Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Paranormalidade: o que é?

Objetos que se movem sem ninguém tocá-los, premonições do futuro, leitura de mentes e comunicação à distância apenas com a mente, são alguns dos fenômenos considerados “paranormais”. Paranormalidade é um termo utilizado mais popularmente para definir acontecimentos que não são naturais e que não existe explicação científica por trás dele. Essas paranormalidades já serviram para inspirar muitos filmes, livros e histórias em quadrinho. Mas será que pessoas paranormais realmente existem?

Depende de quem você perguntar. Se for para um esotérico, a paranormalidade na verdade são fenômenos naturais e reais que algumas pessoas têm e que outras podem desenvolver. Para os cientistas a resposta tende a ser que isso não existe. Pelo menos para a maioria dos cientistas. Alguns deles parecem se interessar um pouco mais por esses fenômenos.

Dentro da psicologia, existe um ramo de estudo chamado parapsicologia. Os parapsicólogos estudam esses fenômenos chamados de paranormais. Eles dividem eles em três tipos:

Percepção extrassensorial 

É quando acontece a transmissão de informação sem o uso de nenhum meio físico e nenhum dos cinco sentidos do ser humano. Podemos citar pelo menos três: a premonição, que acontece quando, sem nenhuma explicação ou motivo, pessoas sabem o que vai acontecer no futuro e o que elas previram realmente acontece. O segundo tipo de percepção extrassensorial é a telepatia, que é o ato de comunicar algo apenas com a mente, de uma pessoa para a outra. E também podemos citar a clarividência, que é quando uma pessoa percebe algo sem o uso dos cinco sentidos e sem a participação de nenhuma outra pessoa.

Telecinese 

Esse é um fenômeno paranormal muito conhecido nos filmes de terror e suspense. É quando uma pessoa consegue mover um objeto apenas com o poder da mente. Para a parapsicologia, o fenômeno de cura com as mãos também faz parte disso.

Consciência além do corpo 

Esse é uma paranormalidade que, para muitos religiosos e esotéricos, não tem nada de paranormal, mas sim é algo natural e aceito. Esse terceiro fenômeno é estudado pelos parapsicólogos para descobrir se a consciência existe além do corpo físico. Experiências de quase morte são bastante estudadas por eles para esse propósito.

Apesar de já existir um ramo da ciência que se dedique à paranormalidade, ainda estamos longe de termos a comprovação científica de que tudo isso é realidade. Enquanto isso podemos nos divertir e nos entretermos com as histórias intrigantes de efeitos paranormais que aparecem no cinema e na TV. Porém, para quem se interessa bastante pelo assunto e quer descobrir por si mesmo se isso existe ou não, existem diversos grupos esotéricos que estudam esses fenômenos, mas utilizando outros termos e fazendo experimentos diversos, como projeções astrais, o desenvolvimento de mediunidade, entre outros. O importante é despertar a curiosidade e quem sabe um dia você poderá presenciar um desses fenômenos paranormais pessoalmente. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.