Os 10 sonhos mais comuns e seus significados

Você já pensou sobre acontecem os sonhos? Para muitos povos da Antiguidade, os sonhos eram considerados mensagens premonitórias. Para a ciência moderna, os sonhos são apenas manifestações fisiológicas do corpo enquanto este está descansando. Já para a psicologia, cada sonho possui um significado específico e estritamente associado aos sentimentos de cada indivíduo.

Por exemplo, para Freud, o pai da psicanálise, os sonhos teriam três origens diferentes: os estímulos sensoriais, que seriam as influências da própria noite de sono; os restos diurnos, que são aqueles sonhos em que aparecem várias cenas vivenciadas naquele dia; e os conteúdos inconscientes reprimidos, que são os nossos pensamentos, sentimentos e desejos que ficam armazenados em algum lugar do nosso inconsciente.

O que você encontrará:

Em média, uma pessoa sonha de quatro a cinco vezes por noite, ainda que nem sempre consiga se lembrar deles ao acordar. O sonho possui importância fundamental na manutenção da saúde e do equilíbrio mental, pois é nessa hora que o cérebro processa os vários acontecimentos que aconteceram ao longo do dia.

Os sonhos podem se tornar reais? Clique e descubra mais sobre onirologia

Alguns sonhos são bem recorrentes e podem acontecer repetidas vezes ao longo da vida de cada um de nós. Isso acontece porque estão associados diretamente com sensações e emoções cotidianas. Ainda que as interpretações possam ser amplas, é possível entender melhor o que cada um deles significa por meio dos significados dos dez tipos de sonhos mais comuns.

Sonhar que está voando

Normalmente, sonhar que está voando pode ser interpretado como um bom presságio e está relacionado a sentimentos positivos, como sucesso e felicidade.

Mulher pulando no ar

Esse sonho simboliza a concretização de metas e sonhos, pois voar está relacionado a se arriscar por coisas novas e aproveitar as oportunidades que possam surgir.

Se você sonhar que está voando alto, em cima das nuvens, essa é a melhor hora para "se jogar"! Deixe a insegurança de lado, acredite mais em si mesmo, que tudo fluirá da melhor maneira.

Sonhar que está perdendo os dentes

Segundo o senso comum, sonhar que está perdendo os dentes estaria relacionado à morte ou a doenças na família.

Diferentemente, porém, do que muitos acreditam, a interpretação desse sonho vai além. Os dentes estão diretamente ligados à saúde e à autoestima; portanto, sonhar que os seus dentes estão moles, quebrados ou caindo indica que o sonhador está com medo de passar por um período turbulento na vida, por isso sua autoconfiança encontra-se abalada.

Homem sorrindo sem os dentes da frente

Após acordar aliviado e perceber que o sonho não foi real, fique atento aos pensamentos negativos que têm rondado a sua cabeça. O medo constante de que algo ruim aconteça a você, como o rompimento de um relacionamento ou problemas financeiros, por exemplo, pode estar acabando com a sua disposição e com o seu entusiasmo.

Sonhar que está caindo

Um dos sonhos mais comuns é o de sonhar que está caindo. Não é incomum, inclusive, despertar assustado com a estranha sensação de que seu corpo está realmente em queda livre. Comum de acontecer no início do sono, esse sonho acontece geralmente com quem está bastante estressado e, assim, o corpo se mantém "em alerta" mesmo na hora de dormir.

Homem caindo no vácuo

Se você teve um desses sonhos, aproveite para cuidar melhor do seu bem-estar físico e emocional. Essa pode ser uma bandeira amarela do seu subconsciente, alertando-o de que precisa desacelerar um pouco e resolver possíveis conflitos profissionais ou pessoais.

Sonhar que está nu

Aparecer sem roupas, desprevenidamente, no meio de uma multidão não é um sonho muito agradável, não é mesmo? Esse sonho geralmente representa vulnerabilidade e ansiedade, mas pode ser entendido de diversas maneiras, de acordo com a reação do sonhador.

Mulher nua se cobrindo com uma cartolina em branco

Esse é um sonho muito comum a pessoas que estão vivenciando alguma novidade, seja um novo trabalho, seja preparando-se para alguma apresentação em público. A questão é que estão sentindo-se um pouco inseguras. Entretanto, se no sonho não há nenhum tipo de constrangimento, indica o oposto. Nesse caso, o sonhador se sente bastante confiante e não tem se preocupado mais com a opinião alheia.

Sonhar com algo relacionado à morte

Sonhar que está morrendo ou que alguém próximo a você morreu não é necessariamente um mau presságio. A interpretação mais comum para esse tipo de sonho é que você apenas deseja que algo que não está fazendo-lhe muito bem encerre em sua vida, seja no âmbito pessoal, seja no profissional.

