Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Definição das ciências sobre o que são os sonhos

O que são os sonhos?

Não é novidade que todo mundo sonha. Alguns têm uns sonhos mais loucos, outros são mais tranquilos, mas a verdade é que não existe sensação mais gostosa do que acordar e ter um sonho engraçado para comentar. Mas, afinal, o que são os sonhos? Descubra agora 7 teorias sobre isso!

Sonhos são uma previsão do futuro

Muitas culturas e muitos místicos afirmam que sonhar é uma forma de prever o futuro. E, segundo Kelly Bulkeley, autor de “Big Dreams: The science of dreamingthe origins of religion”, nós pensamos o dia todo sobre o que devemos fazer para nos prepararmos para o futuro, e isso também acontece enquanto dormimos. Agora, de acordo com a psicologia evolutiva, da mesma forma que estamos cientes de que o mundo está repleto de ameaças em potencial, é papel do nosso cérebro fazer com que nós visualizemos essas possibilidades durante o sono, a fim de ficarmos atentos a esses perigos na vida real — lembrando do sonho ou não.

Sonhos te dizem o que fazer

O próprio Descartes tinha uma série de visões durante seus sonhos, uma delas foi perceber que os problemas espaciais poderiam se tornar algébricos, o que tornou o mundo natural subscrito por leis matemáticas. Muitos escritores escrevem seus livros inspirados em seus sonhos, muitas pessoas têm novas ideais para os mais diversos tipos de apresentação enquanto dormem. Enfim, o mundo dos sonhos é um verdadeiro paraíso de possíveis escolhas.

Sonhos são mensagens do seu inconsciente

Essa teoria começou com Freud ao dizer que o propósito dos sonhos era externalizar nossos desejos reprimidos, e que você poderia entender melhor seus significados a partir de associações particulares. Já Carl Jung defende que os sonhos são um meio para que você compreenda fatos sobre si através de uma experiência universal, porém pessoal. E de fato é incrível como os sonhos são bem explorados e trazem tantos significados em sessões de terapia, principalmente em sessões de psicanálise.

Sonhos são dados

E nisso estamos nos referindo às pessoas! Não é novidade que nós sempre sonhamos com rostos que já vimos ao menos uma vez na vida, ainda que não nos lembremos de quem essa pessoa era ou que juremos que nunca a vimos antes. Bulkeley, autor de “Big Dreams: The science of dreamingthe origins of religion”, defende que nós costumamos sonhar com pessoas que nos sentimos próximos. Ele diz que os sonhos são um reflexo de como nos sentimos sobre as nossas relações.

Sonhos são recordações de vidas passadas 

Muitas vezes sonhamos com pessoas aparentemente desconhecidas, em culturas diferentes e lugares que juramos nunca ter visto antes. Muitas pessoas acreditam que os sonhos são um reflexo ou recordações de vidas passadas e que, se estamos sonhando com isso, é porque deveríamos nos lembrar de alguma lição ou momento vivido.

Sonhos são uma forma de nos conectarmos com o mundo espiritual

Muitas pessoas relatam receber mensagens espirituais através dos sonhos. Há pessoas que têm uma espiritualidade mais desenvolvida e que recebem mensagens de seus guardiões ou espíritos protetores. Provavelmente a situação mais vivenciada pela maioria das pessoas é aquela em que sonhamos com alguém querido já falecido. A sensação é como se essa pessoa viesse nos passar uma mensagem através dos nossos sonhos, já que ela não pode mais caminhar pela Terra.

Sonhos são memórias

Há anos estão sendo feitos estudos que avaliam o quanto o sono promove a boa memória, especialmente a de longo prazo. Agora os cientistas estão descobrindo que as imagens produzidas nos sonhos são um subproduto do processo de criação da memória. Assim como no aprendizado, você com certeza já percebeu que é mais fácil se lembrar da matéria quando você já sonhou com ela — o que normalmente acontece após um longo (ou eficaz) tempo de estudo.

Nós não duvidamos que os sonhos sejam um pouco de tudo isso! Seja de um ponto de vista mais espiritual, científico ou pessoal, os sonhos refletem sempre uma forma de aprimoramento! Por isso, durma e sonhe o quanto quiser! 


Artigo publicado por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual. 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.