marselha não é complicado, porém envolve bastante intuição e discernimento energético da parte de quem faz a leitura para interpretação dos enigmas das cartas. A combinação dos arcanos maiores ou menores permite uma leitura mais aprofundada, porém é possível realizar leituras mais simples, utilizando apenas os arcanos maiores. Além disso, é essencial que as perguntas feitas ao jogo sejam objetivas e claras. Para quem inicia os estudos nessa arte, recomenda-se começar buscando respostas simples para o presente e, à medida que for desenvolvendo intuição e conexão com as cartas, se permitir explorar passado, futuro e estudar os demais arcanos. 

No Brasil, a primeira edição do Tarot de Marselha foi lançada apenas em 1974, sendo reeditada e reformulada várias vezes desde então para uma melhor interpretação. Atualmente, existe uma grande variedade e combinação de tipos de leituras possíveis dentre os mais diversos baralhos de tarot.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.