Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Saturno em Capricórnio

Tímido, introspectivo e mais fechadinho em si mesmo… Se você conhece alguma coisa de Astrologia, sabe que essas são algumas características geralmente atribuídas ao capricorniano. Mas quem conhece um nativo de Capricórnio sabe que essa é só fronteira que precisa ser cruzada, porque o capricorniano costuma ser um amigo leal e confiável. Esses são alguns traços da personalidade das pessoas que nasceram entre 22 de dezembro e 20 de janeiro e que, por isso, têm Capricórnio, do elemento Terra e regido por Saturno, como signo solar, o que significa que o Sol estava nesse signo quando essas pessoas vieram ao mundo.

Quem já viu seu mapa astral, contudo, sabe que a Astrologia nos diz muito mais do que apenas o nosso signo solar. A posição dos planetas influencia diretamente a nossa personalidade, porque cada um deles age em um setor específico das nossas vidas, então o signo solar define nossa essência, mas as posições dos planetas faz algo como colocar uma lupa sobre as diferentes áreas de nossas personalidades, ajudando-nos a entendê-las e a nos conhecermos. Se o seu mapa astral deu como resultado que você tem Saturno em Capricórnio, entenda agora o que isso significa!

O que significa Saturno em Capricórnio no Mapa Astral?

Ilustração dos signos com constelações ao redor

Para entender o que significa ter Saturno no signo de Capricórnio, você precisa, antes de mais nada, entender o que a posição de Saturno diz sobre nós, porque cada astro ou cada planeta, como explicado, influencia traços específicos da nossa personalidade e da nossa vida. A posição de Saturno indica, sobretudo, o modo como lidamos com aquilo que estrutura a nossa vida, isto é, que define as bases de quem seremos e de como veremos e lidaremos com o mundo e com a vida.

Saiba tudo sobre o perfil do signo de Capricórnio

Esse planeta é, consequentemente, um definidor de tudo aquilo que nos faz sentir medo de ter os alicerces abalados e de como reagimos após essas bases serem “bagunçadas” pelos próprios acontecimentos que a vida coloca em nossos caminhos ao longo de nossa existência. É, enfim, um definidor da estrutura e de como ela pode ser abalada, bem como do modo como reagimos após esses abalos.

Saturno em Capricórnio no Mapa Astral

Ilustração do planeta Saturno

Afinal, o que significa ter Saturno no signo de Capricórnio no Mapa Astral? Significa, em resumo, que, no dia do seu nascimento, Saturno estava situado no signo de Capricórnio e que, portanto, o modo como você lida com as estruturas da sua vida e o que pode afetar esses alicerces é influenciado por esse signo regido pelo próprio planeta Saturno.

Conheça o poder que Saturno emana para os signos do Zodíaco

Saturno em Capricórnio: características

Homem encostado na parede olhando para frente pensativo

Esta é uma boa posição planetária, porque Capricórnio está em domicílio, já que esse signo é regido por Saturno.

Provavelmente, a principal característica dessa pessoa é a necessidade de criar estruturas para que sinta que está vivendo uma vida minimamente organizada. O problema é que essa pessoa vai criando estrutura em cima de estrutura, então se essas estruturas não forem suficientemente sólidas, é provável que um edifício todinho desabe de uma hora para outra, causando ainda mais caos.

Como tem essa necessidade de estruturar tudo, essa pessoa se cobra demais e costuma ser bastante autocrítica. Há quem tenha medo de ser julgado pela sociedade ou pelas pessoas que ama. Essa pessoa, por sua vez, tem medo mesmo é de ser julgada por si mesma, ao perceber que não tem sido quem acredita que deva ser ou que não tem vivido da maneira que acredita que deva viver.

Entenda qual é o significado de Saturno no seu Mapa Astral

Essa inflexibilidade pode fazer com que essa pessoa se trate de maneira muito dura e muito áspera. Se é ruim tratar os outros com rudeza e aspereza, imagine tratar assim a pessoa mais importante da sua vida, que é você. Isso pode ser muito ruim principalmente nos primeiros anos da vida dessa pessoa. A experiência vem com o passar dos anos e, pouco a pouco, vai ensinando a pegar mais leve consigo mesmo.

O lado mais positivo desse posicionamento é que essa pessoa é bastante responsável. Ela é capaz de assumir grandes compromissos e de honrar todos eles de maneira honesta e altiva, recorrendo a ajuda externa unicamente se não houver mesmo outra maneira de fazer o que precisa ser feito. Isso dá a essa pessoa a aura de elegância de uma pessoa respeitada e determinada, que está sempre com um caminho traçado e dando passos firmes nesse caminho.

Como lado negativo dessa mesma característica, tanta responsabilidade pode ser vista por muitos como inflexibilidade, então essa pessoa pode acabar passando uma imagem de alguém que é certinho demais, de pessoa que não desvia de seu caminho por nada neste mundo. O importante, no fim das contas, é estar contente com a imagem que você tem de si mesmo, sem se importar com o que os outros pensam de você. Se ser mais “certinho” lhe faz bem, isso é o que importa.

Saturno em Capricórnio: amor

Casal de mãos dadas segurando café ao lado de um vaso

Solidez é essencial para essa pessoa, então não combina com ela aquele tipo de relacionamento mais de curtição, já que ela está sempre tentando ter tudo estruturado, a não ser, é claro, que se permita um intervalo para curtir sem muita responsabilidade. A tendência é que essa pessoa seja uma ótima companhia para quem pensa mais ou menos como ela, porque é bastante responsável, então não vai sair fazendo besteira por aí, e se cobra bastante, portanto vai tentar sempre ser o melhor parceiro possível para a pessoa que ama. O problema é que desentendimentos são normais em relacionamentos, o que vai fazer com que essa pessoa esteja sempre carregando culpas e mágoas de si mesma caso cause um desses desentendimentos ou machuque a pessoa que ama.

 Saturno em Capricórnio na vida profissional

Mulher no computador digitando

Como já explicado anteriormente, essa pessoa sente uma necessidade muito grande de construir e de manter estruturas bem sólidas, então, ainda que isso não afete diretamente a vida profissional, obviamente acaba “respingando” nela. Essa pessoa, portanto, tende a gostar da ideia de construir uma carreira e de buscar crescer nessa carreira, pois isso dá a ela a sensação de uma estrutura bem planejada e bem executada. Por tender a ser inflexível, por causa de todas essas estruturas, “deslizes” na vida profissional, como crises existenciais a respeito do trabalho e demissões, podem desestruturar bastante essa pessoa e deixá-la perdida.

Descubra qual é o tipo de energia que o seu signo libera

Os desafios de Saturno em Capricórnio

Mulher colando em uma parede post its um ao lado do outro

O primeiro grande desafio dessa pessoa é duplo: aceitar que a necessidade de criar estruturas sólidas é uma parte importante de sua personalidade, mas também entender que a vida não permite que saibamos se é sólido ou não o terreno onde estamos pisando, então tropeços e momentos em que percebemos que aquelas certezas que acreditávamos ter por tanto tempo já não são tão certas assim são comuns na vida de qualquer um. O segundo desafio é ser menos inflexível, porque se adaptar é uma característica necessária a todos os seres humanos que queiram viver uma vida plena e feliz, já que, como detalhado no primeiro desafio, a vida pode mudar com uma rapidez mais do que impressionante.

 
 
 

Confira também:

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.