por Equipe Horóscopo Virtual

Como interpretar sonhos e pesadelos

O mundo dos sonhos é algo fascinante e que desperta a curiosidade de todos. Quem nunca ficou curioso para entender o porquê de ter sonhado com algo ou com alguém em específico? Diversas teorias já tentaram explicar o que são os sonhos e como entendê-los. Desde a psicologia até os estudos esotéricos, cada um tem o seu palpite. O que não podemos cair é no erro de achar que existe um manual que explique o significado de cada sonho ou pesadelo que você tenha. A interpretação não é algo que possa ser consultado em um guia e vou te explicar porquê.

Quando sonhamos, a parte de nossa mente responsável por captar e interpretar o mundo concreto, o mundo físico, está desligada. A partir do momento que dormimos, a parte da mente que fica ativa é a parte responsável pelo pensamento abstrato, que lida com símbolos.

Todas as informações que captamos durante o dia vão se acumulando em nossa mente inconsciente. E, de acordo com os problemas que estamos passando ou os desafios que precisamos superar no dia a dia, a mente inconsciente vai juntando essas informações para transformá-las em uma resposta, em algo que você possa compreender e que possa colocar em prática para ajudar nesses problemas. Porém, a mente inconsciente costuma mandar essa resposta, esse conselho, para nós durante o sono, quando a mente abstrata está no comando. Dessa forma, você vai receber essa informação a partir de símbolos.

E por que não podemos usar esses guias de revistas e internet para interpretar esses símbolos? Porque a sua mente cria esses símbolos a partir das informações que você absorveu durante a sua existência. Dessa forma, cada pessoa absorveu informações diferentes durante a vida. Para ficar mais fácil de entender, vamos citar um exemplo:

Certa noite, você sonha com uma cobra entrando em sua casa. Se pegar algum guia de interpretação de sonhos ele pode te dizer que tem a ver com traição, perigo ou algo do tipo, mas não funciona bem assim. Depende da sua relação com cobras para entender melhor o significado.

Se esse mesmo sonho acontecer para um veterinário que estuda cobras, não faz sentido ser um indício de traição para ele. Se esse sonho acontecer para alguém que já foi picado por uma cobra, pode simbolizar perigo. Se esse sonho acontecer para alguém que tem uma cobra de estimação, a interpretação pode levar para o significado de carinho e estima. Entende porque não podemos interpretar os sonhos como algo que é igual para todos?

Ou seja, cada pessoa possui os seus próprios símbolos e a única forma de interpretar sonhos e pesadelos é conhecendo os seus símbolos pessoais. E isso só é possível com um trabalho de autoconhecimento. Se você quer se aprofundar nesse assunto, procure uma forma de praticar o autoconhecimento e, aos poucos, interpretar os seus sonhos será algo muito mais fácil e natural.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.