Estátua segurando uma rosa

A morte nos sonhos indica transformação e encerramentos de ciclos nem sempre são ruins, já que também podem servir de motivação para aceitar coisas novas em sua vida e se livrar daquilo que o impede de crescer.

Sonhar que voltou à escola

Não é incomum sonharmos com o ambiente escolar, mesmo quando já se passaram vários anos da conclusão dos estudos. Os sonhos acerca dessa temática variam. Às vezes, estamos atrasados para a aula ou, em outro momento, realizando uma prova muito difícil.

Menina sentada em uma poltrona enquanto lê um livro

São diversos os medos e as inseguranças que fazem parte dessa fase da nossa vida. As cobranças dessa época podem reverberar na vida adulta, principalmente em indivíduos que são muito perfeccionistas e autocríticos.

Veja as verdades e mentiras que nunca lhe contaram sobre os sonhos

Se durante o sonho ocorrerem situações estressantes ou constrangedoras, isso indica um receio de reviver determinadas situações do passado. Ademais, pode significar que você pode estar se sentindo um tanto pressionado em seu trabalho atual ou vida pessoal.

Sonhar com traição

Sonhar que está sendo traído não é necessariamente um aviso de algo que aconteceu ou está para acontecer. Por isso, antes de sair acusando seu(sua) parceiro(a) de traição, reflita sobre as sensações que esse sonho despertou em você. Medo? Angústia? Insegurança? Talvez esse seja um sinal de que você deva trabalhar alguns aspectos interiores relacionados à autoestima.

Mulher triste enquanto está sendo traída

Esse sonho também pode acontecer quando você sente que a sua companhia não está investindo tanto tempo ou agindo com muito cuidado no relacionamento de vocês como fora em outros tempos. Essas inseguranças acerca do relacionamento amoroso devem ser conversadas entre o casal e, caso não haja um acordo, ambos devem pensar se ainda vale a pena continuarem juntos.

Sonhar com um amigo

Sonhar com algum amigo pode ter várias interpretações dependendo do contexto. Se você encontrou no sonho um amigo que não vê há muito tempo, talvez essa seja a hora de você socializar mais e sair em busca de novas amizades.

Quatro pessoas se abraçando

Esse sonho pode representar também a busca de algum aspecto em sua própria personalidade relacionada a esse amigo que você sonhou. Agora, ao sonhar com vários amigos juntos, cada um deles representaria um dos aspectos de sua personalidade que você tem negado.

Portanto, coloque o seu lado mais comunicativo para fora! Lembre-se de que estar rodeado de pessoas que você possa confiar é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e emocional.

Sonhar que está perdido

Esse tipo de sonho pode ser bastante angustiante, principalmente se você se vê perdido em um local perigoso ou amedrontador. Sonhar que está perambulando sem rumo pode significar que você se sente perdido, sem um objetivo claro de vida.

Uma mão segurando uma bússula

Isso, porém, não deve ser entendido como algo negativo, pois, se esse sentimento está no seu subconsciente, quer dizer que há um desejo de procurar um propósito maior. Não adie mais qualquer um de seus planos. Essa é, definitivamente, a hora de agir!

Sonhar que está sendo perseguido

Sonhos que envolvem perseguição geralmente provocam emoções, como medo, angústia ou desespero. Afinal, ser perseguido por um desconhecido não é algo que parece muito positivo. E, realmente, sonhar que está sendo perseguido pode estar ligado a medos e as inquietações diárias.

Mulher sendo perseguida

Não que necessariamente o sonhador esteja com medo da perseguição em si, mas esse tipo de sonho se origina de preocupação excessiva com amigos, família ou trabalho. Pode servir, inclusive, de alerta para novidades que estão por vir, sejam elas boas ou ruins.

Por outro lado, mesmo soando como um pesadelo, esse tipo de sonho pode incentivar quem sonha a ser alguém mais confiante e decidido, pois, uma vez preparado, a pessoa estará pronta para encarar os desafios da vida

Os sonhos dizem muito sobre nossos desejos, sentimentos e emoções. Eles representam aqueles pensamentos mais profundos e, muitas vezes, têm o poder de esclarecer algumas de nossas dúvidas.

A premonição por meio dos sonhos é possível? Saiba aqui

Ou seja, conseguir interpretar os sonhos é uma maneira superinteressante de resolver dilemas pessoais, dar mais atenção a um aspecto específico da vida ou se tranquilizar perante a algum contratempo.

Entretanto, os significados dos sonhos funcionam apenas como um ponto de partida para o seu entendimento, já que é importante analisar os diferentes contextos dos sonhos e as sensações que eles provocaram, interpretando-os de acordo com cada realidade. Sendo assim, atente-se aos detalhes e aproveite esse poderoso instrumento de autoconhecimento!