No Brasil, observar as estrelas e os planetas ainda é uma prática restrita apenas a clubes de astronomia amadores e à programação de alguns observatórios espalhados pelo país. Mas, se você ama astronomia e está disposto a fazer viagens inesquecíveis, alguns lugares são perfeitos para colocar em sua lista.
Que tal fazer as suas malas e embarcar nessa aventura?
Mauna Kea
Se o seu objetivo é observar as mais lindas estrelas do mundo, esse é o seu destino principal. Localizado a 13.796 pés acima do nível do mar e no isolado Oceano Pacífico, os observatórios de Mauna Kea, em Hawaii’s Big Island, são pontos excelentes para os amantes da astronomia.
Very Large Array
Localizado a 50 Km do oeste de Socorro, no Novo México, o radiotelescópio “Very Large Array” é o local perfeito para quem quer viver momentos de nostalgia, pois o local foi documentado no Filme Contato, de 1997.
Royal Observatory
O observatório “Royal Observatory”, do Reino Unido, é simplesmente o escritório central de pesquisas do Meridiano de Greenwich. O local desempenhou um grande papel na história da astronomia.
Kitt Peak National Observatory
Aqui você terá as melhores condições para observar as estrelas nos Estados Unidos. Localizado no sudoeste americano, o “Kitt Peak National Observatory” tem uma incrível coleção de telescópios. Vale a pena visitar.
Dicas para ver as estrelas
-
Equipamentos: para uma observação amadora, um binóculo é o suficiente.
-
Aplicativos: programas para celular como o Sky Map ou Stellarium ajudam na localização e identificação de astros.
-
Fotografias: é recomendado o uso de câmeras profissionais ou semiprofissionais, com lentes grandes-angulares. Utilize o foco no manual e abaixe o ISO.
-
Adaptação: lembre-se de que, no escuro, o olho demora a se acostumar com pontos de luz.
Confira também: